A inteligência emocional no trabalho é um elemento imprescindível para o sucesso profissional. No entanto, deve-se buscar com complacência este tópico para que o ambiente seja leve e favorável para o indivíduo.

Ainda, segundo dados apresentados pela Page Personnel, 90% das demissões são devido à falta de inteligência emocional e má conduta dentro do trabalho. Chefes autoritários, funcionários desrespeitosos e falta de ética são pertinentes quando a pessoa não possui o mindset avançado.

Contudo, gestores de sucesso e líderes em ascensão geralmente são os que mais precisam desenvolver essa habilidade. Mas afinal, você sabe identificar a inteligência emocional em alguém? 

O que uma pessoa com inteligência emocional faz?

Para saber se você é uma pessoa com inteligência emocional no trabalho ou ainda, se alguém próximo de você possui essa habilidade, é preciso se atentar aos seguintes aspectos abaixo. Pessoas com inteligência emocional:

1. Sabem controlar as emoções

A inteligência emocional no trabalho começa com um certo controle sobre o que sentimos. Isso não significa rotular nossas emoções como “boas” ou “ruins”, mas compreendê-las pelo o que são e o que representam para nós. Dessa forma, a pessoa consegue evitar desregulamentos no temperamento e tomar decisões com mais autoconsciência.

2. Possuem empatia

Ter empatia é fundamental para entender como desenvolver inteligência emocional. Portanto, reconhecer como o próximo se sente e se importar com ele, revela uma qualidade ímpar. Isso permite compreender questões mais complexas do dia a dia e que acabará ajudando nas decisões de trabalho.

3. Sabem dizer “não”

O poder da inteligência emocional é aquele que projetamos nos outros e em nós mesmos. O “não” engloba essas duas esferas. O autocontrole aqui significa ser capaz de evitar situações insalubres. A desgovernança pode causar estresse, esgotamento e até depressão.

4. Desapegam de seus erros

O desapego não resulta em esquecimento, pelo contrário. Um dos exemplos de inteligência emocional no trabalho é manter o erro a uma certa distância, pois assim somos capazes de entender o que não fizemos direito e aprender com a experiência. Ruminar o erro por muito pode tornar a pessoa ansiosa e tímida.

5. Não são perfeccionistas

Trabalhando com a inteligência emocional passamos a entender que não existe perfeição. A busca pelo impecável somente causa desânimo, além de nos deixar com a sensação de fracasso. Saber que fez o melhor possível no tempo designado é importante.

6. Demonstram grandes habilidade sociais

A inteligência emocional na prática, muitas vezes, se traduz em boas habilidades sociais. Logo, a comunicação é imprescindível para compreender os outros e deixar claro o que você pensa. O desenvolvimento dessas competências permite uma maior destreza em gerenciar conflitos e liderar.

7. Adaptam-se facilmente

Mudanças são necessárias às vezes e a adaptação é fundamental para o desempenho de novas funções. Sendo assim, desenvolver inteligência emocional na empresa passa por ser flexível e compreender que a estagnação é paralisante.

Como aprender a ter inteligência emocional?

Ter inteligência emocional é desejável, principalmente no trabalho. No entanto, para aprender a ter essa habilidade é necessário desenvolver a maturidade emocional e autoconhecimento de formas amplas.

Desenvolver essa capacidade não é fácil. Porém, com o auxílio da terapia online é possível conversar com um psicólogo e entender suas próprias questões emocionais e formas de lidar com as situações.

Desta maneira, é possível aprender novas percepções e desenvolver a inteligência emocional no trabalho. Esse passo pode te deixar mais perto de uma promoção, do crescimento profissional e da maturidade psicológica.

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