5 Dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

5 dicas para entrevista

Você tem um ótimo currículo. Passa por todos os testes de forma magnífica. Mas nunca consegue passar da entrevista de emprego. Conseguir passar por todas as etapas do processo seletivo é um feito, porém o que esteja faltando é saber como se comportar em uma entrevista de emprego.

Seja em uma dinâmica em grupo ou numa entrevista pessoal, devemos saber nos preparar da forma adequada. Talvez você seja o candidato ideal, entretanto, não está transparecendo isso quando conversa com os gestores da área.

Não fique preocupado. Só de seguir as nossas 5 dicas, teremos certeza de que os resultados já serão melhores. Afinal, somente alguns ajustes são necessários.

1. Demonstre interesse e confiança

A postura adotada aqui tem enorme impacto na avaliação do recrutador. Isso vale desde a escolha da roupa para entrevista até o modo como você comunica os seus valores. Esses pequenos detalhes definem como se sair bem em uma entrevista.

Demonstrar interesse pela emprego é importante, pois passa uma mensagem positiva aos avaliadores. Porém, ela deve ser embasada. Então, pesquise bastante sobre a empresa, os atributos requeridos para o cargo, os valores esperados e como melhor falar sobre eles.

Saber como se comportar em uma entrevista de emprego já garante um melhor desempenho no processo seletivo. Dessa forma, transpareça confiança, mostre que domina o assunto desejado e que você se sente confortável para falar sobre os interesses da empresa. Para isso, a forma como comunicar é muito importante. Praticar antes o que falar numa entrevista gera melhores resultados.

2. Seja objetivo

Uma das piores coisas que você pode fazer durante uma entrevista de emprego é falar demais. O que falar em um entrevista é fundamental. Os entrevistadores procuram alguém que saiba articular bem as ideias e que consiga se adaptar ao contexto desejado. Nesse sentido, falar sem parar mostra falta de preparo e uma pessoa que demora para chegar ao ponto chave da questão.

É importante também não ser resumido. Então, como se sair bem em uma entrevista de emprego? Não se preocupe. Existe um método que pode ajudá-lo a ser mais objetivo. A metodologia STAR (Situação, Tarefa, Ações e Resultados) permite uma estruturação lógica ao contar suas histórias e conquistas. Dessa forma, tente formular de forma objetiva e concisa cada um dos passos presentes.

Faça as seguintes perguntas para saber o que responder em um entrevista de emprego.

– Qual era a situação/contexto?

– Qual foi a tarefa designada?

– Quais ações tomei para solucionar o problema?

– Quais foram os resultados obtidos?

3. Não minta em hipótese alguma

Contar uma mentira durante uma entrevista é algo extremamente perigoso. Não precisamos pensar muito sobre o assunto para saber o por quê: a verdade aparecerá eventualmente. Seja falando sobre alguma habilidade que você possui ou sobre um projeto em que participou, será difícil manter a veracidade da mentira. Para não recorrer a esse artifício, vale já preparar o que falar na entrevista de emprego, por isso, estude as perguntas frequentes em entrevistas de emprego.

O recrutador é preparado para perceber esses deslizes e, muitas vezes, irá pedir para você se aprofundar sobre alguns temas. A chance da sua mentira continuar viva até o final do processo seletivo é pequena. E, se por algum acaso, você seja contratado, as pessoas contarão com as habilidades e experiências que você tem – ou melhor, diz que tem. E o final dessa história não é bonito.

4. Não fale mal das suas experiências anteriores

Se falar mal de alguém no contexto social já não é visto com bons olhos, imagine numa entrevista de emprego. Apesar do quão ruim tenha sido a experiência, esse não é o momento para desabafar ou criticar as empresas em que você trabalhou. Saiba como se comportar em uma entrevista.

Mesmo que você tenha cuidado ao falar do assunto, toda essa situação pode soar mal. Ao adotar esse postura, o entrevistador é capaz de pensar que os pontos positivos descritos no seu currículo podem ser mais do que realmente foram. Então, não esqueça de praticar o que falar em uma entrevista de emprego.

5. Cuide também da sua comunicação não verbal

Além de praticar a fala, precisamos ter controle do nosso corpo, afinal, ele também comunica. E, muitas vezes, sem nem percebemos. Por isso, precisamos ganhar de novo o controle dele e fazer com que trabalhe a nosso favor.

Pensar em perguntas de entrevista de emprego já deixa algumas pessoas arrepiadas. É normal comparecer a entrevistar e estar ansioso e nervoso. Esse não é o problema. O problema é transparecer isso.

Dessa forma, uma boa maneira de acalmar os nervos é com simples exercícios de respiração. Inspire e respire profundamente por um minuto. Isso não removerá os efeitos, mas com certeza os diminuirá e eles estarão sobre seu controle.

Olhar nos olhos, manter postura ereta e sorrir naturalmente transmitem segurança e confiança, pois demonstra uma pessoa centrada, interessada no assunto e simpática. Como se comportar em uma entrevista de emprego pode ser difícil, mas evite piadas fora de contexto e gesticular de forma brusca.

Avalie este post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here