Confira esses 5 exercícios que te ajudarão a manter a saúde mental

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A saúde mental é tão importante quanto a física. Infelizmente, muitas vezes ignoramos a necessidade de mantê-la saudável, pois, diferente de algum machucado ou arranhão no nosso corpo, não conseguimos ver os seus danos.

A mente e o corpo estão intrinsecamente ligados. O que fazemos em cada uma dessas esferas reflete na outra. Pequenos hábitos (todos eles simples) podem melhorar a qualidade mental de uma pessoa. Assim, devemos aproveitar os benefícios da atividade física, também para a mente.

Portanto, confira abaixo 5 dicas de saúde mental, que focam não exclusivamente na mente, mas em explorar a aptidão física e mental que todos possuem. Afinal, talvez, os melhores exercícios para o cérebro estejam no próprio corpo.

1. Caminhadas e corridas

200 minutos por semana. Ou seja, menos de 30 minutos por dia. Esse é o tempo necessário para o cérebro já começar a perceber realmente quais são os benefícios da atividade física. O hábito diário é importante para não sobrecarregar determinados dias da semana com exercícios e serve de estímulo à pratica da atividade todos os dias.

As caminhadas e corridas são um ótimo exemplo de como aliar a saúde física e mental num único momento. Os exercícios ajudam a aliviar a tensão do corpo e relaxar os músculos, além disso, liberam endorfinas no cérebro. Corpo menos tenso, mente menos tensa. Por este lado, é possível compreender porque atividades físicas são recomendadas até para casos de depressão.

2. Yoga

A prática do Yoga é uma boa pedida para quem quer aliar atividade física e relaxamento. Reduz o estresse e a ansiedade, além de ser recomendado para pessoas que apresentam sintomas de estresse pós-traumático. Fundamental para estimular o cérebro e realizar exercícios para concentração.

Sendo assim, o Yoga, além de providenciar melhoras evidentes no aspecto físico, provoca um momento de auto-reflexão e abstração. Momentos importantes que, às vezes, passam desapercebidos numa rotina mais agitada, porém fundamentais para a saúde mental.

3. Musculação

O foco e a atenção nas sensações físicas são os diferenciais deste tipo de exercício. Nesse sentindo, o estado mental da pessoa vai melhorando pelo nível de concentração requerido e o posterior relaxamento dos músculos da atividade física.

Fazer musculação também pode ajudar pessoas que possuem transtorno de ansiedade. Os exercícios de intensidade moderada aliam a saúde física e mental. A atividade ajuda o sistema nervoso na resposta de estímulos de imobilização (esta que caracteriza o transtorno). Sendo assim, o exercício físico e saúde são sinônimos.

4. Esportes em equipe

Futebol, basquete ou vôlei. Ou nenhum desses três. Escolha o esporte que seja mais atrativo para você e comece a praticar. O importante nesse quesito e único requisito é que o esporte definido seja praticado em equipe.

O que estamos procurando nesse tópico é o fator social dele. O estímulo gerado pela presença de outras pessoas é fundamental para a saúde mental. Fazer algo em equipe permite o desenvolvimento de diversas habilidades comunicacionais, além de aguçar a empatia e solidariedade com as pessoas.

5. Ciclismo

O que você acha de realizar exercícios para memória, atenção e percepção enquanto está sentado? O ciclismo permite tudo isso e exige menos do corpo do que outros exercícios. A prática é recomendada para pessoas com problemas nas articulações, pois a atividade não exerce impacto direto nelas.

A prática ao livre também pode ser uma ótima oportunidade para desestressar. Por ser uma atividade geralmente feita individualmente, ela permite momentos em que conversamos com nós mesmos. A pausa para reflexão é fundamental para uma melhor saúde mental.

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