Desempenho. Essa palavra é constantemente usada para medir o nível de trabalho dentro das empresas. Seja como algo positivo ou negativo, a realidade é que, aparentemente, não existe satisfação quando ela é empregada. A excessiva cobrança por resultados pode gerar inúmeros problemas para corporação e funcionário. Logo, a psicologia do trabalho auxilia na prevenção dessas adversidades.

Quando colocamos quantidade acima de qualidade, parece sempre que algo está faltando. As avaliações apontam que a performance poderia ter sido melhor ou que os recursos poderiam ter sido utilizados de forma mais eficiente. Dessa maneira, a situação torna-se um eterno conflito no ambiente de trabalho.

Como a psicologia do trabalho pode auxiliar as organizações?

A figura da psicologia do trabalho aparece como um expoente capaz de resolver o dilema do estresse e ansiedade excessivos gerados pela busca do desempenho perfeito. No entanto, seu papel é encontrar uma forma de criar um ambiente saudável e competitivo ao mesmo tempo.

Adotar a psicologia no ambiente de trabalho permite aproveitar os conhecimentos sobre a mente humana para incrementar os resultados das empresas. A psicologia do trabalho é uma vertente dessa escolástica focada na melhora do aspecto organizacional.

Considerando os fatos apresentados, foram selecionadas algumas possibilidades de atuação do psicólogo do trabalho. Confira a seguir.

Recrutamento e seleção

Ao tratar sobre psicologia do trabalho e gestão de recursos humanos, provavelmente, a primeira ideia que venha à cabeça seja sobre recrutamento e seleção de pessoas. Bem, esse pensamento não está errado, afinal, trata-se de uma função fundamental para o prosseguimento e crescimento das empresas.

Nesse aspecto, os profissionais procuram realizar testes e entrevistas com os candidatos para verificar aqueles que estão mais capacitados para a vaga disponível, além de avaliar o alinhamento deles com a cultura da companhia.

A seleção de pessoas é uma atividade crucial dentro dos processos organizacionais. Através dela, serão adicionados elementos valiosos dentro da operação que podem aumentar a capacidade produtiva da empresa.

Além disso, são implementadas metodologias capazes de analisar os melhores indivíduos para entrar nas organizações. O recrutamento de pessoas precisa funcionar para que a organização possa continuar crescendo com o melhor capital humano possível.

Treinamento e desenvolvimento das equipes

Essa atividade está preocupada em como melhorar o desempenho das pessoas no trabalho. Trata-se de uma função que visa manter os profissionais atualizados. Ou seja, oferece as ferramentas necessárias para desenvolverem suas funções com eficiência.

Sendo assim, o especialista procura determinar as habilidades necessárias que cada área precisa ter. Além disso, avalia e constrói programas de treinamentos de capacitação dos funcionários. É uma posição estratégica de crescimento da empresa.

A ideia principal é promover a cultura do aprendizado. Nesse sentido, funciona também como um fator de motivação dentro do corpo de colaboradores. Por isso, o tato com esses assuntos e os feedbacks constantes são valiosos para manter as pessoas interessadas.

Gestão de conflitos

O ambiente de trabalho está repleto de enfrentamentos. Nem sempre todos os funcionários se dão bem, portanto, é necessário que o profissional esteja preparado para lidar com questões de gerenciamento de conflitos.

A resolução de problemas é uma função importante, pois permite que as partes envolvidas na situação possam voltar a produzir normalmente. Encontrar a solução é imprescindível, uma vez que evita desgastes dentro das equipes.

Além disso, o especialista deve ficar atento no quesito da prevenção. Ter tato e identificar futuras divergências é um papel estratégico e permite resoluções pacíficas e tranquilas. Impedir embates é mais valioso do que resolver um deles.

Contudo, esse tipo de função é fundamental, já que a sua utilidade pode ser vista em áreas complicadas das empresas. Quando a administração de conflitos é bem empregada, é possível observar uma diminuição de gastos com demissões e processos de contratação.

ebook-saude-mental-nas-empresas

Atendimento psicológico

Falar sobre saúde mental e psicologia do trabalho é imprescindível. Portanto,a empresa precisa estar atenta às condições dos colaboradores e na possibilidade deles desenvolverem transtornos psicológicos decorrentes da rotina de trabalho.

Nesse sentido, oferecer psicoterapia pelo trabalho acaba sendo uma solução interessante para lidar com problemas relacionados à corporação . Dessa forma, vale destacar a atuação de clínicas, tradicionais ou online, que oferecem serviços corporativos.

O atendimento psicológico, então, é fundamental por dois aspectos. O primeiro é em relação ao colaborador que já está sofrendo com problemas, pois a terapia pode ajudá-lo. Além disso, desempenha um papel preventivo na saúde mental. Por consequência, esse trabalho melhora o desempenho das equipes.

Pesquisa de clima organizacional

E como melhorar o ambiente de trabalho? Bem, a utilização de uma pesquisa organizacional pode ser a solução. Através dela, o psicólogo pode perceber o ambiente e o nível de satisfação presente entre os colaboradores.

A atuação do especialista acontece em diferentes momentos. Primeiramente, ele irá trabalhar no desenvolvimento do material que será entregue aos funcionários. Logo, essa etapa permite direcionar o que a organização busca como objetivo.

Além disso, possui um papel importante após receber os resultados da pesquisa de clima organizacional. Sendo assim, com os dados em mãos, é possível compreender os aspectos que incomodam as pessoas da empresa, além de visualizar o que agrada os indivíduos.

Esse ponto permite que seja traçada uma estratégia junto com os gestores das empresas. O psicólogo aponta quais são os pontos de melhoria e sugere como isso pode ser alcançado para os cargos de nível gerencial.

Como a Telavita pode te ajudar

Sabendo da importância da psicologia no âmbito organizacional, criamos o Programa de Saúde Emocional (PSE). O projeto visa oferecer a solução completa para as empresas, desde a descoberta de possíveis problemas até a resolução deles.

O PSE oferece um mapeamento completo de como a saúde emocional dos seus colaboradores estão e ainda, disponibiliza um catálogo de psicólogos especializados para lidar com todos os tipos de problemas organizacionais e pessoais. 

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.