Sabe aquela pessoa que não larga da outra e que a todo momento precisa estar perto? Ou que necessita receber atenção e dedicação a todo o momento? Se você conhece alguém assim ou você é a pessoa que age dessa maneira saiba que essas podem ser características da carência afetiva.

A carência afetiva pode acontecer em qualquer tipo de relacionamento. No entanto, o vínculo em si com o próximo não determina isso, mas sim, a expectativa gerada nessa conexão.

O que é carência afetiva?

Apesar dos exemplos acima, qual é, afinal, o significado de carência afetiva? Todas as pessoas necessitam de atenção, todos querem ser vistos, reconhecidos e compreendidos pelo o que oferecem. Isso é algo normal do ser humano, porém, o problema surge quando essa carência de afeto vira sinônimo de dependência.

De acordo com o psicólogo Craig Malkin, a carência trata-se de um medo avassalador refletido no âmago mais básico e primordial das pessoas: a necessidade de se conectar. A carência, então, surge quando o indivíduo entra em pânico por achar que não irá conseguir criar vínculos afetivos com alguém. 

Dessa forma, tentamos freneticamente silenciar o ‘pânico primordial’ em nosso cérebro, fazendo o que for necessário para manter a conexão com a pessoa em questão.

Por fim, a carência afetiva pode ser entendida como a necessidade intrínseca de ser valorizado e correspondido por alguém, o que resulta numa dependência emocional. Ou seja, ela precisa ser validada constantemente pelo outro para ser feliz.

Carência afetiva: sintomas

E quais são os seus sintomas da carência afetiva, afinal? Tendo em vista esse lado negativo, é necessário aprender sobre os sinais de carência. Somente assim, será possível verificar se o relacionamento está numa escala saudável ou não.

Confira abaixo alguns sintomas de carência afetiva:

  • Dependência emocional;
  • Ciúme em excesso;
  • Medo de ficar sozinho;
  • Problemas interpessoais;
  • Necessidade de atenção constante;
  • Submissão;
  • Tendência a se envolver em relacionamentos tóxicos;
  • Excesso de autocobrança.

Causas da carência afetiva

A carência afetiva pode ter várias causas, e a complexidade dessa questão pode variar de pessoa para pessoa. Algumas das principais razões pelas quais as pessoas podem se tornar carentes incluem:

Experiências passadas

Eventos negativos ou traumáticos do passado, como a perda de um ente querido, um relacionamento abusivo ou experiências de abandono, podem deixar marcas emocionais profundas nas pessoas. Essas experiências podem criar um vazio afetivo e a necessidade de buscar afeto e conexão emocional em outras pessoas.

Falta de suporte emocional na infância

A infância é uma fase crítica para o desenvolvimento emocional de uma pessoa. Se durante essa fase não houver suporte emocional adequado, como amor, atenção e cuidado dos pais ou cuidadores, a criança pode crescer com um senso de carência afetiva e insegurança emocional.

Baixa autoestima

A autoestima está relacionada com a forma como nos vemos e valorizamos a nós mesmos. Pessoas com baixa autoestima podem sentir-se carentes de afeto e procurar constantemente a validação dos outros, pois não conseguem se sentir amadas e valorizadas por si mesmas.

Necessidade de preencher um vazio emocional

Algumas pessoas podem sentir um vazio emocional dentro de si, uma sensação de falta de algo importante em suas vidas. Essa carência emocional pode levá-las a procurar compulsivamente o afeto e a atenção de outras pessoas para tentar preencher esse vazio.

A importância de tratar a carência

Tratar a carência afetiva é essencial para promover uma saúde emocional e relacional equilibrada. A carência pode ter origem em diferentes experiências pessoais, e quando não é tratada, pode levar a problemas emocionais e dificuldades nos relacionamentos interpessoais. 

De acordo com a tese de mestrado “Differentiating connectedness and neediness as two forms of dependency”, a carência está associada à disforia, neuroticismo, introversão, apego inseguro e submissão. Dessa forma, por conta dessa dependência psicológica que o indivíduo possui, tal condição pode progredir para doenças emocionais graves.

O fator carência inclui itens que expressam preocupações intensas, ansiosas e desamparadas, com relação a possíveis separações, rejeições ou perdas interpessoais, aspectos da dependência conceitualmente relacionados à depressão. 

Como a terapia pode me ajudar a ser menos carente?

A terapia pode ser uma ferramenta muito eficaz para ajudar você a lidar com a carência afetiva e a desenvolver maior independência emocional. 

Um terapeuta qualificado pode ajudá-lo a compreender as origens da sua carência, identificar padrões de comportamento que contribuem para esse sentimento e fornecer estratégias para lidar com essa questão de forma mais saudável. 

Caso se encaixe nesse perfil, procure um psicólogo de sua preferência para realizar uma consulta. A Telavita pode te ajudar nesse processo! A nossa plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados.

Agende agora uma consulta com psicólogo

1 COMENTÁRIO

  1. Eu tenho todos esses sintomas …eu sou uma pessoa muito carente …queria saber qual é cura se é que isso tem cura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.