A angústia é uma sensação incômoda, mas que pode ser tratada!

Ela começa bem pequena e vai crescendo, crescendo e demora a desaparecer. Não importa o que faça, essa sensação permanece. Não chega a ser um dor no peito – no sentido físico da coisa -, mas é um sentimento intenso que fica ali, bem no fundo. Esse é somente um dos sintomas da angústia.

Falta de ar, sufocamento e batimentos acelerados também podem ser encaixados nesse quadro. Sentir angústia não é uma sensação nem um pouco boa e pode desencadear muitos outros processos psicológicos e que também podem se tornar físicos.

Qual o conceito de angústia, então? A definição de angústia pode ser compreendida como um sofrimento mental que inclui o medo e o sentimento de aflição, que podem resultar em sintomas físicos psicossomáticos. Dessa forma, é importante também conhecer maneiras de combater esse problema. Ela possui tratamento e, portanto, deve ser solucionada o quanto antes. Confira abaixo maneiras de lidar com a angústia profunda.

Procure ajuda profissional

A melhor maneira para lidar com a situação é procurar ajuda de profissionais capacitados. Não importa se é uma “angústia sem motivo”, a persistência dos sintomas é um sinal de que algo não está bem com a pessoa. Nesse sentido, visitar um médico clínico geral para descartar outras doenças é recomendado.

Além disso, é fundamental consultar o psicólogo e o psiquiatra. O primeiro será responsável por descobrir a raiz dos problemas que afligem o indivíduo e irá trazer ferramentas para ele lidar com a situação. Já o segundo, além dos componentes mentais, irá verificar se existe algum distúrbio biológico ocorrendo e trabalhará com remédios para estabilizar o organismo.

LEIA MAIS: Psicólogo e Psiquiatra: o papel de ambos para a saúde mental.

Tenha uma alimentação saudável

Você sabia que angústia e tristeza podem ser resolvidas com comida? Bem, talvez não com 100% de eficiência, mas a boa alimentação interfere na saúde mental das pessoas. O que ingerimos está diretamente relacionado com a mente.

De acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA), estão surgindo cada vez mais estudos e revisões que comprovam a influência dos alimentos no estado mental. Dessa forma, escolher uma dieta saudável pode ser o diferencial entre o desenvolvimento da condição ou não.

LEIA MAIS: A influência da alimentação saudável na saúde mental!

Pratique exercícios físicos

Ninguém gosta lidar com angústia e ansiedade. Essas condições, dependendo do grau de intensidade, podem prejudicar muito a vida de uma pessoa. Nesse sentido, simples práticas físicas podem diminuir os sintomas psicossomáticos deles.

Sobre o assunto, o artigo “Exercise for Mental Health”, traz que “o exercício melhora a saúde mental, reduzindo a ansiedade, a depressão e o humor negativo e melhorando a autoestima e a função cognitiva”.

LEIA MAIS: Confira esses 5 exercícios que te ajudarão a manter a saúde mental.

Tenha uma boa noite de sono

Nada como uma boa noite de sono, não é mesmo? Revigora e já dita um melhor início de dia. Uma crise de angústia do dia anterior pode ser resolvida dormindo. Esse reinício talvez seja suficiente para lidar com o problema.

De acordo com o artigo “Does improving sleep lead to better mental health?”, “embora o sono tenha sido tradicionalmente conceituado como uma consequência secundária dos problemas de saúde mental, as visões contemporâneas prescrevem um papel causal mais influente do sono na formação e manutenção de problemas de saúde mental”.

LEIA MAIS: Está difícil dormir? Confira 5 dicas para melhorar o sono!

Fique próximo de pessoas queridas

Quando as coisas não estão indo bem, ficar rodeado de pessoas próximas e queridas é uma boa estratégia para melhorar a situação. Elas querem o seu bem e isso faz toda a diferença. Não é preciso lidar com tudo sozinho.

Às vezes, conversar é a melhor solução. “Que angústia!”. Também é bom soltar o que está causando tanto sofrimento. Falar sobre o assunto e de forma honesta pode ser capaz de amenizar os sentimentos ruins.

Caso esteja se sentindo angustiado ou conhece alguém que esteja, procure um psicólogo ou psiquiatra de sua preferência. Caso precise de tratamento, saiba que a terapia é uma das mais importantes formas de tratamento. A Telavita pode te ajudar nessa luta. A plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados. Agende uma consulta com um de nossos psicólogos e dê um passo para o início de seu tratamento.

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.