No atual cenário econômico de nosso país, nos deparamos com um contexto mais desfavorável para oportunidades de emprego e recolocação no mercado. Entretanto, percebe-se, mesmo que de forma mais lenta, oportunidades circulando nas plataformas de recrutamento e seleção.

O mercado continua operando, mas o gargalo está mais estreito. Então, você acha que está preparado para se destacar dentro dessa competição cada vez mais acirrada? Bem, pode deixar que vou ajudá-lo, porém, tenha em mente também as novas possibilidades que estão surgindo.

Inclusive, diante das mudanças significativas do cenário da empregabilidade, destaca-se a modalidade virtual e um novo regime de vínculo: o prestador de serviços. Isso abre novos campos de atuação, além de trazer mais chances para você se manter produtivo e garantir estabilidade financeira.

Sendo assim, preste atenção nas dicas que irei passar, pois elas podem ser utilizadas tanto para aqueles que desejam encontrar um novo emprego, como também para quem procura uma nova forma de trabalhar.

O que fazer para encontrar um novo emprego?

Achar um novo trabalho pode ser complicado, entretanto, isso se torna uma tarefa ainda mais difícil quando não atuamos de forma ativa e propositiva. Sendo assim, a principal mudança necessária para alcançar o seu objetivo é participar e procurar oportunidades.

Mantenha sua rede de contatos ativada

Como sempre, a rede de contatos é o melhor caminho para obtenção de oportunidades de trabalho. Aliás, tornar-se uma pessoa com interesse genuíno por seus amigos e antigos colegas de trabalho sempre favorece o fortalecimento de contatos.

LEIA MAIS: 5 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

Dessa forma, procure utilizar suas competências e ofereça apoio e suporte. Então, tente auxiliar tecnicamente as pessoas em momentos de necessidade e até mesmo execute algumas tarefas para aliviar a sobrecarga delas. Tudo isso contribui para um processo de gratidão recíproca e abre oportunidades.

Divulgue-se e participe de redes sociais

Outro ponto muito importante para fazer é participar de discussões positivas em redes sociais. Sendo assim, escreva artigos ou faça vídeos de sua área de trabalho capazes de trazer conhecimentos aos profissionais de diferentes setores. Aproveite a sua capacidade criativa e explore ao máximo essa competência.

Essa estratégia é bem válida, pois atualmente as pessoas estão focadas em novas informações, principalmente, provenientes de alguém experiente. Além disso, como a vida das pessoas é praticamente online, lembre-se de utilizar plataformas mais favoráveis nessa estratégia (LinkedIn e Instagram).

Acrescente ferramentas profissionais fazendo cursos online

Use o seu tempo livre para fazer cursos online e expandir sua performance. É importante aproveitar a oportunidade para reforçar suas qualificações e aprender novas habilidades. Aliás, ter algumas certificações em seu currículo será útil ao se inscrever para novas vagas de emprego.

Diante do cenário atual, várias empresas de ensino online têm se oferecido para compartilhar treinamentos e cursos profissionais gratuitamente. Fique atento, pois, além de ampliar sua rede de contatos, há muitos lugares recrutando através de escolas acadêmicas e ambientes de formações.

Renove seu currículo e perfis online

Se empenhe para renovar seu currículo e perfis online. Nesse sentido, procure destacar suas realizações de carreira, educação e habilidades atuais. Além disso, aprenda a desenvolver sua marca para dar aos empregadores uma noção de sua missão, podendo se diferenciar de muitos candidatos.

LEIA MAIS: 7 comportamentos comuns de pessoas com inteligência emocional no trabalho

Atenção: ao se candidatar para qualquer emprego, leia a descrição do trabalho com atenção para mostrar as habilidades específicas que correspondem à descrição do cargo. Uma análise feita com cuidado pode render bons resultados.

É hora de flexibilidade

Antes de almejar um novo emprego, as pessoas possuem um ideal ou sonho de como será seu cargo e o ambiente profissional. Entretanto, nesse momento, a flexibilidade é imprescindível e necessária para conseguir caminhar nessa direção.

Gostaria de frisar que você não deve mudar completamente quem você é ou deseja ser em sua função profissional, porém, é necessário a capacidade de adaptação. Em tempos de turbulência, procure mudar habilmente as tarefas ou prioridades, pois isso irá mostrar a sua capacidade como um profissional de sucesso.

Foco na sua motivação

Mantenha-se animado durante esse processo e envolva-se com tarefas diversas. Então, faça exercícios físicos, escute músicas e dance. Faça o seu melhor para manter a motivação em alta, afinal, isso permitirá lidar melhor com as dificuldades que enfrentar.

Além disso, é sempre válido procurar profissionais que possam ajudá-lo, caso não consiga sozinho. Essa mudança ajuda você a sair de uma situação mais difícil e ultrapassar qualquer barreira na manutenção de sua vida produtiva.

Você está organizado para esse novo cenário?

Atualmente, vivemos num contexto completamente diferente do considerado “normal”. O home office virou regra para muitos e a estabilidade nem sempre está garantia nessa nova visão de empregabilidade.

Dessa forma, o seu quarto – ou outro ambiente de sua casa – deve ser prioridade para exercer sua profissão. Em meus atendimentos diários, devido aos profissionais efetivos estarem atuando em casa, me deparo com várias pessoas ainda em processo de adaptação, sentindo falta de encontrar pessoas nos ambientes corporativos, com seu sapato social e até mesmo a maquiagem no rosto.

LEIA MAIS: A importância da saúde mental no trabalho: doenças psicológicas e o afastamento

Dessa forma, você precisa se enquadrar e realizar uma total organização para estar preparado ao novo cenário. Com esse aspecto superado, será muito mais fácil encontrar o caminho da produtividade e, com certeza, aumentará suas chances em grande escala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.