A nossa saúde mental acaba sendo afetada por uma quantidade considerável de estímulos, pois vivemos de modo acelerado. A fragilidade dos relacionamentos interpessoais devido à correria e a competitividade do mercado de trabalho sobrecarregam o nosso emocional.

A maioria das pessoas já chegou ao fim de vários dias exausto e com a cabeça cheia de preocupações que necessitam de soluções. Entretanto, quando o cansaço se torna diário, cabe a nós repensar nossas escolhas.

Às vezes, existe uma ou mais áreas da vida da pessoa que não vão bem, sendo assim é bem provável que existam fatores internos que precisam de mudança. A saúde mental é responsável pelos resultados daquilo que o indivíduo vive e negligenciar relacionamentos e outras esferas da vida não pode ser uma opção.

Agende agora uma consulta com psicólogo

Dessa forma, quando começamos a trilhar um caminho de negligência, nossa mente pode desencadear diversos sentimentos negativos. Isto é, podemos notar mudanças repentinas de humor, ansiedade e até distúrbios alimentares.

Nesse sentido, o receio e a vergonha de pedir ajuda só atrapalham. Muitas pessoas acreditam que conseguem dar conta da situação sozinhos, mas esse dificilmente é o caso. A terapia existe justamente para encontrar soluções práticas e eficazes para os impasses que nos perseguem na vida cotidiana, sejam estes grandes ou pequenos.

O que é terapia?

A terapia é um conjunto de práticas terapêuticas com a intenção de diminuir sofrimentos, elaborar questões íntimas, pensar o melhor caminho a seguir e interpretar os eventos e acontecimentos da vida de uma pessoa.

Sendo assim, o acompanhamento psicológico possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos e a melhora da saúde mental. Na terapia, o paciente olha para si mesmo e começa a elaborar as razões que o levam a determinados pensamentos ou atitudes em relação a uma área da vida.

LEIA MAIS: É melhor fazer terapia com um psicólogo parecido comigo?

Além disso, durante o trabalho com o psicólogo, é possível observar que o paciente elabora a sua autoaceitação. Dessa forma, o autoconhecimento ajuda o indivíduo a tomar atitudes corretas e ter comportamentos mais assertivos, possibilitando uma maior qualidade de vida.

Durante a prática clínica, conseguimos perceber que quando a pessoa inicia o processo terapêutico, ela começa a criar novas atitudes e comportamentos saudáveis. Desse modo, observamos que os pacientes encontram mais felicidade, confiança em si, além de maior controle sobre as relações próximas e seus pensamentos.

Conheça a Telavita

Quem pode fazer terapia?

Existe um estigma de que somente pode fazer terapia quem possui algum tipo de transtorno mental, entretanto, isso não poderia estar mais errado. A terapia é recomendada para qualquer pessoa que deseja melhorar aspectos emocionais em sua vida.

Nesse sentido, o terapeuta tem a função de auxiliar o paciente na busca por respostas, fazendo-o entender o porquê do surgimento de certos pensamentos e atitudes. Sendo assim, caso a pessoa tenha alguma questão que não está conseguindo lidar, o melhor a se fazer é procurar ajuda de um profissional.

LEIA MAIS: Além da terapia: o que fazer para melhorar sua saúde mental

Além disso, o psicólogo pode auxiliar na promoção da saúde mental para aqueles que possuem certo grau de adoecimento psíquico. Infelizmente, muitos esperam chegar em uma situação limite para buscar ajuda, porém, o tratamento com um profissional qualificado é capaz de melhorar a situação de sofrimento.

Sendo assim, podemos dizer que a terapia é para todas as pessoas, independente dela possuir algum transtorno mental ou não. Devemos tirar a imagem de que quem faz terapia é “louco”. Trata-se de uma ideia do passado e limitadora.

Encontre seu psicólogo online

LEIA MAIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.