Atualmente vem crescendo a busca por técnicas, jeitos, formas ou maneiras de aumentar a produtividade e fazer com que se tenha um desempenho quase que perfeito para tudo. No entanto, a real é que na grande maioria das vezes não existe um único método que seja a virada de chave para uma rotina produtiva. 

Todavia, isso não quer dizer que não existam técnicas ou formas de maximizar a produtividade, muito pelo contrário. Antes de pensar em um método, é necessário entender o que está dando errado na sua rotina para assim, modificar da melhor forma suas tarefas, em busca de uma boa gestão do tempo.

O maior inimigo da produtividade: a distração

Um certo sujeito que todos os dias faz atividade física ao acordar, café da manhã e trabalho logo em seguida após alguns dias, percebe que já não estava fazendo atividade física constantemente como antes. Logo, durante a rotina de trabalho estava se distraindo por minutos e até horas apenas lendo emails.

No exemplo acima temos pontos bem claros que fizeram com que a pessoa não pudesse implementar uma rotina produtiva: as distrações. Sempre que acordava, esse sujeito mexia nas redes sociais e perdia um tempo considerável com o prazer de mexer no celular. Ainda, ao perceber que perdera muito tempo, decidiu ir direto ao trabalho e acabou também, distraindo-se com um ambiente mal organizado.

LEIA MAIS: 5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

O que pode causar a improdutividade?

A improdutividade pode estar associada a esquemas cognitivos, ou seja, a pessoa pode acabar não produzindo por falta de confiança, medo, insegurança e diversas outras questões emocionais.No entanto, todo esse conteúdo é alvo do terreno psicoterápico para que o sujeito possa aprender a lidar com esses impedimentos.

Em contrapartida, a improdutividade também pode ser causada pelo ambiente mal organizado que esta pessoa está inserida. Assim, é necessário controlar as variáveis que acarretam nesse viés, que é a falta de produtividade.

Como criar uma rotina produtiva?

Como exposto no exemplo utilizado, o celular e as redes sociais foram uma variável que sugou a atenção e dificultou a frequência na atividade física. Dessa forma, o estímulo (mexer no celular)  foi retirado e limitado. O indivíduo passou a visualizar as notificações do celular após a atividade física, e não antes. Logo, este hábito fez com que o problema fosse resolvido, as distrações cessaram e a constância retornou.

A mesma coisa acontece com os e-mails. É importante observar que se você tem distrações no seu dia, como e-mails, celulares, coisas que você precisa para seu trabalho mas, que são fáceis de te tomar um tempo desnecessário com outras coisas: limite-as. 

Dessa forma você pode criar um horário para verificar o email ou um horário para mexer nas redes sociais. Contudo, observe a sua rotina e veja onde você está falhando para criar uma nova maneira para driblar as adversidades.

LEIA MAIS: A relação entre produtividade e saúde mental

Elementos para auxiliar no aumento da produtividade

Para ter uma rotina produtiva, é necessário também,  trabalhar as questões emocionais que circulam o processo de produtividade de todo ser humano. Logo, podemos considerar importante analisar:

  • As cobranças;
  • Ansiedade;
  • Medos;
  • Culpa.

Da mesma forma, estratégias como: calendário, planner, alarmes com lembretes e post-its também funcionam muito bem. A grande maioria das pessoas acabam se desencontrando com a produtividade por detalhes simples que podem ser ajustados. Por isso, o recomendado é observar com cuidado dentro da sua própria dinâmica, quais os impedimentos que podem ser readaptados à rotina.

Conheça a Telavita

1 COMENTÁRIO

  1. O maior desafio é conciliar a Personalidade de cada funcionário aos objetivos da empresa! Ainda ouvimos dos Comerciantes, que o objetivo deles com relação aos temporários contratados no Natal seria efetiva-los! Geralmente isso ocorre, pelo custo que aumenta, dependendo da atividade exercida, em manter funcionários com mais tempo “de casa”! Dia 04, almocei próximo de duas funcionarias de Lojas de Departamentos, que mesmo tendo sido Supervisoras, já passaram pela tática de muitos Gestores, em remanejarem para outros Estados ou ainda que sejam cidades não tão longes, na esperança de que evitem o recomeço e peçam demissão, onde numa situação relataram o caso de uma remoção em que o colaborador aluga imóvel próprio que morava, para pagar aluguel na cidade para a qual foi removido. A questão da adaptação nem sempre fácil porque se for extrovertido, por exemplo, a cidade pode não ter ou ter poucas opções de lazer! Trabalhei nas Lojas Hermes Macedo em que o funcionário com notoria experiência e administração do tempo, só teve duas semanas para me ensinar o trabalho com várias rotinas diárias em sua realização. Eu no primeiro emprego e, até quando olhava para mesa dele, um contexto “surreal”: ele afastado das atividades em que já era “Mestre”, com tempo de sobra e, observando um jovem iniciante, que em duas semanas, foi “julgado” apto. a ocupar a vaga dele! Quando veio a Falência das Lojas Hermes Macedo Não me causou surpresa, afinal ninguém nasce “pronto”; até andar de Bicicleta precisamos de gente próxima que tem cautela de se afastar, quando percebe que o aprendiz “sai pedalando com segurança!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.