“A amamentação salva vidas. Seus benefícios ajudam a manter os bebês saudáveis em seus primeiros dias e também na idade adulta”. A fala é, simplesmente, da diretora executiva do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Henrietta H. Fore.

A importância do aleitamento materno é fundamental e, dessa forma, é divulgada e promovida mundo afora. O dia 1º de agosto é conhecido como o dia do aleitamento materno e, além disso, dá início a semana mundial da amamentação. Mais de 120 países celebram essas datas.

Tanto o bebê quanto a mãe recebem vantagens por conta da amamentação. Inclusive, os benefícios do aleitamento materno são objetos de diversos estudos acadêmicos. Então, que tal conhecer melhor um pouco melhor sobre eles?

Confira aqui tudo sobre aleitamento materno!

Aleitamento materno: benefícios para o bebê

Ninguém discute qual a importância do aleitamento materno para o bebê, mas você, de fato, sabe quais são os benefícios para essa nova vida? Confira abaixo os efeitos positivos que o aleitamento materno traz.

Ajuda no desenvolvimento intelectual: lactantes que receberam aleitamento materno por longo período demonstraram melhores índices em testes de inteligência.

Melhora o desenvolvimento cognitivo: crianças com 9 meses ou mais de amamentação apresentaram desenvolvimento cognitivo melhor dos que não tiveram aleitamento.

Reduz o risco de câncer: crianças não amamentadas possuem o dobro de chance de desenvolver câncer antes dos 15 anos do que crianças amamentadas por no mínimo 6 meses.

Diminui a incidência de diarreia: bebês menores de 6 meses e que não mamam possuem 2,6 vezes mais chances de desenvolver diarreia aguda.

Limita as chances de morte súbita: crianças amamentadas possuem 3 vezes menos chances de sofrerem uma morta súbita do que crianças que não recebem aleitamento.

Vantagens do aleitamento materno para a mãe

E o que é aleitamento materno para a mãe? Apesar de não tão disseminado quanto os benefícios para os bebês, a importância do aleitamento materno para progenitora é fundamental. Então, conheça mais sobre as vantagens da amamentação.

Diminui o risco de câncer de mama: O aleitamento materno, realizado por pelo menos 3 meses, pode minimizar as chances de câncer de mama que ocorrem antes da menopausa pela metade.

Reduz a chance de desenvolver câncer de ovário: O aleitamento, por no mínimo 2 meses, é capaz de diminuir em 25% o risco de câncer no epitélio ovariano.

Minimiza a osteoporose: Amamentar pode reduzir o risco de fraturas de quadril em mulheres com mais de 65 anos pela metade.

Aumenta o período entre gestações: O aleitamento exclusivo traz uma proteção de 98% contra uma nova gravidez nos primeiros 6 meses após o parto.

Limita doenças cardiovasculares: Mães que amamentaram por 2 anos ou mais diminuíram as chances de doenças cardíacas em até 18%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.