Estresse e ansiedade: um dos dois vilões mais comuns da atualidade. Eles mexem com a nossa cabeça e reviram a nossa vida. No século XIV, a peste negra, doença que deixava feridas expostas no indivíduo e que dizimou a população da Europa era considerada o mal do século.

Atualmente, o mal do século XXI não deixa marcas na pele, e sim na mente. A ansiedade e o estresse nasceram do meio externo hostil que produz um turbilhão de informações, padrões, expectativas, comparações e competitividade. Assim, mais e mais pessoas se sentem frustradas quando não conseguem lidar com as demandas exigidas pela sociedade e acabam adoecendo psicologicamente.

Apesar de muitos sofrerem com essas condições psíquicas, há uma ideia errônea sobre o que é o estresse, e o que é a ansiedade. Ambos, apesar de serem condições psicológicas, são diferentes um do outro.

O que é estresse?

Muitas vezes, algumas situações podem demandar mais energia do que possuímos e não conseguimos lidar com elas da maneira esperada, seja por questões emocionais, psicológicas ou físicas.  Dessa forma, o esforço demasiado que realizamos ao tentar sair de um momento de pressão, por exemplo, causa o estresse

O estresse causa uma alteração no organismo, que em resposta, libera uma série de reações químicas e, consequentemente, fisiológicas. Situações angustiantes, problemas no trabalho e até mesmo muito tempo no celular podem incentivar o surgimento do estresse. 

Sintomas

Que o estresse faz mal, já estamos cansados de saber. Mas de que maneira ele nos afeta? Psicologicamente, o estresse causa  perda de interesse pelas coisas, alterações de humor, problemas de atenção, concentração e memória, ansiedade, depressão, entre outros.

Além da mente, o estresse físico também pode ser sentido através de tonturas, dores de cabeça, problemas digestivos, insônia, dores musculares, cansaço constante, irritações de pele, queda de cabelo, hipertensão, entre outros. 

LEIA MAIS: Saiba o que é o Estresse, seus tipos, sintomas e tratamento

O que é ansiedade?

A ansiedade, em níveis extremos, prejudica nossa saúde mental e se transforma em um transtorno que afeta cerca de 9,3% brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Criar expectativas e receios acerca de uma situação faz com que a pessoa com ansiedade só pense e viva em função dela, tirando o foco de outros aspectos da vida. A angústia paralisa o indivíduo e transforma sua convivência com outras pessoas e com o seu próprio eu numa constante angústia. 

Sintomas

O transtorno de ansiedade se manifesta de várias maneiras, seja através do medo de falar em público, insegurança, comportamentos compulsivos ou preocupação em excesso. No corpo, a ansiedade causa falta de ar, tontura, tremores, dor no peito, fome incontrolável, diarreia, alterações no sono, e outros muitos impactos físicos e psicológicos que os ansiosos precisam lidar todos os dias. 

LEIA MAIS: O que é a ansiedade? Descubra como enfrentar o mal do século

A diferença entre estresse e ansiedade

A principal diferença entre estresse e ansiedade é que a primeira é o acúmulo de tensão e sentimentos quando não conseguimos lidar com uma situação que exige muito de nós, já a ansiedade pode ser mais que um friozinho na barriga. 

Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID), o transtorno de ansiedade é uma doença que atinge 264 milhões de pessoas no mundo. Ainda, os transtornos de ansiedade englobam mais de uma doença, como  o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Síndrome do Pânico, Fobia Social, Agorafobia, entre outros. 

Contudo, o  estresse também pode ser um gatilho para os transtornos de ansiedade, sendo ele um dos sintomas para as doenças desse tipo. A Associação Americana de Psicologia definiu a existência de 3 tipos de estresse: estresse agudo, estresse agudo episódico ou estresse crônico. Além disso, existem o Transtorno do Estresse Pós-traumático e o Estresse Pós-Parto.

Sintomas em comum

Em ambos os casos, os seguintes sintomas aparecem tanto nos casos de ansiedade, quanto nos de estresse.:

  • Alterações no sono;
  • Hipertensão;
  • Dor no peito;
  • Insônia;
  • Sudorese;
  • Tensão muscular;
  • Cansaço;
  • Tremores;
  • Preocupação em excesso;
  • Entre outros.

Doenças causadas por ansiedade e estresse

O estresse pode causar transtornos de ansiedade, depressão, síndrome de Burnout, hipertensão, doenças cardíacas, infartos e até câncer. Já os transtornos de ansiedade podem causar: Úlceras, gastrite, colites, cefaléia, taquicardia, hipertensão, alergias, depressão, entre outros.

Como aliviar a ansiedade e estresse?

Existem algumas dicas de como reduzir a ansiedade e estresse, a exemplo de consultar um psicólogo periodicamente, organizar a rotina, praticar exercícios físicos, cultivar hobbies, entre outros. 

Contudo, o transtorno de ansiedade, por ser uma doença, pode ser tratado com psicoterapia e remédios, como os ansiolíticos. Eles auxiliam no controle dos sintomas físicos do transtorno e são utilizados na fase mais grave da doença. Já, os antidepressivos agem na regulação da comunicação entre os neurônios e colocam um fim nas crises.

A terapia se faz valer para os dois problemas pois é uma ótima ferramenta para quem não sabe mais o que fazer para erradicar esses males. Os psicólogos identificam as origens e causas do problema, além de fornecer mecanismos para que o paciente tenha uma vida mais leve.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.