Inspirada num barão alemão e apresentada no livro e série Sharp Objects, a Síndrome de Münchhausen é muito mais do que uma obsessão.

O rapper americano Eminem carrega um Grammy Award de Melhor Álbum de Rap em sua carreira e grandes traumas na sua vida pessoal.  Na música Cleanin’ Out My Closet, ele conta como foi ter sido criado por uma mãe diagnosticada com Síndrome de Münchhausen.

“Mas tente se colocar no meu lugar, tente imaginar essa visão| Presencie a sua mãe mandando ver nos comprimidos na cozinha | Xingando, falando que alguém sempre mexe na sua bolsa e tem coisa faltando | Passando pelo sistema público de habitação, vítima da Síndrome de Münchhausen | A vida toda me fizeram acreditar que estava doente quando tinha nada |Até que eu cresci, agora eu estourei, te deixo com dor de estômago, não deixo?”

?

O que é Síndrome de Münchhausen? 

No trecho da música “A vida toda me fizeram acreditar que estava doente quando tinha nada”, Eminem explica, em poucas palavras, a Síndrome de Münchhausen. A doença se trata de um transtorno factício, ou seja, o indivíduo passa a “fingir, ter ou produzir em si mesmo, ou em outros, sintomas físicos ou psicológicos sem um motivo claro. “, explica o Manual MSD.

Nesse transtorno mental, a pessoa age como se estivesse doente, seja fisicamente ou mentalmente, e pode chegar a praticar automutilação para simular o quadro do modo mais severo que puder, e o faz de forma consciente e voluntária. 

Uma das grandes motivações é o prazer da mentira e a satisfação da atenção recebida. A pessoa é vista como lutadora, sobrevivente e guerreira, pois enfrenta todas essas situações ruins – e que ela mesma cometeu contra si. Essa maneira de obter consolo e admiração é promovida pelo poder que a mentira inflige, e os pacientes de Münchhausen são seduzidos por ele.

A inspiração do nome

O alemão Karl Friedrich Hieronymus von Münchhausen(1720-1797), mais conhecido como barão de Münchhausen, foi um oficial de cavalaria do Exército russo que partiu para a guerra enfrentar os turcos. Ao retornar, o barão não exitou em disparar toda a sorte de histórias fantasiosas e exageradas sobre os seus feitos na guerra — as histórias incluíam até uma viagem para a Lua, para se ter uma ideia. 

Fascinado pelo conteúdo de suas histórias, o escritor alemão Rudolf E. Raspe as reuniu em um livro chamado As Aventuras do Barão Münchhausen, o qual publicou no ano de 1785. Anos mais tarde, já em 1951, o endocrinologista britânico Richard Asher ficou intrigado com uma síndrome em que os pacientes também imaginavam cenários falsos, dramáticos e mirabolantes. Foi aí que se inspirou no barão para nomear uma nova síndrome.

Síndrome de Münchhausen Por Procuração (SMPP)

Também chamado de Transtorno Factício Imposto a Outros, a SMPP é uma variação da Síndrome de Münchausen, porém nesse caso, a pessoa que é responsável por outro alguém (pais e cuidadores, por exemplo), cria sintomas ou provoca doenças em pessoas próximas, como o próprio filho, no intuito de se sentir útil e enxergado como um verdadeiro salvador. Esse tipo da síndrome foi identificado pela primeira vez pelo pediatra britânico Roy Meadow, em 1977. 

Esse tipo do transtorno é o descrito por Eminem, no início do texto, e é uma modalidade de abuso infantil. Nesse caso, “um dos pais ou responsável, em geral a mãe, recorrentemente falsifica sinais/sintomas físicos ou psicológicos em uma criança, com o objetivo da vitima ser considerada doente. Uma caracterização desta síndrome é ausência de incentivos externos para o comportamento (ganho econômico, fuga de responsabilidade legal ou melhora de bem-estar físico) diferenciando-a de simulação.”, explica a Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Na série americana Sharp Objects (Objetos Cortantes, em português), a síndrome pode ser acompanhada ao longo de 8 episódios em que mãe e filha vivem um relacionamento abusivo. A jornalista Camille (Amy Adams) é a filha de Adora Crellin (Patricia Clarkson) e faz descobertas extremamente traumáticas acerca do comportamento da mãe.

“Ela não percebe, obviamente, que ela é doente. Essa doença, como você aprende, é relacionada ao abuso que ela sofreu. Isso é cíclico, é de geração. É um abuso que nunca tem fim, negligenciado, e perpetuado por gerações. Eu acho que ela vive no escuro, assustada, e eu não acho que ela tenha tido amor incondicional”, comentou Patricia Clarkson ao The Hollywood Reporter.

Não vamos contar nenhum spoiler, mas dá pra entender que o relacionamento das duas não é nada bom e deixa marcas tão profundas que nem o laço de sangue pode consertar. A série foi baseada no livro da escritora Gillian Flynn, publicado em 2006.

Síndrome de Münchhausen: Sintomas

O Manual MSD reuniu alguns dos sinais mais comuns encontrados em pessoas com a síndrome:

  • Relatar sintomas físicos que sugerem uma doença em particular como, por exemplo, dor torácica;
  • Relatar sintomas que poderiam ser causados por diversos tipos de doenças, como sangue em sua urina, diarreia ou febre;
  • Ter bastante conhecimento sobre a doença que ela finge ter – por exemplo, que a dor de um ataque cardíaco se irradia do tórax para o braço esquerdo ou para a mandíbula;
  • Alterar seus prontuários médicos para fornecer evidência de que apresentam uma doença;
  • Fazer algo a si mesma para causar o sintoma. Por exemplo, ela pode furar um dedo e colocar sangue em uma amostra de urina. Ou pode injetar bactérias sob a pele para produzir febre e feridas;
  • Sabem fingir doenças de forma convincente, mas também têm um conhecimento sofisticado das práticas médicas;
  • Podem manipular quem as tenta ajudar para serem hospitalizadas e submetidas a intensos exames e tratamentos, incluindo intervenções relevantes;
  • Contam mentiras conscientes, mas a motivação e a busca de atenção são, fundamentalmente, inconscientes;
  • Mudam frequentemente de um médico ou hospital para outro em busca de tratamento;
  • Possuem sintomas pouco claros;
  • Sofrem recaídas previsíveis;
  • Apresenta sintomas apenas quando está sendo observado;
  • Tem vontade de fazer testes médicos e operações;
  • Problemas com a identidade e autoestima

Diagnóstico

É importante ressaltar que somente um médico especialista pode realizar o diagnóstico. Há muita confusão entre a Síndrome de Münchhausen e Hipocondria, por isso, um diagnóstico diferencial é necessário.

O quadro hipocondríaco se caracteriza pelo medo de sofrer uma doença, ou seja, ele jamais faria nada contra si mesmo pela angústia do que aquela dor ou doença o causaria.

“Em primeiro lugar, o médico verifica a presença de transtornos de saúde mental e física obtendo um histórico clínico completo, realizando um exame físico completo e outros exames. Quase sempre, a descrição dos sintomas da pessoa é convincente, o que, às vezes, engana os médicos. “, explica o Manual MSD.

Tratamento

Ainda não há tratamento que seja claramente eficaz e direcionado à síndrome, mas a psicoterapia pode ser de grande ajuda. Segundo o Manual MSD, “a terapia cognitivo-comportamental dá enfoque à mudança do pensamento e do comportamento da pessoa. Ela também ajuda a pessoa a identificar e trabalhar com os problemas primários que estão causando o transtorno.”

Não se sabe ao certo as causas da síndrome, mas cientistas acreditam que pessoas com histórico de abusos, abandono e maus-tratos na infância apresentem maior predisposição a desenvolver a doença na vida adulta. Mas, é claro, nem toda a pessoa que se encaixa nessa quadro vai, com certeza, desenvolver o transtorno. Os pesquisadores também estudam uma possível conexão com transtornos de personalidade, como a Síndrome de Borderline.

Tanto as pessoas que sofrem da síndrome, quanto aquelas que convivem com os portadores do transtorno, são marcados por profundos traumas. Por isso, é preciso procurar ajuda o quanto antes para minimizar o sofrimento e as sequelas emocionais e psicológicas dela. 

Eminem, em sua música, ainda carrega muita dor “Até que eu cresci, agora eu estourei”. Não se deve esperar e guardar sentimentos até estourar. A doença existe e é preciso muito cuidado para tratar dessas pessoas, pois assim como Eminem sofreu, sua mãe também sofreu. A Síndrome de Münchhausen não tem apenas um alvo, é uma doença que atinge muitos de uma vez só. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.