Você sabe a diferença entre estresse e ansiedade? Saiba mais aqui!

0
285
estresse x ansiedade

Esses dois vilões são os mais comuns da atualidade. Eles mexem com a nossa cabeça e reviram a nossa vida. Saiba qual a diferença entre estresse e ansiedade.

No século XIV, a peste negra, também conhecida como peste bubônica, assolou a Europa e parte da Ásia. Foi uma das mais devastadoras pandemias na história mundial e reduziu drasticamente o número de pessoas nessas regiões devido ao caos e morte que espalhou.

Atualmente, o mal do século XXI não deixa marcas na pele, e sim na mente. A ansiedade e o estresse nasceram do meio externo hostil que produz um turbilhão de informações, padrões, expectativas, comparações e competitividade. Assim, mais e mais pessoas se sentem frustradas quando não conseguem lidar com as demandas exigidas pela sociedade e acabam adoecendo na mente. 

O que é estresse?

Muitas vezes, algumas situações podem demandar mais energia do que possuímos e não conseguimos lidar com elas da maneira esperada, seja por questões emocionais, psicológicas ou físicas. O esforço demasiado que realizamos ao tentar sair de um momento de pressão causa o estresse. O organismo, em resposta, sofre alterações e libera uma série de reações químicas e, consequentemente, fisiológicas.

Hoje em dia, com o movimento caótico das cidades e dos aparelhos tecnológicos, temos problemas diferentes dos que os nossos antepassados tinham. A eles, cabia a função de se defender de um animal, sobreviver à temperaturas extremas e perpetuar a espécie. As reações do corpo “lutar ou fugir” continuam até hoje. Entretanto, toda essa adrenalina é sufocada e  a função do organismo perde o sentido, gerando o acúmulo dela ou, em outras palavras, o estresse.

Estresse: Sintomas

Que o estresse faz mal, já estamos cansados de saber. Mas de que maneira ele nos afeta? Psicologicamente, o estresse causa  perda de interesse pelas coisas, alterações de humor, problemas de atenção, concentração e memória, ansiedade, depressão, entre outros.

Além da mente, o estresse físico também pode ser sentido através de tonturas, dores de cabeça, problemas digestivos, insônia, dores musculares, cansaço constante, irritações de pele, queda de cabelo, hipertensão, entre outros. 

O que é ansiedade?

A ansiedade, em níveis extremos, prejudica nossa saúde mental e se transforma em um transtorno que afeta cerca de 9,3% brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Criar expectativas e receios acerca de uma situação faz com que a pessoa com ansiedade só pense e viva em função dela, tirando o foco de outros aspectos da vida. A angústia paralisa o indivíduo e transforma sua convivência com outras pessoas e com o seu próprio eu numa constante angústia. 

Ansiedade: sintomas

O transtorno de ansiedade se manifesta de várias maneiras, seja através do medo de falar em público, insegurança, comportamentos compulsivos ou preocupação em excesso. No corpo, a ansiedade causa falta de ar, tontura, tremores, falta de ar, dor no peito, fome incontrolável, diarreia, alterações no sono, e outros muitos impactos físicos e psicológicos que os ansiosos precisam lidar todos os dias. 

Diferenças entre estresse e ansiedade

A principal diferença entre estresse e ansiedade é que a primeira é o acúmulo de tensão e sentimentos quando não conseguimos lidar com uma situação que exige muito de nós. Já a ansiedade pode ser mais que um friozinho na barriga. Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID), o transtorno de ansiedade é uma doença que atinge 264 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Os transtornos de ansiedade englobam mais de uma doença, como  o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Síndrome do Pânico, Fobia Social, Agorafobia, entre outros. 

Saiba mais sobre transtornos de ansiedade clicando aqui!

O estresse também pode ser um gatilho para os transtornos de ansiedade, sendo ele um dos sintomas para as doenças desse tipo. A Associação Americana de Psicologia definiu a existência de 3 tipos de estresseestresse agudo, estresse agudo episódico ou estresse crônico. Além disso, existem o Transtorno do Estresse Pós-traumático e o Estresse Pós-Parto.

Saiba mais sobre estresse clicando aqui!

Sintomas de ansiedade e estresse

Em ambos os casos, os seguintes sintomas aparecem em comum:

  • Alterações no sono;
  • Hipertensão;
  • Dor no peito;
  • Insônia;
  • Sudorese;
  • Tensão muscular;
  • Cansaço;
  • Tremores;
  • Preocupação em excesso;
  • Entre outros.

Doenças causadas por ansiedade e estresse

O estresse pode causar: Transtornos de ansiedade, depressão, síndrome de Burnout, hipertensão, doenças cardíacas, infartos e até câncer.

Os transtornos de ansiedade podem causar: Úlceras, gastrite, colites, cefaleia, taquicardia, hipertensão, alergias, depressão, entre outros.

Como aliviar ansiedade e estresse

O transtorno de ansiedade, por ser uma doença, pode ser tratado com psicoterapia e remédios, como os ansiolíticos. Eles auxiliam no controle dos sintomas físicos do transtorno e são utilizados na fase mais grave da doença. Os antidepressivos agem na regulação da comunicação entre os neurônios e colocam um fim nas crises. São recomendados para um tratamento a longo prazo.

A terapia se faz valer para os dois problemas pois é uma ótima ferramente para quem não sabe mais o que fazer para erradicar esses males. Os psicólogos identificam as origens e causas do problema, além de fornecer ferramentas para que o paciente tenha uma vida mais leve. 

Existem algumas dicas de como controlar ansiedade e estresse, a exemplo de consultar um psicólogo periodicamente, organizar a rotina, praticar exercícios físicos, cultivar hobbies, entre outros. Confira aqui a lista completa!

Avalie este post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.