Benefícios da consulta psicológica online para evitar Burnout

0
398
evitar burnout

O esgotamento profissional, ou Síndrome de Burnout, tem cura e está ao alcance de um clique. Conheça os benefícios da psicologia online para o Burnout.

30 milhões. Esse é o número de trabalhadores brasileiros que sofrem de Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional. O dado divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) traz à tona a importância da saúde mental em qualquer aspecto das nossas vidas, inclusive no trabalho, área que ocupa grande parte dos nossos dias.  

Atualmente, o ritmo do mundo é pautado pela globalização acelerada, o que demanda cada vez mais trabalhadores para suprirem as necessidades do mercado. Esse cenário, aliado às tecnologias que nos mantém sempre conectados, gera cada vez mais estresse, ansiedade e outras doenças psicológicas nos funcionários. A doença de burnout é a consequência da modernidade que deseja sempre mais e mais.

Burnout: o que é?

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psicológico  que consiste em tensão emocional e estresse crônico decorrente do trabalho desgastante. O esgotamento físico, emocional e psicológico é constante e se manifesta, principalmente, em profissões cuja exigência interpessoal se faz presente.

Segundo a Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, “atualmente, Burnout é definida por uma combinação de três fatores: exaustão emocional (depleção da energia emocional pela demanda excessiva de trabalho), despersonalização (senso de distância emocional dos pacientes ou do trabalho) e baixa realização pessoal (sensação de baixa autoestima e baixa eficácia no trabalho), em outras palavras, Burnout é a resposta prolongada ao estresse crônico no trabalho”.

A Síndrome de Burnout agora é listada como doença crônica pela OMS. Confira a explicação da Milene Rosenthal, psicóloga e co-fundadora Telavita:

Leia também o artigo completo sobre Burnout aqui em nosso blog

Dentre os sintomas de burnout, o esgotamento mental, físico e  emocional protagonizam o quadro, seguidos de insônia, isolamento, irritabilidade, ansiedade, depressão, cefaleia, cansaço extremo, alterações de humor, distúrbios gastrointestinais, entre outros.

Confira aqui a lista completa de sintomas da síndrome de burnout

Tratamento: Psicologia online para Burnout

Felizmente, a síndrome de burnout tem cura, mas é importante que o diagnóstico seja realizado o quanto antes para que o tratamento seja iniciado. É vital ressaltar que somente médicos especialistas – psiquiatras e psicólogos – podem diagnosticar a doença.

Por ser um transtorno mental, é altamente recomendável que o paciente realize acompanhamento psicológico. Existem diversas linhas da psicologia que podem ser utilizadas no tratamento desse transtorno.

A psicologia online é uma das grandes novidades que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) aprovou em novembro de 2018. Com a nova resolução que entrou em vigor, a terapia online está completamente liberada, nos mesmos critérios de um atendimento presencial.O atendimento psicológico online oferece muitos benefícios e será cada vez mais uma ferramenta presente na vida dos pacientes.  No caso da síndrome de Burnout, ela pode ser a chave para evitar uma crise súbita e também para o tratamento periódico.

Acessibilidade e praticidade

Estamos sempre conectados. Basta um aparato tecnológico, como os smartphones, para iniciar uma conversa com os psicólogos. A praticidade e conforto que a psicoterapia online oferece estimulam a desinibição e a privacidade de não ter que ir a ambientes públicos. Além disso, a sessão de terapia online independe do município ou da rotina do paciente, pois fica a critério do paciente escolher o momento e local do atendimento.  É só ficar online e falar com o profissional da escolha dele. O paciente que sofre de burnout, por estar sempre atolado de trabalho, muitas vezes não consegue sair do trabalho para ir na consulta, ou seja, com a psicologia online, esse obstáculo é resolvido.

Outra vantagem da psicologia online para evitar que o burnout dê as caras é permitir que a pessoa sob um alto nível de estresse, seja por problemas com o chefe, demanda de trabalho, ou qualquer outro motivo que o faça se sentir ansioso, basta entrar em contato, no mesmo instante, com o psicólogo.

Profissionais diversificados

Especialistas de diversas áreas são capazes de auxiliar em problemas específicos, e, baseado nas necessidades e características mais relevantes de cada paciente, esse poderá encontrar o psicólogo ideal para o seu caso. Pesquisar o currículo do psicólogo antes da consulta pode ser essencial para um tratamento mais objetivo e eficaz, já que cursos ou pós-graduações que englobem o burnout, pode ser um grande diferencial.

Destruindo o preconceito

Os transtornos mentais ainda são fonte de muito preconceito por parte da sociedade, já que, pelo estigma adotado por ela, quem procura a terapia é considerado louco ou qualquer outro termo pejorativo. Esse tabu é completamente errôneo e só fomenta a quantidade de casos, pois, ao esconder a existência do problema, o indivíduo prolonga o sofrimento, adia o tratamento e, muitas vezes, nem chega ao diagnóstico.

Superação

O atendimento do psicólogo online não difere do físico no que diz respeito ao seu profissionalismo e às técnicas que aplicará. Ele ensina o paciente a desenvolver o autoconhecimento, fundamental para superar obstáculos, buscar caminhos mais eficientes, tratar traumas e transtornos, e, consequentemente obter mais qualidade de vida, realização pessoal e desenvolvimento. Portanto, todo tratamento é tão eficiente quanto ao de uma consulta presencial.

Assim, a sessão de terapia no caso do Burnout auxilia o paciente a transformar hábitos e pensamentos que refletirão na rotina pessoal e profissional dele.

Saiba mais sobre os benefícios da psicologia online!

A Telavita é uma empresa de psicologia online que visa democratizar  e transformar o acesso à saúde e bem-estar com autoridade e inovação. O grande diferencial da Telavita é ter pessoas que realmente entendem do assunto por trás da empresa. No quadro de fundadores estão os empreendedores Andy Bookas e Lucas Arthur de Souza, e a psicóloga Milene Rosenthal, que visa atuar no mercado de forma séria e comprometida com cada atendimento.

Com isso, a esperança é de que o Burnout e outros transtornos mentais façam menos vítimas ao redor do mundo, pois o preconceito e a falta de informação continuam a ser os piores obstáculos do diagnóstico e tratamento da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.