O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico comum em crianças, que também pode afetar adultos. Caracteriza-se pela presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. 

No entanto, uma pessoa com TDAH pode ser descrita como alguém que vive no “mundo da lua”. Não presta atenção ao seu redor e não consegue se concentrar com facilidade. Além disso, não para um segundo e vive sempre agitada.

Contudo, conhecer os sintomas de TDAH é aprender que não se trata de um problema de comportamento, mas de um transtorno psicológico. A condição pode ser tratada e reconhecer os sinais é importante para procurar ajuda profissional.

10 sintomas do TDAH

É possível dividir o TDAH em três tipos: pessoas majoritariamente desatentas, hiperativas/impulsivas e combinados (atuando os dois anteriores de forma concomitante). 

Entretanto, os sintomas de déficit de atenção estão ligados com a falta de foco e concentração. Desse modo, pode ser um pouco mais complicado para terceiros repararem de que algo está errado. Portanto, é necessário assimilar os sinais desse tipo.

Confira quais os sintomas de déficit de atenção:

1. Ter dificuldade em manter a atenção

Uma das principais características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é a dificuldade em manter a atenção por períodos prolongados de tempo. Pessoas com TDAH podem se distrair facilmente com estímulos externos, como sons, movimentos ou atividades ao seu redor, e têm dificuldade em concentrar-se em tarefas específicas.

2. Não prestar atenção aos detalhes

Por não manter o foco, o indivíduo acaba cometendo erros bobos em trabalhos entregues. O descuido é a principal característica, pois não há a prudência de verificar o que está sendo feito, algo que ocorre como consequência de não prestar atenção nos detalhes.

3. Apresentar problemas para organizar tarefas

Organização é uma habilidade importante na vida diária e no trabalho e pode ser difícil para pessoas com TDAH. Elas podem ter problemas para iniciar ou concluir tarefas, bem como para priorizar e gerenciar seu tempo de forma eficaz.  Sendo assim, as atividades mais tediosas ou demoradas não possuem tanta aderência. 

4. Perder constantemente objetos

No transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a pessoa está mais suscetível a esquecer de coisas mais simples. Sendo assim, não lembra onde colocou determinada ferramenta e encontra dificuldades para retomar o que estava fazendo.

5. Não presta atenção quando é abordado

Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em filtrar informações irrelevantes, o que pode dificultar a compreensão de uma conversa. Elas também podem ter dificuldade em processar informações rapidamente, o que pode fazer com que percam partes da conversa ou a percam completamente.

6. Ser incapaz de ficar parado, especialmente em um ambiente calmo 

Outra característica presente no transtorno é a hiperatividade. Dessa forma, o indivíduo está sempre em movimento. Geralmente, fica andando de um lado para o outro e não consegue parar de mexer os pés e as mãos mesmo quando sentado.

7. Agir sem pensar

Por conta da impulsividade, a pessoa acaba realizando ações precipitadas e sem refletir sobre as consequências delas. Tal fato é perigoso e pode colocar a pessoa em situações complicadas.

8. Falar demais

Essa é uma característica notória e de fácil percepção. O indivíduo realiza diversos monólogos e não percebe que os está realizando de forma alongada. Além disso, não gosta de ficar parado durante eles pois pode perder o raciocínio.

9. Responder de forma abrupta

No TDAH, muitas vezes a  pessoa não consegue esperar os outros terminarem de falar para comentar algo. Dessa forma, acaba se intrometendo nos assuntos e até interrompendo os demais.

10. Ter dificuldade para aguardar a sua vez

Por conta da hiperatividade, é complicado ter que aguardar algo acontecer. Então, a espera é um exercício difícil para quem está nessa condição. A ansiedade nesses casos se faz presente e pode se tornar uma angústia recorrente para a pessoa.

O TDAH tem tratamento!

Caso suspeite que você ou alguém próximo possa ter TDAH, procure um psicólogo de sua preferência para realizar o diagnóstico. E, caso precise de tratamento, saiba que a terapia é uma das mais importantes formas de tratamento.

 A Telavita pode te ajudar nessa luta. A plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados. Agende uma consulta com um de nossos psicólogos e dê um passo para o início de seu tratamento.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.