O termo “zona de conforto” refere-se a um estado psíquico de comodismo no qual o indivíduo pode se encontrar. Dessa forma, é um grande empecilho para a evolução pessoal e desbravamento do autoconhecimento.

A grande questão é: “Se a zona é de conforto, por que devemos sair dela?”. Olhando parcialmente para o questionamento, não parece ser algo prejudicial. Viver no que é familiar traz conforto e segurança mas, até que ponto isso é saudável?

Nosso funcionamento psíquico diz muito sobre nós

Nem tudo que é familiar e confortável é saudável. A zona de conforto pode significar o estagnamento em situações que não fazem bem para a nossa saúde emocional. Logo, para entender mais sobre isso, usemos como exemplo uma pessoa que cresceu em um lar de brigas e desavenças.

Um adulto que, quando criança presenciava cenas de discussões dos pais têm a possibilidade de crescer tendo como exemplo de amor o que ele vivenciava desde novo.

Contudo, estar no meio dos desentendimentos e ainda, ter uma relação conturbada desde pequeno com seus genitores traz a absorção desses sentimentos no funcionamento psíquico.

Sendo assim, esse indivíduo ao longo de sua vida tem a tendência de, em seus relacionamentos afetivos, procurar pela repetição da mesma situação vivenciada desde criança, pois lhe é familiar. 

A zona de conforto também pode ser dolorosa

Quando falamos de zona de conforto, imaginamos algo que nos é benéfico. Entretanto, nem toda zona de conforto é confortável. Assim como o exemplo citado no tópico anterior, muitas pessoas possuem dificuldades de ter relacionamentos saudáveis e procuram sempre por algo que lhes dê a adrenalina de algo conturbado.

Este fato acontece pois o que nos é familiar é mais cômodo. Vivendo sempre o velho já sabemos como lidar caso qualquer coisa saia do esperado, afinal, vivemos essa situação desde sempre. 

Viver o novo exige vitalidade e nem sempre estamos aptos para isso. Dessa maneira, procuramos por aquilo que já entendemos. Apesar de diversas situações serem cômodas para nós, elas nem sempre nos fazem bem. Precisamos romper com o ciclo vicioso do que nos é familiar para estar saudável emocionalmente.

O que acontece quando saímos da zona de conforto?

Quando saímos da zona de conforto nos deparamos com um mundo cheio de possibilidades. Sentimentos novos surgem, situações novas aparecem e o que é novidade se instala em nossa vida. Por isso, às vezes parece muito assustador.

No entanto, procurar sair do comodismo é um ato corajoso e necessário. Se dar a chance de viver momentos novos, se sentir bem e estar presente em novos enredos é necessário para ter estabilidade emocional e bem-estar mental.

É comum que, ao sair da zona de conforto haja medo, insegurança e desejo de permanecer no mesmo lugar psicologicamente. Logo, antes de tomar a iniciativa, precisamos nos certificar de que temos mecanismos psíquicos para enfrentar os obstáculos que aparecerão.

Como sair da zona de conforto?

O primeiro passo para sair da zona de conforto é entender o que te levou até ela. Só é possível se desvencilhar dos padrões se conhecermos as causas dele. Nesses casos, a terapia é extremamente fundamental.

A partir das sessões de terapia é possível adquirir o autoconhecimento, elemento importante para a descoberta de quem somos. Com ele, é possível aprender o porquê agimos como agimos e o porquê temos certos comportamentos perante a situações específicas.

Diante disso, o manejo clínico gira em torno da história de cada um, de forma subjetiva. No entanto, o psicólogo terá o papel de entender os mecanismos psíquicos do indivíduo e fazer com que ele perceba por conta própria o que lhe causa prejuízo.

Por que devemos procurar ajuda psicológica?

Procurar ajuda psicológica é essencial para vencer o comodismo psíquico. Desse modo, se queremos evoluir é necessário quebrarmos nossos padrões de comportamento que nos fazem estagnar e ter medo do novo.

Se você deseja sair da zona de conforto e sente que o familiar não é o ideal para você, a terapia online pode ser uma boa opção. Aqui na Telavita você tem acesso a um catálogo de psicólogos a disposição!

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.