Benefícios da consulta psicológica no tratamento da depressão

depressão tratamento

Transtornos psicológicos são doenças e não frescura. Apesar de já ser comprovado no meio científico, parcela da sociedade ainda não dá a devida relevância para a saúde mental. Estigmas e preconceitos são repassados com base em achismos e só disseminação a desinformação da população.

A depressão, por exemplo, é uma das doenças mentais mais recorrentes  no mundo e a sua má interpretação pode gerar riscos para a saúde das pessoas. Nesse sentindo, tratamentos mal realizados – isso se realizados -, podem agravar a condição da pessoa, que continuará sofrendo, porém sem a ajuda devida.

O efeito da depressão nas pessoas

Tristeza profunda e perda de interesse em atividades que gosta são os dois principais sintomas da depressão. Além disso, para o diagnóstico da doença é preciso verificar pelo menos um desses elementos de forma contínua por pelo menos duas semanas. Nesses casos, é importante visitar um consultório de psicologia para poder entender direito o que está passando com a pessoa.

Não obstante isso, a depressão costuma apresentar diversos outros sinais – sejam eles físicos ou mentais. Dessa forma, não é difícil encontrar pessoas depressivas que possuem insônia, perda de memória e até súbita alteração de peso. Então, procurar tratamentos o quanto antes é fundamental para evitar sérios agravamentos da condição. Afinal, uma simples conversa com psicólogo já pode ajudar.

Tratamentos para a depressão

Existem duas vertentes de tratamentos para a doença: através da consulta psicológica e do uso de medicamentos. Enquanto a terapia emocional irá ajudar o paciente a compreender os pensamentos e a modificar comportamentos, os antidepressivos terão o papel de regular a química cerebral que foi afetada pela depressão.

Outro fator que ajuda na recuperação da pessoa é a adoção de um estilo de vida saudável. Sendo assim, manter uma rotina de exercícios e uma dieta balanceada podem ajudar no processo de tratamento da depressão. A doença, infelizmente, não tem cura, mas, controle, então, seguir as orientações à risca dos especialista é fundamental para evitar recaídas.

Benefícios do acompanhamento psicológico para depressão

Conversar com uma psicóloga permite uma melhor compreensão dos nossos sentimentos e atitudes. É nesse momento que a pessoa irá realizar uma autorreflexão e entender melhor a si próprio. O especialista dispõe de técnicas para fazer o paciente se abrir e aprender consigo mesmo. A frequência, dessa forma, mostra-se como essencial para apresentar resultados consistentes.

Confira abaixo alguns benefícios do consulta psicológica no tratamento da depressão:

  • A pessoa passa a identificar melhor os seus sentimentos. Esse é um dos principais benefícios da terapia, de maneira geral. Compreender os sentimentos e o porquê deles ajuda a controlar nosso comportamento e devolve o controle da situação para nós.
  • O paciente compreende melhor o seu humor. No caso da doença, conhecer os estados mentais que estamos passando é o primeiro passo para poder mudá-los. Dessa forma, estar a atento ao humor depressivo, um dos primeiros sinais do distúrbio, pode ser vital para combatê-lo.
  • O indivíduo começa a identificar os pensamentos que pioram a doença. Ser capaz de entender os gatilhos que intensificam o quadro depressivo é vital para uma recuperação mais rápida e segura.
  • A pessoa desenvolve defesas emocionais sólidas e saudáveis para lidar com as diversas situações. Nesse sentido, a consulta psicológica ajuda a construir mecanismos que solidificam as estruturas pessoas e evita crises súbitas.
  • O paciente passa a ter mais controle sobre a sua vida. Como a psicoterapia fortalece a estabilidade mental da pessoa, ela está menos suscetível a doença e, consequentemente, fica mais emponderada do próprio caminho.

Terapia online: solução confortável e prática

O tratamento psicológico online surge para aliar apoio e conforto. A depressão é uma doença que afeta muito o estado mental e físico da pessoa, por isso, é importante oferecer comodidade para o paciente. A consulta terapêutica online, então, surge como um espaço seguro e confiável.

A ajuda terapêutica online se adapta ao paciente e, no caso da depressão, isso é fundamental. A pessoa pode realizar o acompanhamento psicológico no ambiente mais confortável possível para ela, o que significa em maior relaxamento e qualidade do atendimento. Além disso, a disponibilidade de horário é essencial para rotinas apertadas ou em casos de crises súbitas.

A Telavita é uma plataforma de orientação psicológica online pronta para acolher as pessoas que estão sofrendo de depressão e precisam de orientação e apoio. Dessa forma, a consulta psicológica oferecida possibilita um tratamento personalizado, em que o paciente consegue escolher o horário e lugar mais confortáveis para a terapia. A plataforma conta com profissionais especializados que podem ajudá-lo na situação que se encontra.

Avalie este post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.