Como o psicológico influencia na produtividade dos funcionários

alto-presenteismo-por-influencia-do-psicologico-na-produtividade

Você já teve momentos nos quais o seu corpo estava presente, mas sua mente não? Ela estava distante pensando em outra coisa ou, simplesmente, ausente e desconectada do que estava acontecendo? Quando estamos mal, é difícil para nós manter o mesmo ritmo de costume, afinal, muitas vezes o psicológico influencia na produtividade.

Com as altas demandas das empresas e as cargas horárias complexas se tornou comum o afastamento do trabalho por questões psicológicas. O Burnout, por exemplo, já acomete 30% dos brasileiros, segundo Jornal da USP.

No entanto, quando acometidos por algum tipo de transtorno psíquico, ficamos dispersos, preocupados com outros assuntos e deixamos de produzir na quantidade e qualidade que costumávamos produzir. Mas por que isso acontece?

O papel da saúde emocional na vida humana

Nosso cérebro é uma máquina. Ele é capaz de armazenar, interpretar e reproduzir informações instantaneamente. Entretanto, para funcionar bem, precisa também de cuidados. Logo, quando ultrapassamos nossos limites e exigimos de nós mesmos mais do que aguentamos, esse importante órgão é acometido por uma grande estafa.

 Precisamos do nosso cérebro para estudar, trabalhar, nos relacionar e qualquer outro tipo de interação humana. Sob esta perspectiva, é importante salientar que, assim como uma máquina, nosso cérebro também precisa de manutenção e reparos para funcionar bem. 

Desta maneira, o cuidado vem por meio da terapia e das boas práticas que visam a estabilização da saúde mental. O papel do psicológico na vida humana é inegável pois, o surgimento de doenças psiquiátricas afetam intrinsecamente a rotina do sujeito e também a sua produtividade.

A influencia do psicológico na produtividade?

Os transtornos psicológicos, dependendo de sua gravidade, podem ser extremamente incapacitantes para o indivíduo. Nessas situações, ficamos paralisados e passamos a fazer as coisas do jeito que sempre fazemos. Ou seja, trabalhamos da maneira mais conhecida e automática, pois gera menos esforço.

Inclusive, essa atitude pode trazer consequências, porque, na medida em que as demandas aumentam, teremos que dedicar mais tempo para fazer as mesmas coisas e deixamos de buscar novas possibilidades. Nessas condições, a ansiedade e o presenteísmo são praticamente inevitáveis.

Além disso, pode se tornar difícil atender nossa própria satisfação e encontrar propósito no que fazemos. Sendo assim, nossa saúde mental fica em risco e nosso rendimento diminui. Aliás, 61% das pessoas admitiram que a sua produtividade foi prejudicada por conta de questões de saúde mental, segundo pesquisa da Mind Share Partners, SAP e Qualtrics.

O impacto do presenteísmo nas empresas

Por conta da velocidade com a qual as mudanças têm acontecido no mundo, as empresas estão exigindo cada vez mais das pessoas. Dessa forma, saúde mental fica em segundo lugar, e o desejo da produtividade em primeiro. Porém, o que poucas organizações sabem é que o segundo depende do primeiro

Quando as empresas não valorizam a saúde mental dos funcionários, o presenteísmo se faz presente. Este, por sua vez, é um estado em que estamos absortos emocionalmente e sem conexão com o emprego. Tal fenômeno gera falta de foco e pensamento distante, comprometendo diretamente a saúde do funcionário e a sua correspondente contribuição com o trabalho.

Contudo, o impacto emocional e financeiro disso pode ser visto nos números. Nesse sentido, uma pesquisa internacional realizada com mais de 8 mil funcionários constatou que a perda de produtividade devido ao presenteísmo custa ao Brasil 63,3 bilhões de dólares por ano.

ebook-saude-mental-nas-empresas

Causas do aparecimento do presenteísmo

Diversos motivos estão relacionados ao presenteísmo. Dessa forma, preocupações rotineiras, medo de perder o emprego, problemas financeiros, complicações de saúde e questões de relacionamento podem construir um contexto prejudicial ao trabalhador.

Entretanto, é possível traçar uma relação direta entre esse fenômeno e as questões de saúde mental, como transtornos de ansiedade, depressão e a Síndrome de Burnout. Somente no caso da depressão, por exemplo, 80% das pessoas com a doença relataram algum nível de descomprometimento funcional, de acordo com o estudo “Working Well”.

O que fazer para aumentar produtividade nas empresas

Os números alarmantes podem ser transformados em dados inspiradores. Focando na saúde mental dos colaboradores, a taxa de presenteísmo cairá e a produtividade e satisfação com o trabalho poderão ser estabilizadas e até mesmo impulsionadas.

Dentro desse contexto, a Organização Mundial da Saúde aponta que para cada dólar investido em tratamento para transtornos mentais comuns, há um retorno de quatro dólares em melhoria da saúde e produtividade.

Além disso, de acordo com o estudo “Tendências Globais de Capital Humano” de 2018, 61% das empresas entrevistadas afirmaram que programas de bem estar oferecidos melhoram a produtividade e os resultados financeiros da marca.

O Programa de Saúde Emocional da Telavita

Sabendo da importância de olhar para as questões de saúde mental, principalmente dentro das empresas, a Telavita criou o seu próprio Programa de Saúde Emocional (PSE). Desta maneira, o projeto oferece às organizações um mapeamento completo do índice de estresse, ansiedade e depressão dos colaboradores visando também, a necessidade de intervenções maiores.

Além disso, como forma de prevenção e tratamento é disponibilizado um catálogo de psicólogos que atendem de forma online e poderão ajudar os funcionários a lidar com suas questões pessoais, e profissionais se assim desejarem.

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional
Artigo anteriorQuanto custa ignorar a saúde mental?
Próximo artigoAbsenteísmo, um problema na produtividade de empresas
ou psicóloga graduada em 2007 e pós graduada pela Universidade Mackenzie. Possuo grande vivência organizacional em desenvolvimento de pessoas. O maior investimento a se fazer é em nosso desenvolvimento pessoal e a terapia pode te ajudar. Utilizando a abordagem Analítica (Junguiana), observaremos e abordaremos as dificuldades do seu dia a dia, situações difíceis já vivenciadas, expectativas e necessidades de mudança, através de reflexão e, eventualmente, a análise de sonhos. É comum se deparar com a falta de satisfação, seja em relacionamentos ou mesmo nossas próprias atitudes, que parecem sair de controle. O autoconhecimento é o primeiro passo neste processo. Além de apoiar pontualmente situações difíceis, como a ansiedade, luto, tristeza, depressão, a terapia é um processo de transformação que tem por objetivo apoiar-nos para sermos mais conscientes em nossas atitudes, escolhas e, consequentemente, mais satisfeitos em nossas vidas. Realizo atendimentos a adolescentes, adultos e casais. Se acredita que a terapia poderá ajudar, agende uma sessão! “Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta”. ― C.G. Jung

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.