Kay e Arnold são casados há 30 anos e, apesar de levarem uma vida calma e pacata, os dois sabem que a rotina tomou conta da relação. Determinados a trazer mais cor e entendimento à vida a dois, o casal parte para o Maine em busca de aconselhamento. A história é contada no filme “Terapia a Dois”, estrelado por Meryl Streep, como Kay, e Tommy Lee Jones, como Arnold. A comédia romântica aborda o tema casamento e as complicações que o tempo e a rotina podem trazer a ele, além de mostrar que a terapia de casal não se resume somente a momentos de crise e brigas.

Saiba os benefícios da terapia de casal clicando aqui!

O que é terapia de casal?

Seja namoro, noivado ou casamento, o respeito mútuo é vital. Porém, com a rotina, o tempo e as divergências, também chegam as brigas e discussões. É nesse momento que a terapia para casal pode ser a solução. O psicólogo de casal auxilia na comunicação entre os parceiros, para que as decisões, sonhos e objetivos de cada um, sejam devidamente colocadas em pauta e ouvidas. Um dos grandes obstáculos que a maioria dos casais enfrenta é a falta de consideração pela opinião e sonho do outro.

Na psicoterapia de casal, os dois lados são ouvidos e ponderados conforme a situação e contexto que os parceiros se encontram, a fim de que o aconselhamento seja o mais objetivo e sensível possível. “A finalidade da terapia de casal é desmistificar mal entendidos, tornar o relacionamento harmonioso e muitas vezes oferecer ao casal um canal de diálogo, onde as palavras não serão mal interpretadas”, afirma a psicóloga Sirlene Ferreira em entrevista ao iG.

Confira aqui como funciona a terapia de casal!

A psicoterapia para casal é um atendimento psicológico no qual o psicólogo  trabalha com técnicas especializadas na promoção da interação entre os pacientes. Os terapeutas de casal visam a comunicação saudável, sem julgamentos, e sigilosa, que promove, além da interação, a compreensão mútua daquele casal de que os dois pontos de vista importam. Os pacientes precisam ir dispostos a participar ativamente das mudanças e desejar o melhor para a relação, pois não existe vencedor ou perdedor nas brigas.

A terapia de casal ajuda no autoconhecimento, vital para que, tanto pessoalmente, quanto como casal, os indivíduos sejam aptos a identificar em si, quais características da personalidade podem afetar a relação. Além disso, o autoconhecimento auxilia os pacientes a saberem exatamente quais os seus objetivos de vida, anseios, desejos e sonhos.

Por que fazer terapia de casal online?

A psicologia online é uma das grandes novidades que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) aprovou em novembro de 2018. Com a nova resolução que entrou em vigor, a terapia online está completamente liberada, nos mesmos critérios de um atendimento presencial.O atendimento psicológico online oferece muitos benefícios e será cada vez mais uma ferramenta presente na vida dos pacientes e a terapia para casal também está inclusa, facilitando a vida de milhares de casais que, seja pela agenda atribulada ou até mesmo vergonha de encarar o especialista pessoalmente, não procuram ajuda.

O psicólogo de casal online não difere do profissional que atende pessoalmente. A dica é a mesma para os atendimentos nas clínicas físicas: procurar o terapeuta ideal para o caso. Por exemplo, se um dos pacientes sofre de algum transtorno mental, como depressão, ansiedade, bipolaridade, ou mesmo algum trauma específico, é interessante buscar no currículo do psicólogo algum diferencial no que diz respeito à especialização dele na área.

A praticidade e conforto que a psicoterapia online estimula a desinibição e a privacidade de não ter que ir a ambientes públicos. Além disso, a sessão de terapia online independe do município ou da rotina dos pacientes, pois fica a critério deles escolher o momento e local do atendimento.  É só ficar online e falar com o profissional selecionado.

A Telavita é uma empresa de psicologia online que visa democratizar  e transformar o acesso à saúde e bem-estar com autoridade e inovação. Atua no mercado de forma séria e comprometida com cada atendimento. Com isso, a esperança é de que cada vez mais pessoas procurem aconselhamento para casal não só em crise, mas em qualquer momento que os pacientes desejem mudar ou entender algo na relação.

Buscar auxílio em seu relacionamento não é sinal de fraqueza, mas sim de vontade de promover dias e momentos saudáveis que tragam importantes reflexões não só do comportamento do parceiro, mas também do seu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.