Crise existencial: como as crises existenciais podem ser enfrentadas

0
8023
crise existencial

A crise existencial é uma experiência que modifica a realidade da pessoa

Crise existencial. Em algum momento, você já passou por uma situação assim. Não é algo tão glamourizado como nos filmes, com certeza. Refletir sob uma cachoeira, por exemplo, não espelha a realidade. Lidar com os sentimentos confusos durante as diversas tarefas da rotina é mais plausível.

Não há muito como precisar quando irá chegar. Entretanto, já sabemos o que é no exato momento em que iniciam os sintomas da crise existencial. Atua como um rito de passagem, afinal, representa a mudança propriamente dita.

Apesar de positiva, muitas vezes é a angústia o sentimento prevalente durante tal condição. É exatamente o conflito que gera uma nova realidade. Uma realidade de perspectivas antes desconhecidas, mas finalmente encontradas após a resolução.

Então, sabemos um pouco sobre o seu processo. Porém, é complicado precisar o que ela realmente é. Por conta disso, será necessário realizar um exercício para compreender as diferentes fases da crise de existencialismo.

O que é crise existencial?

E qual é o significado de crise existencial? Colocar em palavras algo que demanda bastante do emocional é algo complicado. Cada experiência é diferente para cada pessoa e, além disso, é necessário considerar o momento de vida de cada um.

“O autoconhecimento é a chave de mudanças. Saiba como a psicologia online pode te ajudar!”

O artigo “Getting Out or Remaining in the Cage of Inauthentic Self: The Meaning of Existential Challenges in Patients’ with Cancer”, por exemplo, trabalha o conceito em pacientes que possuem câncer. Ou seja, irá demonstrar uma perspectiva diferente das demais.

Mesmo assim, é possível perceber uma noção de semelhança com a experiência universal. Segundo os autores, a crise existencial é “como uma divisão entre a pessoa e a realidade anterior, o que resulta em uma mudança de atitude e estilo de vida da pessoa”.

As crises existenciais são uma mudança de paradigma. Trata-se do confronto de realidade existenciais. Da anterior, que está confortável sendo assim, e da futura, que pretende ser disruptiva. A angústia durante esse processo surge da impossibilidade de vivenciar as duas ao mesmo tempo. É a angústia da escolha e de um novo caminho.

LEIA MAIS: 5 maneiras de combater os sintomas de angústia!

Crise de existencialismo: uma experiência necessária e controversa

A crise de existência é algo necessário na evolução de uma pessoa. Através desses momentos, que ocorrem redefinições e certezas. Aliás, ocorrem em diferentes estágios para moldar as perspectivas futuras. Seja na adolescência, no início da fase adulta ou já no final da vida, essas são situações que permitem o crescimento pessoal.

De acordo com o artigo “The Existential Crisis”, “experimentar uma crise existencial faz parte de estar vivo; significa que você está realizando uma importante tarefa da vida para evitar consequências negativas. O conceito de crise existencial existe principalmente em uma sociedade moderna, porque a sociedade moderna oferece muitas opções a indivíduos de diversos grupos”.

A autora exemplifica tratando sobre a formulação da sociedade atual. Nesse sentido, é possível perceber a enorme gama de escolhas que as pessoas possuem para realizar. Elas podem decidir as suas carreiras, com quem vão casar, entre várias outras possibilidades.

“Quando são oferecidas várias opções aos indivíduos, eles querem ter certeza de que selecionam a melhor opção para si mesmos. O processo de escolha pode causar grande ansiedade e levar a uma crise existencial”, complementa.

LEIA MAIS: Autoconsciência e sua relação com a saúde emocional e psicológica

Crise existencial: sintomas

Passar por essa experiência, entretanto, não é algo fácil. Durante o período, o indivíduo apresenta certos sintomas de crise existencial, que não são agradáveis. Por conta disso, é necessário entender o que está acontecendo para poder lidar da melhor forma possível.

Em relação aos sinais, o artigo “Components of existential crisis: a theoretical analysis” trouxe uma lista de ocorrências durante a condição.

– Dor emocional: o sofrimento acompanha o período de forma intensa;

– Desespero e desamparo: acredita-se de que não há solução vigente e que ninguém pode ajudá-lo;

– Sensação perturbada de integridade: a pessoa possui dificuldade para compreender a própria individualidade;

– Vulnerabilidade emocional: é comum o indivíduo estar mais sensível para as questões emocionais;

– Culpa e medo: a pessoa apresenta remorso e dificuldade para lidar com a situação;

Ansiedade: a dúvida sobre o futuro é angustiante e atormenta;

Solidão: é comum ocorrer o isolamento para tentar esclarecer o que está acontecendo.

LEIA MAIS: A importância da reflexão e do balanço pessoal no fim de ano

Sinais da crise de existência

Mesmo compreendendo o que significa a crise existencial não conseguimos evitá-la. Sendo assim, é fundamental estar atento aos sinais que o corpo e a mente dão para nos prepararmos da melhor forma e evitar um desgaste.

Estafa mental

A crise existencial provoca diversas mudanças no pensamento. E elas são claras. Afinal, a pessoa passa a maior parte do tempo cheia de reflexões e opiniões conflitantes na mente. O pior: isso não para.

Dessa forma, é comum chegar ao esgotamento mental, ou seja, o indivíduo não aguenta mais passar por aquilo. Nesses casos, geralmente a ansiedade se manifesta e piora a situação.

Perder a vontade de estar com outros

A crise existencial é algo tão forte que, muitas vezes, acaba por isolar a pessoa. Não que isso seja ruim num primeiro momento, pois precisamos de um tempo sozinhos para compreender o que está acontecendo.

O problema, entretanto, é quando isso vira algo recorrente. Nesse sentido, ocorre um conflito introspectivo que afasta a pessoa de tudo e todos, o que não é saudável. Então, estar sozinho é importante, mas também é fundamental saber aproveitar a companhia dos outros.

Negativismo constante

Os conflitos existenciais trazem duras reflexões. É difícil ter que lidar com tantas coisas ao mesmo tempo e, por isso, é comum que o desânimo e o pessimismo se instalem no ânimo do indivíduo.

Quando isso ocorre, todo o cuidado é necessário. É importante tratar as pessoas nessa situação com empatia e estar presente para apoiar. A crise é para ser algo temporário e não deve durar muito tempo.

Sensação de vazio e sem lugar no mundo

O que são crises existenciais senão a própria dúvida da realidade e vida? Dessa forma, é comum as pessoas ficarem com diversos questionamentos sobre o que são e não se encontrarem em lugar nenhum.

A desorientação é geral e impera o sentimento de impotência ao longo do tempo. Geralmente, os indivíduos ficam inseguros em relação ao futuro, principalmente, por ser difícil realizar prospecções atuais.

Crise existencial: o que fazer

Durante a crise de identidade é comum se sentir perdido. Dessa forma, muitas vezes nos sentimos travados e sem saber o que fazer, entretanto, existem algumas coisas que podemos realizar.

Mantenha o pensamento positivo

O primeiro passo é acabar com o ciclo de pessimismo e incapacidade. Sendo assim, é preciso deixar de pensar naquilo que você não consegue fazer e focar nas atividades que conseguimos praticar.

Então, quando estiver presenciando alguns dos sintomas de crise existencial passe a lembrar das suas conquistas e triunfos. A positividade promove o reconhecimento das nossas qualidades e promove a autoestima.

Evite comparações

Quando estamos no meio de uma depressão existencial costumamos nos comparar aos outros. Esse é um hábito ruim de cultivar, pois não permite a evolução individual e somente aumenta a insegurança.

É importante ter em mente que as pessoas são diferentes das outras e possuem contextos e habilidades únicas. Sendo assim, a comparação somente serve para notar a própria vida de forma negativa e não agrega no aprendizado.

Promova o autoconhecimento

Os conflitos existencial ocorrem, principalmente, por uma dúvida em relação sobre o que somos. Dessa forma, existe uma colisão de realidades entre o que fomos e o que queremos ser.

Nesse sentido, é essencial procurar compreender quem você é. Ou seja, é preciso ressignificar os padrões e descobrir as origens das suas inseguranças. Tentar entender você mesmo é a chave para superar o que é uma crise existencial, entretanto, não é preciso fazer isso sozinho.

Crise existencial: como sair dela?

Não existe uma resposta pronta para solucionar a questão da crise existencial. O que é possível, entretanto, é compreender a situação na qual a pessoa está, além de procurar meios para ajudar a passar esse momento.

Não é possível ter todas as respostas. E é simplesmente assim. Não importa o caminho que o indivíduo tome, não é possível saber de tudo. Mas é importante realizar uma reflexão e compreender que as incertezas fazem parte da vida.

É importante lembrar que não é necessário passar por esses momentos sozinho. A ajuda de um profissional capacitado pode ajudar – e muito – nesse estágio. O acompanhamento psicológico, por exemplo, é uma boa oportunidade para aprender a lidar melhor com os sentimentos e compreender a si mesmo. O autoconhecimento, afinal de contas, é a chave para se lidar com o mundo e com nós mesmos.

Se você acha que precisa de ajuda para resolver questões internas e para encontrar um caminho, saiba que a Telavita está aqui para você. A nossa plataforma online possui um leque de opções de profissionais capacitados e especializados.

A psicóloga da Telavita, Maria Isabel Ribeiro Cavalheiro (CRP 06/197), pode te ajudar a lidar com crises existenciais e a desenvolver o autoconhecimento.

maria isabelPsicóloga clínica formada pela Universidade Mogi das Cruzes e com diversas especializações, atuo há 45 anos na área. No meu dia a dia, acompanho cada paciente como um todo, no nível físico, mental, emocional e espiritual. A abordagem transpessoal considera o aspecto íntegro e genuíno de cada ser, no reconhecimento de sua essência, ou seja, no seu comprometimento com a vida e com a sua alma. Eu cuido principalmente dos bloqueios que impedem de alcançar e manifestar a sua completude e satisfação de vida. Destaco entre outros, os bloqueios mais frequentes que atendo, que são: por bloqueio no amor próprio; por medos e fobias; por conflitos amorosos, familiares e de trabalho; de relacionamentos afetivos e homo-afetivos; por problemas de casamento; ou de baixa estima causados por ressentimentos, remorsos, rejeição; por doenças crônicas; por acreditar (crenças inconscientes) ser impossível o que é possível.

“Agende uma consulta com a Maria Isabel aqui!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.