Superar uma separação não é uma tarefa fácil. Isso pois, quando um casal se rompe, não é apenas o vínculo entre duas pessoas que é quebrado, mas também a rotina, a segurança, a confiança e a esperança de um futuro juntos. 

Os sentimentos que surgem após uma separação podem ser intensos e variados, incluindo tristeza, raiva, confusão, solidão e até mesmo culpa. No entanto, o sofrimento é real. Porém, isso não significa que seja permanente. 

A dor da separação

A dor da separação é um conjunto de emoções dolorosas e desconfortáveis que uma pessoa pode sentir após o término de um relacionamento romântico ou de uma separação de alguém com quem tinha um forte vínculo emocional. 

Sob essa perspectiva, o fim de um relacionamento é um estágio complicado para qualquer pessoa. Dessa forma, algumas pessoas se sentem perdidas nesse processo e não sabem o que fazer para diminuir a dor da perda.

7 dicas de como superar uma separação

Superar uma separação é um processo importante para a saúde emocional e mental de uma pessoa. Quando um relacionamento termina, pode ser difícil aceitar a mudança e lidar com as emoções intensas que surgem. 

No entanto, é fundamental que a pessoa se permita passar pelo processo de luto e seguir em frente com a vida, pois permanecer preso ao passado pode prejudicar sua saúde mental. Logo, para superar uma separação, siga nossas sete dicas:

1. Afaste-se das redes sociais

É difícil saber como lidar com a separação e os nossos sentimentos logo após o rompimento. Visto isso, a rede social é um dos piores lugares para visitar durante esse período. 

É comum depois da separação as pessoas trocarem indiretas e farpas no ambiente digital, porém isso não faz bem para a saúde mental de nenhuma das partes. Ficar afastado das redes sociais permite uma pausa e um respiro do ex-companheiro. 

2. Mude o visual

Seja com uma mudança radical no cabelo ou uma simples troca no estilo das roupas que veste, não importa, um novo visual ajuda a lidar com a separação. O importante é ser capaz de visualizar algo novo.

O período após o término é complicado, então, queremos nos sentir diferentes. Uma forma de realizar isso é com um pequeno estímulo externo. Ao mudarmos o visual, mostramos para nós mesmos que estamos e nos sentimos renovados.

3. Mantenha-se ocupado

Foque em ter uma agenda cheia de compromissos que gostaria de realizar. É importante tentar ocupar o tempo fazendo atividades que temos apreço. Procure os amigos próximos e passe mais tempo com eles e fique perto de quem gosta.

Além do benefício emocional positivo de estar passando mais tempo com as pessoas e coisas que estimamos, a agenda cheia evita o ócio. No período após o fim do relacionamento, o tempo ocioso nos faz pensar nos problemas e na dor da separação que estamos sentindo.

4. Conheça novas pessoas

Sair com pessoas novas não implica necessariamente em ficar com elas – apesar de isso não ser nada errado. A questão desse ponto é fazer novas amizades e conhecer outras realidades. A mudança de ambiente pode ser boa para lidar com a separação conjugal.

Pessoas diferentes falam de assuntos diferentes. Escapar um pouco do ciclo usual de amigos permite experimentar novas conversas e conhecer outras maneiras de encarar a vida. Essa pode ser uma oportunidade para se redescobrir e deixar algo de bom e inesperado acontecer.

5. Dê tempo aos sentimentos

Não precisamos ser felizes o tempo inteiro.Está tudo bem ficar triste e sentir a dor que nos aflige. O término de um relacionamento é difícil e devemos respeitar o período de tristeza para compreender o que estamos sentindo.

Dar tempo para nós é uma oportunidade de aprender com o que aconteceu. A ruptura é incômoda, mas fornece um momento de reflexão, em que conseguimos identificar as nossas falhas e acertos no relacionamento que passou.

6. Desabafe sobre o que aconteceu

Falar em voz alta as situações que passamos ajuda a esclarecer os sentimentos. O simples exercício de raciocínio ao formular as histórias que vivemos, permite enxergar com mais clareza o que aconteceu.

Entretanto, não podemos cair na tentação de falar somente sobre isso. É importante dosar o quanto falamos para as pessoas mais próximas, pois é complicado para os outros escutar algo pesado e repetitivo por muito tempo.

7. Acompanhamento psicológico

Superar um término é algo difícil para todas as pessoas. Porém, às vezes, a angústia da separação pode ser tão traumática que desencadeia alguns malefícios, como transtornos psicológicos. Aliás, caso não sejam cuidados, a pessoa pode desenvolver doenças, como a depressão.

Dessa forma, o tratamento psicológico permite que a pessoa consiga lidar com o turbilhão de sentimentos e permite a autorreflexão. O psicólogo irá trabalhar para construir barreiras mentais e identificar gatilhos emocionais, facilitando a superação.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.