O maior desejo dos pais é ver os filhos crescerem e se tornando adultos felizes. Entretanto, muitos deles possuem dúvidas sobre como preparar as crianças para trilharem esse caminho. São diversas as possibilidades de criação e, por isso, a insegurança pode surgir, porém, não é preciso ter medo.

Então, o que podemos considerar como sendo a estrada para o sucesso? Bem, um adulto bem-sucedido é aquele preparado para viver em sociedade. Dessa forma, ele possui boas habilidades de relacionamento, capacidade produtiva, independência financeira e emocional.

Nesse sentido, para que os filhos possam alcançar essa plenitude em todas as áreas da vida, existe um segredo fundamental: os valores. E eles precisam ser transmitidos desde os primórdios da educação.

A importância dos valores

É importante lembrar que transmitimos às crianças preceitos que terão consequências durante toda a vida delas. Sendo assim, para desenvolver habilidades essenciais precisamos ensinar valores construtivos e que favoreçam o caminho do sucesso. Entretanto, o que seriam esses valores?

Os valores pessoais são características e qualidades que engrandecem as pessoas. Eles são forças motrizes prioritárias, poderosas e valiosas que devem ser preservadas. São elas: honestidade, credibilidade, respeito, altruísmo, solidariedade, tolerância, compreensão, igualdade, coragem, humildade, gratidão, prudência, generosidade, entre outros.

LEIA MAIS: A importância da convivência de qualidade entre pais e filhos

Os nossos valores terão enorme impacto na convivência social e na integridade física e emocional. Então, quando a pessoa honra os seus valores, ela está honrando a si mesmo. Isto é, ela está sendo congruente e proporcionando fluxo contínuo de alegria, o que gera sentimento interno positivo e atrai felicidade.

A educação infantil como norte

Como o desenvolvimento desses sentidos ocorre desde cedo, precisamos tomar cuidado com o que é transmitido aos pequenos. Dessa forma, a educação infantil é fundamental na construção dos valores morais.

É muito comum, em vários momentos, que se observe como crianças entram em contato com diversas situações construtivas. Para trabalhar com as diversidades, os pais responsivos e reflexivos planejam, organizam, redirecionam e avaliam as situações educacionais.

Então, observam desde a relação com as resoluções de conflitos, como lidam com as frustrações e a inter-relação com os brinquedos. Afinal, essas são preciosas oportunidades de se trabalhar valores. A diferença, entretanto, está na maneira como os pais administram e valorizam as situações do dia a dia.

Neste universo coletivo, pode-se perceber o quanto as crianças também vivenciam muitas situações que favorecem a experiência da colaboração, a manifestação da afetividade e, também, de conflitos cognitivos, morais e sociais.

As regras e os princípios morais só são construídos no decorrer de seu desenvolvimento, experiências e das interações da criança. Dessa forma, tal construção é determinada pelas trocas que as crianças estabelecem com o meio, seja ele familiar, escolar ou social.

Sendo assim, tornam-se privilegiadas quando entram desde cedo em um universo social dinâmico e construtivo e com uma educação de qualidade. O ensino propositivo e edificante é o caminho para o sucesso.

O papel da afetividade nos valores

Há preocupação de profissionais especializados e educadores no sentido de se aprofundarem em discussões sobre a moral. De acordo Jean Piaget, “toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras”.

Dessa forma, acredita-se que da afetividade surgem os valores. Em outras palavras, o investimento afetivo que a criança realiza nas trocas interpessoais se traduz por uma valorização às pessoas, a si próprio e às ações realizadas.

LEIA MAIS: Os maiores conflitos do adulto jovem

Saiba que você transfere seus próprios valores para seu filho. É através da atitude dos pais que o filho aprende. Portanto, seu nível de responsabilidade na educação é deveras comprometedor. Você precisa ser o exemplo.

Com os valores bem estruturados, você pode desenvolver habilidades para o sucesso de um adulto feliz. O caminho para seu filho corresponder com comportamentos positivos está substancialmente na essência dos valores.

Como desenvolver habilidades

Como visto, é através dos valores que você pode desenvolver habilidades, como: responsabilidade, comprometimento, cooperação, comunicação, resolução de conflitos, empatia, autocontrole, perseverança, superação, entre outros.

Existem diversas ferramentas, com recursos lúdicos, que os pais e educadores podem utilizar para desenvolver habilidades e preparar o filho para a vida, desde a tenra idade. A criança aprende de forma muito rápida e eficiente, através dos processos lúdicos.

Nesse sentido, preparei um curso completo e separei ferramentas para utilizar com seu filho em momentos de lazer e diversão para desenvolver habilidades, desde histórias e audiobooks, até recursos de coaching, levando seu filho do estado atual ao estado desejado.

Enfim, o importante é você aproximar seu filho do adulto saudável de amanhã, desenvolvendo valores e habilidades poderosas para um futuro feliz e de prosperidade. Aproveite todas as oportunidades lúdicas para ensiná-lo, desenvolvendo a auto responsabilidade com ele mesmo e para a vida.

Se orgulhe de você e de seu filho quando ele estiver adulto. O que você fizer hoje será colhido amanhã e ele agradecerá muito por isso. Com certeza, a gratidão e o reconhecimento serão os sentimentos que mais estarão presentes no relacionamento entre pais e filho.

1 COMENTÁRIO

  1. Contrariando um pouco, a tese de que a criança sendo por si possa gerar trauma, mas no meu caso, me fez amadurecer mesmo na juventude! De família numerosa ser caçula vem naquela máxima “excesso de contingente”, aliado ao fato de que meu pai era mecânico autônomo e com falecimento dele tivemos o poder aquisitivo bem diminuído. Atualmente, os irmãos mais velhos, na faixa de 60 a 67 anos, eles não tem amadurecimento como deveria, por exemplo, em Não se desfazer da herança, porque sentiram menos o efeito do período da pobreza, por já estarem adolescentes quando nosso pai faleceu! Então, o mimar, o deixar de ensinar programação financeira aos filhos, presenteando mesmo que se endividando, com o presente que desejam, eles se tornarão adultos que darão o mesmo peso na aquisição de móvel e Imóvel!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.