O clássico conto de fadas da princesa Rapunzel é uma daquelas histórias que atravessam gerações. A garota, cujos cabelos dourados eram tão longos que desciam do alto da torre até o chão, foi aprisionada e somente salva após anos e anos de confinamento. O resgate aconteceu por um príncipe que, com a frase “Rapunzel, jogue suas tranças”, conseguiu escalar a torre através do cabelo da garota. 

cabelo de Rapunzel ficou tão famoso que hoje nomeia um transtorno da mesma temática. A Síndrome de Rapunzel é uma doença em que consiste na ingestão dos fios de cabelo. Também conhecida por tricotilofagia, essa síndrome desperta um desejo incontrolável, uma verdadeira compulsão, em comer cabelo, e esses, por sua vez, se acumulam no estômago em um grande emaranhado.

As causas da tricotilofagia são psicológicas e também envolvem outra doença, a tricotilomania, que é o impulso de arrancar os próprios cabelos. O paciente pode sofrer apenas de tricotilomania e não desenvolver a Síndrome de Rapunzel, ou seja, o indivíduo só arranca os cabelos. Mas, quando o indivíduo possui a Síndrome de Rapunzel, ele necessariamente também possui a tricotilomania. 

Saiba mais sobre a tricotilomania, o impulso de arrancar cabelos e pelos em nosso blog!

Os indivíduos que têm tricotilomania e, consequentemente a Síndrome de Rapunzel, na maioria dos casos, desenvolvem estresse emocional agudo e não se sentem confortáveis de falar sobre a doença ou que sofrem por causa dela, pois se sentem envergonhados ou até mesmo humilhados por não conseguirem controlar os reflexos. Por tentarem se esconder, essas pessoas geralmente possuem baixa autoestima e desenvolvem depressão.

De acordo com pesquisas, entre 1 e 2% da população tem tricotilomania, e 90% das pessoas afetadas são mulheres. A Síndrome de Rapunzel é um impulso causado por ansiedade, estresse e/ou depressão, mas também podem ter outras causas ainda não identificadas.

Síndrome de Rapunzel: Sintomas

  • Dores abdominais;
  • Náuseas;
  • Prisão de ventre;
  • Perda de peso sem razão aparente;
  • Perda de apetite;
  • Anemia;
  • Diarreia;
  • Inchaço no esôfago;
  • Vômitos;
  • Entre outros.

Os sintomas de tricotilomania também podem aparecer, já que os pacientes com a síndrome de Rapunzel também têm compulsão em arrancar os cabelos. Os sintomas mais comuns de tricotilomania são:

  • Arrancar fios do couro cabeludo, sobrancelhas, cílios ou ainda retirar pelos;
  • Tentar resistir à vontade de puxar, mas quando arrancar sentir prazer e alívio;
  • Áreas com menos fios de cabelos ou mesmo sem nenhum;
  • Ficar incomodado com o cabelo e ter preferência por fios específicos;
  • Mastigar, morder ou engolir os fios.

Em alguns casos mais graves, pode haver infecção do sangue devido à perfuração do intestino. 

Prevalência

Segundo o BMJ Case Reports, 70% dos pacientes com Síndrome de Rapunzel são mulheres, com aproximadamente 20 anos de idade. Os pacientes mais jovens eram crianças e o mais velho era um homem de 55 anos. Sabe-se que já foram registrados 88 casos dessa doença, sendo que a maioria deles se deu em crianças: 40% dos pacientes tinham menos de 10 anos de idade.

O motivo de as mulheres serem as mais atingidas pela síndrome é que os seus fios de cabelo são longos e mais propensos a ficarem presos no estômago. O cabelo não pode ser digerido, portanto, formam verdadeiras bolas.

Consequências

O cabelo no estômago é altamente prejudicial à saúde. Um dos casos mais famosos é o de uma americana de 38 anos que desenvolveu uma bola de pelos de 15 cm de diâmetro em seu estômago. Segundo a BBC, “ela passou a ter surtos de vômito e constipação, e seu estômago inchou por estar repleto de líquidos e gases. Ela parou de ingerir comida por um ano, perdeu 7 kg nos oito meses anteriores e, quando foi atendida no hospital, não conseguia reter nenhum alimento que ingeria”.

“Restos de alimento ficam retidos no emaranhado de cabelos, facilitando a proliferação de bactérias e complicações intestinais. Além dos problemas nutricionais e dos riscos de graves infecções”. O tricobezoar é a bola de pelos e cabelos formadas no estômago. A cirurgia para a retirar o cabelo no estômago engloba cerca de 1% dos casos. “Os pesquisadores da Escola de Medicina da UNIFESP registraram um caso fatal ocorrido com uma menina de 5 anos que teve perfuração do íleo ocasionada pelo tricobezoar”, informa Rogerio F. Guerra em pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina.

Tratamento

É importante frisar que a Síndrome de Rapunzel é uma doença e, portanto, precisa ser encarada com seriedade. Existem diversos métodos para prevenção ou cura da tricotilofagia e tricotilomania, entre elas temos:

Tratamento Psicológico

psicoterapia tem o objetivo de rever todos os hábitos que possam engatilhar os sintomas. Além disso, ela busca nos métodos da terapia cognitiva corporal a ajuda para reconhecer situações que provavelmente façam o paciente ter vontade de arrancar os fios e, substituí-los, por outro saudáveis que aliviem a tensão do mesmo jeito.

O acompanhamento psicológico é essencial para compreender e superar os traumas que fizeram com que o transtorno se desencadeasse.

Medicamentos

Em relação aos medicamentos, existem alguns remédios para tricotilomania que podem ser usados, mas não existe algo com relação direta a este transtorno. Assim, o uso mais comum é o de antidepressivos e medicamentos usados em transtornos de humor que podem ajudar a reduzir os sintomas.

Diferentemente do final feliz de Rapunzel nos contos de fadas, na síndrome, o paciente só será salvo se aceitar que tem uma doença e que precisa de tratamento. Todo transtorno psicológico precisa de acompanhamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.