A ansiedade é o transtorno psicológico mais comum no Brasil. São 18,6 milhões de brasileiros que convivem diariamente com essa condição. No entanto, dependendo de sua gravidade, pode ser extremamente incapacitante para o indivíduo. A ansiedade no trabalho, por exemplo, é uma das maiores causadoras de afastamento por questões emocionais.

A rotina diária e a correria do dia a dia podem ser situações que são gatilhos para o surgimento de transtornos psicológicos e atuam diretamente no aumento da ansiedade geral. Portanto, é necessário compreender melhor como cuidar dessa situação.

Nesse sentido, seus reflexos na rotina diária são inegáveis. Quando a tristeza toma conta, a pressão deixa os ombros tensos e o estresse se faz presente, é possível que a ansiedade esteja se estabelecendo.

O que é a ansiedade causada pelo trabalho?

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, “os transtornos de ansiedade incluem distúrbios que compartilham características de medo, ansiedade excessiva e perturbações comportamentais relacionadas. O medo é a resposta emocional à ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura”.

A condição surgida dentro do ambiente de trabalho é decorrência da pressão no ambiente corporativo e todos os fatores que o envolvem. Dessa forma, a ansiedade e preocupação excessiva aparecem por conta de condições advindas de um ambiente desfavorável dentro da empresa.

Causas da ansiedade e medo no trabalho

Uma pesquisa realizada com 4.717 trabalhadores franceses procurou compreender as condições de trabalho e o seu respectivo ambiente para determinar os casos de adoecimento por ansiedade.

Ao final, o estudo apontou o baixo nível de salário, os conflitos interpessoais, as tensões com o público para o qual prestavam o atendimento final e o desequilíbrio entre lazer e trabalho como os fatores que elevam o risco de ansiedade.

Além disso, é possível indicar outros fatores que aumentam a ansiedade. A pressão de trabalho, a cobrança excessiva, a busca por metas irrealistas, lidar com prazos curtos e o acúmulo de funções também podem ser apontados como motivos para desenvolver problemas psicológicos advindos do ambiente corporativo.

ebook-saude-mental-nas-empresas

Sintomas da ansiedade

Conhecer os sinais que indicam a ansiedade no trabalho é fundamental. Somente assim é possível identificar potenciais problemas que nos afligem.  Além disso, saber sobre os sintomas do transtorno permite que o indivíduo procure ajuda profissional de forma mais rápida.

Confira abaixo alguns dos principais sinais da ansiedade:

  • Preocupação excessiva;
  • Dificuldade na concentração;
  • Cansaço;
  • Problemas para dormir;
  • Problemas de memória;
  • Irritabilidade;
  • Tensão muscular.

Como a ansiedade no trabalho atrapalha o funcionário

O trabalho tem ocupado um espaço maior do que o normal em nossa vida e, quando as coisas não vão bem, ficamos cada vez mais doentes por conta da ansiedade gerada pela rotina. Nos sentimos tensos, estressados e sobrecarregados com as atividades a serem realizadas.

No entanto, quando a ansiedade começa a nos prejudicar dentro do nosso desempenho pessoal e atividades diárias, é necessário o tratamento para a sua diminuição efetiva. Caso o tratamento para a ansiedade não seja realizado o quadro poderá evoluir drasticamente limitando o indivíduo aos poucos.

Quando estamos ansiosos e preocupados, nossa produtividade cai, não conseguimos prestar atenção nas reuniões, nossas ideias já não soam mais como criativas e perdemos nosso brilho e prazer nas atividades que devem ser efetivadas.

Como as empresas podem ajudar na prevenção de questões emocionais

Para evitar que as questões psicológicas surjam nos funcionários, as empresas precisam dar atenção à saúde emocional dos colaboradores. Para isso, a Telavita criou o Programa de Saúde Emocional (PSE).

O Programa de Saúde Emocional auxilia a área de recursos humanos das empresas e, além de oferecer um monitoramento completo dos níveis de ansiedade, estresse e depressão dos colaboradores, oferece terapias online para cada vida composta pelo corpo empresarial.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.