Os processos de psicoterapia e de coaching são bem diferentes, entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre a diferença entre eles. O objetivo é diferente, além do estudo necessário para atuação ser bem distinto.

Mesmo assim, as pessoas confundem o propósito deles e tratam como se fossem procedimentos semelhantes. Por conta disso, é necessário elucidar a temática de cada um – até para facilitar a escolha do profissional.

Aliás, o importante é não negligenciarmos a nossa auto responsabilidade e a importância do nosso protagonismo na resolução dos desafios. Nesse sentido, precisamos tomar as rédeas das nossas próprias vidas e buscarmos o suporte profissional mais adequado, caso necessário. 

Agende agora uma consulta com psicólogo

O trabalho do coaching

O coaching visa auxiliar o cliente a desenvolver e superar algumas dificuldades na hora de lidar com certas situações e desafios diários. Vale destacar que o trabalho é realizado com a perspectiva de crescimento na própria vida ou na carreira. Além disso, também é uma opção para quem quer alcançar alguns resultados pontuais práticos. 

O coaching tem uma estrutura definida. Nesse sentido, trabalha com a identificação de objetivos, com o mapeamento de características do indivíduo, pontos de desenvolvimento e planos de ação. 

LEIA MAIS: Como funciona a psicoterapia online?

Aliás, a metodologia toda possui um período determinado para acontecer. Isso é fundamental, pois o coaching trabalha com objetivos definidos pelo próprio indivíduo, ou seja, existe um término claro.

Vale frisar que o processo de coaching não tem o propósito de lidar com resoluções de traumas, fobias ou problemas de abuso, pois fogem da alçada e da competência profissional do coach. 

Dessa forma, seria irresponsável algum profissional querer se aventurar e tentar resolver questões para o qual não foi treinado. Além disso, é irresponsável achar que existem fórmulas mágicas e simplistas para que se resolvam questões traumáticas.

Conheça a Telavita

A psicoterapia mergulha na psique do indivíduo para ajudá-lo a lidar com os seus questionamentos internos. Como essa investigação, às vezes, pode ser muito dolorida e muito sofrida, não existe um tempo predeterminado para resolução da questão.

Em linhas gerais, o papel da psicoterapia é auxiliar o indivíduo a trabalhar nessas dores para entender melhor a si mesmo. Nesse sentido, procura compreender os aspectos desafiadores da vida para torná-la mais adaptativa e realizadora.

LEIA MAIS: Como escolher um psicólogo?

Sendo assim, a psicoterapia aborda possíveis traumas, promove a mudança de hábitos autodestrutivos e melhora relacionamentos. O psicólogo procura trabalhar os sentimentos que geram dor ou incômodo para promover o autoconhecimento.

Além disso, o psicólogo demanda todo um estudo, ou seja, é necessário passar por uma faculdade de Psicologia para conseguir atuar dentro da área. O profissional visa a saúde mental do paciente e procura lidar com os transtornos psicológicos.

Diferença entre psicologia e coaching

O coaching possui como foco o trabalho no presente. Dessa forma, propõe ações pontuais e atuais para o cliente conseguir resolver os problemas que estão afetando a pessoa. Entretanto, é importante entender a diferença entre o trabalho do psicólogo e o papel do coach.

De fato, algumas abordagens psicoterapêuticas realmente mergulham nas questões que trazem um significado para o presente. Nesses casos, todavia, o fazem num nível de profundidade diferente. O psicólogo está preparado para lidar e apoiar o paciente nos aspectos emocionais.

Já o coach não tem conhecimento suficiente nessa área, aliás, não possui ferramentas para lidar com isso e nem legalidade para tal. O profissional que decide trabalhar com esse tipo de abordagem pode ser acionado pelo exercício ilegal da profissão de psicoterapeuta.

Em suma, embora psicólogos e coaches ajudem pessoas com problemas semelhantes, seu trabalho não é o mesmo. Então, se você busca uma evolução no aspecto profissional e de vida, é fundamental saber que tipo de orientação irá atendê-lo melhor. 

Encontre seu psicólogo online

1 COMENTÁRIO

  1. O Coach percebo trabalha mais o desenvolvimento da persuasão, tipo aquele vendedor que acaba lhe oferecendo produtos que você nem tenha necessidade de adquirir, ou noutra ponta aquele corretor que lhe mostre que o imóvel possa satisfazer as suas necessidades, como outrora, quando minha mãe foi numa casa com 3 quartos e ela precisava com 4 quartos, aonde o corretor perguntou se ela precisaria de sala de estar e sala de jantar, como não era necessário, uma das salas, foi dividida em quarto e sala de TV e a sala que seria de estar, se tornou de jantar! Como se percebe o coach pode possibilitar o endividamento das pessoas que não aplicam o critério custo X beneficio em suas compras, como pode a compra atender a tal critério!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.