Quem pode fazer terapia?

quem pode fazer terapia

A nossa saúde mental acaba sendo afetada por uma quantidade considerável de estímulos, pois vivemos de modo acelerado. A fragilidade dos relacionamentos interpessoais devido à correria e a competitividade do mercado de trabalho sobrecarregam o nosso emocional.

A maioria das pessoas já chegou ao fim de vários dias exausto e com a cabeça cheia de preocupações que necessitam de soluções. Entretanto, quando o cansaço se torna diário, cabe a nós repensar nossas escolhas.

Às vezes, existe uma ou mais áreas da vida da pessoa que não vão bem, sendo assim é bem provável que existam fatores internos que precisam de mudança. A saúde mental é responsável pelos resultados daquilo que o indivíduo vive e negligenciar relacionamentos e outras esferas da vida não pode ser uma opção.

Agende agora uma consulta com psicólogo

Dessa forma, quando começamos a trilhar um caminho de negligência, nossa mente pode desencadear diversos sentimentos negativos. Isto é, podemos notar mudanças repentinas de humor, ansiedade e até distúrbios alimentares.

Nesse sentido, o receio e a vergonha de pedir ajuda só atrapalham. Muitas pessoas acreditam que conseguem dar conta da situação sozinhos, mas esse dificilmente é o caso. A terapia existe justamente para encontrar soluções práticas e eficazes para os impasses que nos perseguem na vida cotidiana, sejam estes grandes ou pequenos.

O que é terapia?

A terapia é um conjunto de práticas terapêuticas com a intenção de diminuir sofrimentos, elaborar questões íntimas, pensar o melhor caminho a seguir e interpretar os eventos e acontecimentos da vida de uma pessoa.

Sendo assim, o acompanhamento psicológico possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos e a melhora da saúde mental. Na terapia, o paciente olha para si mesmo e começa a elaborar as razões que o levam a determinados pensamentos ou atitudes em relação a uma área da vida.

LEIA MAIS: É melhor fazer terapia com um psicólogo parecido comigo?

Além disso, durante o trabalho com o psicólogo, é possível observar que o paciente elabora a sua autoaceitação. Dessa forma, o autoconhecimento ajuda o indivíduo a tomar atitudes corretas e ter comportamentos mais assertivos, possibilitando uma maior qualidade de vida.

Durante a prática clínica, conseguimos perceber que quando a pessoa inicia o processo terapêutico, ela começa a criar novas atitudes e comportamentos saudáveis. Desse modo, observamos que os pacientes encontram mais felicidade, confiança em si, além de maior controle sobre as relações próximas e seus pensamentos.

Conheça a plataforma de terapia online da Telavita

Quem pode fazer terapia?

Existe um estigma de que somente pode fazer terapia quem possui algum tipo de transtorno mental, entretanto, isso não poderia estar mais errado. A terapia é recomendada para qualquer pessoa que deseja melhorar aspectos emocionais em sua vida.

Nesse sentido, o terapeuta tem a função de auxiliar o paciente na busca por respostas, fazendo-o entender o porquê do surgimento de certos pensamentos e atitudes. Sendo assim, caso a pessoa tenha alguma questão que não está conseguindo lidar, o melhor a se fazer é procurar ajuda de um profissional.

LEIA MAIS: Além da terapia: o que fazer para melhorar sua saúde mental

Além disso, o psicólogo pode auxiliar na promoção da saúde mental para aqueles que possuem certo grau de adoecimento psíquico. Infelizmente, muitos esperam chegar em uma situação limite para buscar ajuda, porém, o tratamento com um profissional qualificado é capaz de melhorar a situação de sofrimento.

Sendo assim, podemos dizer que a terapia é para todas as pessoas, independente dela possuir algum transtorno mental ou não. Devemos tirar a imagem de que quem faz terapia é “louco”. Trata-se de uma ideia do passado e limitadora.

Encontre seu psicólogo online

LEIA MAIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.