5 dicas para aumentar a produtividade do trabalho em home office

0
161
trabalho home office

Quem nunca sonhou em ficar mais 5 minutinhos na cama, hein? Sem precisar levantar correndo para pegar transporte cheio ou evitar o caos urbano. Isso é possível quando podemos desenvolver nosso trabalho de home office. Com o atual mercado de trabalho, vemos cada vez mais comum essa prática.

Algumas áreas não possuem necessidade da presença física para desenvolver o que é preciso, e na maioria das vezes, a tranquilidade e conforto de casa resultam em um trabalho muito mais rico, elaborado e detalhado. São inúmeros os benefícios. É possível aumentar a produtividade e, melhor ainda, evitar aquele desgaste físico e psicológico que é o trânsito em muitas cidades.

Pois então, tudo isso é muito lindo mas, às vezes, o trabalho em home office possui os seus contratempos. É a família chamando a sua atenção, o vizinho fazendo muito barulho ou a simples, mas fatal falta de foco. Nesses casos é importante saber como não procrastinar  e como aumentar a produtividade.

Calma, não perca as esperanças, tente seguir essas cinco dicas de home office que separamos para você. Temos certeza que se forem levadas com seriedade, seus problemas serão facilmente solucionados e você poderá aproveitar as vantagens do home office e usufruirá do conforto do seu lar sem o peso da culpa!

1. Mantenha uma rotina organizada

Como acabar com a procrastinação? Tenha controle do seu dia. Para isso, planejamento é essencial. Estamos falando de fazer um cronograma e um plano do dia. Saber exatamente o que você vai fazer e quanto tempo levará para fazer cada tarefa ajuda a organizar o fluxo de trabalho e deixa claro o que você conseguirá fazer naquele dia. Assim, é possível aumentar a produtivade no trabalho e isso demonstra algumas vantagens do home office para a empresa.

Porém, nada disso vale se você não souber quando fechar o dia. As demandas vão continuar aparecendo, então, estabeleça um horário para “encerrar o expediente”. Isso significa determinar certa hora para desligar o computador e descansar. Afinal, é importante manter um balanço entre a vida dentro e fora do trabalho.

2. Construa um ambiente de trabalho

Fazer home office é uma grande vantagem. Podemos ficar em casa e aproveitar o nosso espaço pessoal para relaxar e ficar confortável. Entretanto, devemos tomar cuidado para que isso não acabe sendo um pouco negativo, afinal, a casa é uma grande tentação de distração. É fundamental saber como evitar a procrastinação.

Dessa forma, mesmo estando no conforto do nosso lar, precisamos designar um espaço específico para o trabalho. Este será o local em que você poderá se concentrar e se isolar para entregar melhores resultados.

Assim, devemos levar alguns pontos em consideração para melhorar a produtividade e construir um ambiente harmonioso:

– Escolha um lugar silencioso, longe de movimentação e barulho;

– Leve para o local de trabalho somente o necessário. Nada de papéis ou anotações que não serão usadas.

– Mantenha o ambiente sempre limpo. Crie uma rotina de limpeza e evite comer nesse local.

3. Não trabalhe de pijama

Pode parecer uma dica boba, mas, acredite, ela faz diferença. Várias pessoas quando vão fazer home office trabalham de pijama. Apesar de confortável, ele reflete o estado de espírito do momento. Ficamos mais relaxados e desleixados, o que, invariavelmente, prejudica o rendimento ao longo do dia.

É importante entender como funciona o home office para evitar situações simples, mas que acabam prejudicando a produtividade do trabalho. Dessa forma, aconselhamos que tome um banho e coloque uma roupa mais adequada ao trabalho. Não precisa ser a peça mais formal do guarda-roupa, porém é necessário entender que aquele horário é de trabalho e deve ser levado a sério.

4. Livre-se das distrações

Por estarmos sozinhos num ambiente, costumamos achar que podemos tomar mais liberdades do que quando estamos em ambiente públicos. Afinal, quantas vezes você checa as suas redes sociais no computador ou no celular dentro do escritório?

Bem, usar WhatsApp, Facebook e Instagram é bem mais sedutor quando nos encontramos sozinhos. Somos seres sociais e não lidamos muito bem com esse isolamento. Então, como sair da procrastinação?

O ideal é se desconectar dessas redes para possuir um maior foco no home office. Como o mundo ideal pode ser difícil, sugerimos estabelecer alguns horários para interagir nas redes socias para diminuir a ansiedade de usá-las.

Outro fator importante é avisar as pessoas ao redor sobre os seus horários. Trabalhar em home office significa, às vezes, ter que lidar com família e amigos interrompendo o raciocínio durante o expediente. Entretanto, um simples aviso já irá melhorar a frequência com que você é interrompido.

5. Seja flexível e aproveite o home office

De nada adiante fazer home office se você não puder desfrutar dos seus benefícios. E, um dos mais evidentes, é poder estar presente na vida familiar. Não é ruim parar um pouco para almoçar com os seus filhos ou ir buscá-los na escola. O problema ocorre quando estes fatos não são planejados.

Quando realizar o plano do dia, adicione esses momentos e faça com que eles não atrapalhem na entrega do trabalho. O home office pretende aumentar a qualidade de vida das pessoas, então, até uma caminha leve de uns 15 minutos pode ser benéfica, tanto pela questão da saúde quanto por  arejar e inspirar novas ideias.

Avalie este post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.