Muitas pessoas conhecem os prejuízos do Alzheimer na vida das pessoas, porém dificilmente fazem a sua conexão com a demência. Sim, ele é um dos tipos de demência e mesmo assim ela não é tão reconhecida.

Mas, afinal, o que significa demência? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a demência é uma síndrome em que há deterioração da memória, do pensamento, do comportamento e da capacidade de realizar atividades cotidianas”.

A síndrome afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo e, infelizmente, não tem cura. Entretanto, existem tratamentos para demência que visam retardar os efeitos dela. Nesse sentido, é importante compreender quais os sintomas da demência para procurar ajuda profissional o quanto antes.

É preciso entender que essa lista não pretende diagnosticar se você tem demência ou não. Para isso, é necessário consultar um profissional da área da saúde. No entanto, saiba que cuidar da saúde mental ajuda a retardar a síndrome.

Então, vamos conhecer quais são os sintomas de demência?

Perda de memória

Como vimos no significado de demência, a síndrome deteriora a memória. Dessa forma, é comum que pessoas nessa condição tenham maior dificuldade para lembrar-se de determinados eventos ou situações.

Dificuldade para realizar planejamentos e tarefas

Dirigir, cozinhar ou até mesmo conseguir participar de um jogo de tabuleiro. A síndrome prejudica a cognição da pessoa, que demonstra dificuldade até nas situações mais simples. Por conta disso, é fundamental o apoio da família, pois a pessoa não consegue mais realizar tarefas, que há pouco tempo eram tidas como “normais”.

Problemas com a fala e escrita

Pela demência afetar a capacidade cognitiva e da memória, a pessoa pode acabar esquecendo o que estava falando ou do que se tratava a conversa. Além disso, é comum notar uma deterioração em questões ortográficas e gramáticas. O raciocínio dessas atividades é prejudicado.

Alterações no humor

Como a condição afeta o julgamento do indivíduo, é mais difícil a própria pessoa perceber que está passando por mudanças de humor. Nesse sentido, é fundamental a ajuda da família e de amigos próximos para perceber que algo não está certo.

Dificuldade em compreender informações

A deterioração da capacidade cognitiva atrapalha na obtenção de novas informações e na sua reflexão. Desse modo, a síndrome afeta também o raciocínio, o que dificulta o convívio com os demais.

Desorientação sobre lugar e espaço

A orientação espacial e o sentido de direção também são afetados pela demência. Dessa forma, é possível perceber que pessoas nessa condição possuem dificuldade em reconhecer pontos de referência ou até mesmo não lembrar trajetos realizados regularmente.

Apatia

O último dos sintomas da demência pode ser um pouco mais complicado de notar. A pessoa começa aos poucos a demonstrar falta de interesse nas atividades que gosta de fazer. Além disso, é comum parecer mais solitária, pois não passa mais tanto tempo com a família ou amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.