Quando falamos de saúde mental não é tão simples estabelecer uma linha clara de evolução dos pacientes. Em outras áreas da saúde, por exemplo, prescrições e tempo de tratamento são específicos e delimitados.

Apesar de existir uma variedade de linhas e abordagens, a psicoterapia costuma levar algum tempo até dar resultado. Esse processo de autoconhecimento não é linear e, inclusive, pode ser um caminho demorado, com alguns momentos tranquilos e outros tumultuados, dependendo do dia a dia da pessoa.

Agende agora uma consulta com psicólogo

Nesse sentido, o melhor indicador de eficácia do tratamento são as sensações do próprio paciente. Conseguir se expressar melhor emocionalmente ou até mesmo notar uma nítida melhora em quadros específicos de crises de ansiedade ou de pânico, por exemplo, também são bons marcadores.

Teoricamente, um bom critério para saber se a terapia está funcionando é o paciente estar se sentindo bem o suficiente para encerrar o assunto que o levou à psicoterapia. A questão é que a vida é feita de vários problemas e não apenas um.

Indicadores de que a terapia está funcionando

O tratamento psicológico eficaz causa mudanças significativas na vida da pessoa, entretanto, tais transformações acontecem de forma gradual e ao longo do tempo. A terapia não é algo que ocorre somente uma única vez.

Geralmente, a terapia com adultos é mais demorada e difícil, pois existem comportamentos que já se tornaram hábitos ao longo da vida. Porém, o acompanhamento psicológico aparece exatamente para ajudar com essas questões.

Desse modo, separei alguns indicadores que você pode observar para saber se a sua terapia está funcionando.

Melhora nas relações interpessoais

Isto é percebido quando a relação com os outros começa a se fortalecer. Dessa forma, o paciente começa a estabelecer novos relacionamentos mais facilmente e as pessoas próximas começam a responder às melhorias que observam, incluindo-o em suas atividades.

A pessoa começa a se sentir mais aberta e confortável para falar de suas experiências. Esse é um sinal de que o paciente está mais disposto a resolver seus conflitos e, por isso, se abriu com o terapeuta.

LEIA MAIS: É normal se sentir mal depois da terapia?

Melhora na escuta ativa sobre o que o psicólogo diz

É fácil pensar negativamente quando estamos sozinhos com nossos pensamentos, aliás, tal situação leva a crítica, ansiedade e depressão. Entretanto, se a pessoa “escuta” seu psicólogo contrariar suavemente esses pensamentos a ponto de acreditar e integrá-los, então, estará no caminho certo.

Melhora na autoestima

Esse é um dos sinais mais importantes de que a terapia está funcionando. Quando a pessoa começa a descobrir o que é realmente importante para si, consequentemente, sua autoestima melhora.

Maior tolerância emocional

Cada pessoa experimenta as emoções de uma determinada maneira e a terapia ajuda a entender e controlar esses sentimentos. Com o acompanhamento psicológico, começamos a descobrir que essas emoções podem ser toleradas, ajudando na identificação daquilo que é negativo, enquanto também apreciamos as sensações mais positivas.

Maior reflexão no motivo da busca por terapia

Um sinal muito positivo de que a terapia vai bem é quando percebemos que a razão de procurar o psicólogo traz sentimentos diferentes do que antes do tratamento.

Conheça a Telavita

Responsabilidade pelas próprias ações

Se você percebe que aprendeu a lidar com as situações que normalmente o incomodam, então, sua terapia está indo muito bem. É possível melhorar muito quando a pessoa aprende a aceitar que pode ser o único responsável pelo que sente.

Entendimento da responsabilidade de cada problema

Nesse ponto, torna-se claro para a pessoa quais problemas são realmente seus e quais você está assumindo – e que, consequentemente, não têm nada a ver com você. Por exemplo, você pode aprender a apoiar amorosamente seu marido e ouvir suas reclamações de emprego sem atualizar freneticamente o currículo dele.

Priorização do autocuidado

Se você está começando a prestar mais atenção em si mesmo, esse é um grande sinal de melhora.

LEIA MAIS: 5 motivos para fazer terapia mesmo estando bem

Melhora da saúde geral

Outro sinal de que sua terapia está funcionando é a melhora na saúde física. Apesar do tratamento ser voltado à saúde psicológica, os resultados do acompanhamento vão muito além dos benefícios na mente.

Mudança de pensamento

Se você possui menos pensamentos negativos ou destrutivos, esse é um bom indicativo de que as coisas estão melhorando. Nesse sentido, é comum a pessoa passar a ter mais pensamentos positivos e construtivos.

Mudança de comportamentos

Pare e pense se você está deixando de lado alguns hábitos indesejados. Caso eles estejam ficando para trás, então, esse é um sinal positivo de que a terapia está funcionando.

Essa é uma maneira muito objetiva de saber se sua terapia está funcionando ou não. Dessa forma, vale perguntar para o profissional como ele está vendo sua progressão.

Mudança de diagnóstico

Se a pessoa, por exemplo, estiver em um tratamento para depressão e junto com o seu psicólogo concordarem que os sintomas se dissiparam, ela fez um progresso significativo. A mudança significa que você superou os problemas iniciais e agora está pronto para lidar com outras situações.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.