A psicologia organizacional desempenha papel fundamental no desempenho dos colaboradores

Todo local de trabalho está propício a ter conflitos. São diferentes pessoas convivendo juntas durante várias horas do dia. É normal surgir o confronto e o desacordo, entretanto, é necessário que existam certas regras para manter a harmonia resguardada.

Não é fácil preservar o controle da situação. A complexidade do ambiente formal instiga os indivíduos e o trato social deve permanecer como profissional. Sendo assim, é necessário que certas condutas sejam preservadas para que o clima corporativo permanece irretocável.

LEIA MAIS: Conflitos no Ambiente de Trabalho – Conciliação e mediação

Nesse sentido, a psicologia e o comportamento organizacional podem ser de grande valia para a situação. Ao aplicar os conhecimentos dessas áreas, o ambiente de trabalho consegue dispor de mais ferramentas para lidar com os problemas de conflito, além de propiciar melhora no desempenho dos funcionários.

Sendo assim, é importante compreender a importância da psicologia organizacional e como ela pode ajudar no dia a dia das empresas. Confira abaixo um resumo de psicologia organizacional e a sua atuação.

O que é Psicologia Organizacional?

Mas, afinal, o que é psicologia organizacional e do trabalho? De acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA), ela “é caracterizada pelo estudo científico do comportamento humano nas organizações e no local de trabalho”.

Dessa forma, trata-se de uma abordagem que procura compreender o comportamento do homem e suas relações no ambiente corporativo. Então, analisa os fenômenos psicológicos que ocorrem dentro da empresa e procura elaborar estratégias para melhorar o desempenho da companhia.

Além disso, tem como foco os relacionamentos humanos e os conflitos inerentes.”A especialidade se concentra em derivar princípios de comportamento individual, grupal e organizacional e em aplicar esse conhecimento à solução de problemas no trabalho”, complementa a APA.

Ainda, o psicólogo corporativo estuda e busca aperfeiçoar as normas, estruturas e cultura da companhia. Tal intuito é fundamental para poder alinhar o perfil dos funcionários com aquilo que é desejado pela empresa.

Qual a importância da psicologia nas organizações?

A psicologia empresarial é uma área estratégica dentro das empresas. O seu principal objetivo é manter a qualidade de vida de todos no ambiente de trabalho, trazendo consequentemente resultados únicos para a empresa.

Aliás, ao propiciar o bom clima organizacional é possível que as condições favoráveis não só desenvolvam o funcionário, mas façam com que ele tenha um trabalho em total harmonia. Ou seja, produzindo mais e melhor.

LEIA MAIS: 5 iniciativas para promover saúde mental no trabalho

O psicólogo do trabalho, então, procura entender as pessoas individualmente e como um todo para que possa agilizar os processos empresariais. Essa visão permite que o fator humano seja levado em consideração, além de apresentar resultados importantes em questão de desempenho.

Dessa forma, ao falar da importância da psicologia organizacional nas empresas é preciso ficar atento ao papel que o profissional desempenha pelo ponto de vista estrutural. Trata-se de uma função fundamental, pois visa conhecer a fundo a cultura do local e alinhar os funcionários com os preceitos estabelecidos ali.

Como é feita a consultoria do psicólogo do trabalho?

O trabalho do psicólogo organizacional começa com um diagnóstico da situação atual em que está a empresa. Sendo assim, ele irá apontar para os principais pontos positivos que o local apresenta, além de verificar falhas e problemas estruturais que precisam ser corrigidos.

O foco da psicologia organizacional do trabalho é a eficiência. Então, após o período de observação inicial serão elaboradas estratégias que possam melhorar o desempenho, além de melhorar o aspecto humano dos colaboradores. Ainda, o contato com os gestores de cada área é fundamental para proposições mais completas de ação.

Consequentemente, serão promovidas atividades para os funcionários, porém é necessário verificar mais uma etapa. A psicologia aplicada as organizações ocorre também para compreender os efeitos daquilo que foi proposto. Ou seja, é importante analisar a eficácia da execução proposta para continuar melhorando o ambiente de trabalho.

LEIA MAIS: Motivação no trabalho: a importância de motivar os profissionais

Áreas de atuação da psicologia do trabalho

Ao contrário do que muitos podem pensam, a psicologia do trabalho e organizacional não realiza somente testes psicológicos ou seleção de pessoas. Além desses quesitos, ela é utilizada para compreender e analisar o comportamento de todos presentes em um mesmo local.

Por conta disso, é possível perceber diferentes formas da psicologia das organizações. A versatilidade e o impacto dessas diferentes atribuições permitem um trabalho estratégico e específico dentro da companhia.

Confira abaixo as atividades passíveis de serem realizadas:

  • Treinamento e desenvolvimento das equipes: determinação das habilidades necessárias para executar tarefas particulares, além de desenvolver e avaliar programas de treinamento de funcionários;
  • Recrutamento e seleção de pessoas: realização de testes e entrevistas para avaliar a capacidade dos candidatos de emprego;
  • Vida profissional: observação da satisfação dos funcionários para maximizar a produtividade dos colaboradores;
  • Acompanhamento da saúde mental: atenção a possibilidade do desenvolvimento de transtornos em relação ao trabalho;
  • Gerenciamento de desempenho: desenvolvimento de metodologias para analisar o desempenho dos funcionários;
  • Desenvolvimento Organizacional: atua na melhora das organizações, visando uma estrutura de funções mais qualificada dentro do ambiente de trabalho;
  • Ergonomia: utilização de procedimentos e equipamentos projetados para maximizar o desempenho e minimizar lesões.

Benefícios da psicologia organizacional e do trabalho

A atuação do psicologo organizacional apresenta diferentes vantagens no ambiente de trabalho. Seja pelo ponto de vista humano ou até pela melhora estrutural, o profissional agrega diversos valores às empresas.

Isso se aplica tanto para os funcionários que terão uma maior qualidade de vida, como também aos gestores, que não precisarão ficar se desgastando por causa de resultados ou produção.

Como está diretamente relacionada a satisfação e desempenho de todos, a psicologia laboral conta com diversos benefícios oferecidos por essa prática. Confira abaixo alguns deles:

  • soluções de problemas organizacionais;
  • melhora a qualidade de ambiente de trabalho;
  • implementa metodologias organizacionais;
  • identificação da dificuldade de alcançar resultados de uma equipe;
  • motivação dos funcionários;
  • tomar medidas necessárias em caso de doenças e acidentes de trabalho;
  • promove a prevenção da saúde do trabalhador;
  • aumenta a produtividade;
  • diminui os gastos com demissão;
  • cria a cultura de respeito e valorização;
  • padroniza um ambiente que promove bem-estar e harmonia;
  • melhora na comunicação entre todos.

Qualquer organização pode optar hoje por crescer e evoluir de forma diferente. Entretanto, é fundamental confiar na consultoria dos psicólogos organizacionais. Somente assim, a empresa terá um suporte estratégico, que resultará em um bem enorme para as pessoas e  a empresa no geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.