Sentir dor nas pernas ao se deitar para dormir não é normal. Entenda o que é a síndrome das pernas inquietas e quais os seus principais sintomas.

O sono é uma necessidade básica de todo o ser humano, já que dele dependem inúmeras funções do organismo, como a restauração dos tecidos, o aumento da massa muscular, a liberação do hormônio do crescimento, a consolidação da memória e até do próprio aprendizado. Além disso, dormir bem e ter um sono reparador é essencial no desenvolvimento de todas as atividades que realizamos durante o dia, afinal, o cansaço causado pela privação do sono pode gerar toda a sorte de problemas e abrir as portas para doenças mais sérias, como estresse, ansiedade e depressão.

Os distúrbios do sono já atingem cerca de 45% da população mundial, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Indivíduos com insônia, apneia do sono ou outros tipos de síndromes do sono, sofrem com alterações nos padrões ou nos hábitos de dormir.

Agende agora uma consulta com psicólogo

O Instituto do Sono listou a síndrome das pernas inquietas como integrante do grupo de distúrbios do sono e esse é um problema que já acomete 15% da população mundial.

Síndrome das pernas inquietas

Já imaginou sentir formigamento nas pernas ao relaxar ou dormir? Ou então um grande tremor nas pernas durante a noite? Portadores da Síndrome de Willis-Ekbom, ou síndrome das pernas inquietas, como é popularmente conhecida, sofrem com esses e mais sintomas de forma rotineira. Sentir as pernas quentes ou ter constantes arrepios e pontadas nas pernas também são sinais do distúrbio.

“A intensidade pode variar de leve a grave e diminui com o movimento. Em geral, eles se manifestam a noite e impedem que a pessoa tenha um sono reparador. Como consequência, no dia seguinte, ela está sonolenta, cansada, mais propensa a irritar-se facilmente e à depressão”, informa o portal do Dr. Drauzio Varella.

LEIA MAIS: O que é distúrbio do sono?

A síndrome é caracterizada por um grande desconforto e uma incontrolável necessidade de movimentar as pernas. Geralmente, “esses episódios costumam ocorrer no final da tarde ou à noite, enquanto o paciente encontra-se sentado ou deitado. A mudança de posição e a movimentação das pernas alivia o desconforto temporariamente. Os sintomas são comuns durante o sono ou quando o paciente encontra-se inativo por muito tempo”, afirma o Manual MSD.

É normal que o paciente apresente também movimentos periódicos dos membros inferiores a cada 40 segundos, com duração de 2 a 4 segundos cada. O grande problema da síndrome é que muitos pacientes demoram para procurar um especialista, postergando o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento. Embora a doença de Willis-Ekbom possa dar as caras em qualquer idade, ela é mais comum nos adultos acima de 40 anos.

Conheça a Telavita

Qual a causa da síndrome das pernas inquietas?

Embora as causas ainda não sejam amplamente conhecidas, sabe-se que a síndrome das pernas inquietas é hereditária.  Além disso, a deficiência de dopamina, o hormônio do prazer e bem-estar, e de ferro em áreas motoras do cérebro auxiliam na ocorrência de movimentos involuntários e repetitivos.

Diferentemente da insônia e outros distúrbios, no caso da síndrome das pernas inquietas, a dificuldade para dormir tem como principal causa desequilíbrios neurológicos. Segundo o Manual MSD, “insuficiência renal, diabetes mellitus de longa data e doenças neurológicas são as principais causas. Na metade dos pacientes, porém, a origem é genética e não há outras doenças associadas”.

LEIA MAIS: Sintomas mais recorrentes da depressão!

Síndrome das pernas inquietas: qual médico procurar?

Os especialistas capazes de diagnosticar a síndrome das pernas inquietas são os médicos clínicos gerais e neurologistas. Para que esses profissionais possam diagnosticar a doença, eles geralmente encaminham o paciente para uma polissonografia, “um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono. As informações são coletadas por sensores espalhados pelo corpo e analisadas por computadores que transformam os dados em padrões que descrevem em detalhes como é o descanso do indivíduo”, informa a Revista Saúde.

Exames laboratoriais também ajudam na confirmação do diagnósticos, como a dosagem dos teores de ferritina e transferrina, substâncias que transportam o ferro no sangue.

Quais os tratamentos para síndrome das pernas inquietas?

A Síndrome de Willis-Ekbom não tem cura, mas ela tem tratamento. Um dos meios de como tratar síndrome das pernas inquietas é o uso de medicamentos como benzodiazepínicos, que agem no controle da ansiedade e insônia. Em casos mais graves, “pode-se recorrer a medicamentos, como o pramipexole e o ropinele, que estimulam os receptores de dopamina no cérebro sem aumentar seu nível no sangue periférico’, observa o portal do Dr. Drauzio Varella.

Aliar a medicação à terapia é fundamental nos casos em que a síndrome das pernas inquietas causa doenças psicológicas como depressão, ansiedade, estresse e cansaço crônico. Assim, os efeitos que as noites mal dormidas têm nos pacientes se tornam menores e controladas, afinal, o psicólogo auxilia justamente nos gatilhos.

Encontre seu psicólogo online

É vital que o consumo de cafeína, álcool e cigarro sejam erradicados da vida do paciente, já que são estimulantes e podem elevar os níveis de ansiedade e agitação. Estar atento aos sinais e procurar ajuda o quanto antes é fundamental no tratamento da síndrome, pois retarda os  efeitos psicológicos e físicos que ela pode causar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.