Benefícios da consulta psicológica no tratamento da depressão

0
4179
mulher-preocupada-com-depressao

Transtornos psicológicos são doenças e não frescura. Apesar de já ser comprovado no meio científico, parcela da sociedade ainda não dá a devida relevância para a saúde mental. No entanto, ainda há estigmas e preconceitos quanto a doenças psicológicas como a depressão, por exemplo. 

O transtorno depressivo, por sua vez,  é um dos distúrbios mais recorrentes no mundo e, a sua má interpretação gera riscos para a saúde emocional e física das pessoas. Nesse sentido, tratamentos mal realizados (ou não realizados) podem agravar a condição da pessoa, que continuará sofrendo, porém sem a ajuda devida.

O efeito da depressão nas pessoas

Tristeza profunda e perda de interesse em atividades que gosta são os dois principais sintomas da depressão. Além disso, para o diagnóstico da doença é preciso verificar pelo menos um desses elementos de forma contínua por pelo menos duas semanas. 

Nesses casos, é importante marcar uma sessão com um psicólogo para poder entender direito o que está se passando com a pessoa. Não obstante isso, a depressão costuma apresentar diversos outros sinais, sejam eles físicos ou mentais. 

Dessa forma, não é difícil encontrar pessoas depressivas que possuem insônia, perda de memória e até súbita alteração de peso. No entanto, procurar tratamentos o quanto antes é fundamental para evitar sérios agravantes da condição. Afinal, uma simples conversa com psicólogo já pode ajudar.

LEIA MAIS: 7 dúvidas mais comuns sobre a depressão

Tratamentos para a depressão

Existem duas vertentes de tratamentos para a doença: por meio da consulta psicológica e do uso de medicamentos. Enquanto a terapia emocional irá ajudar o paciente a compreender os pensamentos e a modificar comportamentos, os antidepressivos terão o papel de regular a química cerebral que foi afetada pela depressão.

Outro fator que ajuda na recuperação da pessoa é a adoção de um estilo de vida saudável. Sendo assim, manter uma rotina de exercícios e uma dieta balanceada podem ajudar no processo de tratamento da depressão. A doença, infelizmente, não tem cura, mas, controle, então, seguir as orientações à risca dos especialistas é fundamental para evitar recaídas.

Benefícios do acompanhamento psicológico para depressão

Conversar com um psicólogo permite uma melhor compreensão dos nossos sentimentos e atitudes. Logo, é nesse momento que a pessoa irá realizar uma autorreflexão e entender melhor a si próprio. 

O especialista dispõe de técnicas para fazer o paciente se abrir e aprender consigo mesmo. A frequência, dessa forma, mostra-se como essencial para apresentar resultados consistentes. Dessa forma, confira abaixo alguns benefícios do consulta psicológica no tratamento da depressão:

1. Ensina o indivíduo a identificar seus sentimentos

A pessoa passa a identificar melhor os seus sentimentos. Esse é um dos principais benefícios da terapia, de maneira geral. Compreender os sentimentos e o porquê deles ajuda a controlar nosso comportamento e devolve o controle da situação para nós.

2. Promove autoconhecimento

O paciente compreende melhor o seu humor. No caso da doença, conhecer os estados mentais que estamos passando é o primeiro passo para poder mudá-los. Dessa forma, estar atento ao humor depressivo, um dos primeiros sinais do distúrbio, pode ser vital para combatê-lo.

3. Auxilia na identificação de gatilhos mentais

O indivíduo começa a identificar os pensamentos que pioram a doença. Ser capaz de entender os gatilhos que intensificam o quadro depressivo é vital para uma recuperação mais rápida e segura.

4. Constrói mecanismos psíquicos para lidar com as adversidades

A pessoa desenvolve defesas emocionais sólidas e saudáveis para lidar com as diversas situações. Nesse sentido, a consulta psicológica ajuda a construir mecanismos que solidificam as estruturas pessoas e evita crises súbitas.

5. Incentiva na independência

O paciente passa a ter mais controle sobre a sua vida. Como a psicoterapia fortalece a estabilidade mental da pessoa, ela está menos suscetível à doença e, consequentemente, fica mais empoderada do próprio caminho.

LEIA MAIS: Conheça as causas da depressão

Terapia online: solução confortável e prática

O tratamento psicológico online surge para aliar apoio e conforto. A depressão é uma doença que afeta muito o estado mental e físico da pessoa, por isso, é importante oferecer comodidade para o paciente. Visto isso, a consulta terapêutica online surge como um espaço seguro e confiável.

A ajuda terapêutica online se adapta ao paciente e, no caso da depressão, isso é fundamental. Sendo assim, a pessoa pode realizar o acompanhamento psicológico no ambiente mais confortável possível para ela, o que significa maior relaxamento e qualidade do atendimento. 

Além disso, a disponibilidade de horário é essencial para rotinas apertadas ou em casos de crises súbitas. A Telavita é uma plataforma de orientação psicológica online pronta para acolher as pessoas que estão sofrendo de depressão e precisam de orientação e apoio.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.