Entenda mais sobre a Sexologia

0
35152
estudo sobre sexo

A sexualidade humana é uma dimensão fundamental de nossa existência, influenciando nossas identidades, relacionamentos e bem-estar emocional. Contudo, ao longo da história, a compreensão e a abordagem da sexualidade têm evoluído, abrindo caminho para uma disciplina científica dedicada a estudar esse aspecto tão complexo e essencial de nossa vida: a sexologia.

No entanto, este campo de estudo vai além do simples estudo dos atos sexuais e envolve também questões de gênero, orientação sexual, identidade de gênero, saúde sexual e as diversas formas de expressão sexual presentes na sociedade.

O que é a Sexologia?

O estudo científico do sexo e da sexualidade datam desde o período grego, onde a curiosidade pelo tema já  ocupava a mente e os pergaminhos dos antigos gregos. Porém, a sexologia como ciência, tal como o termo “sexologia”, foi consolidada apenas no fim do século XIX, com a publicação de importantes livros sobre o assunto: 

  • Psychopatia sexualis de Richard von Krafft-Ebing, lançado em 1886;
  • Libido sexualis de Albert Moll, lançado em 1897;
  • Estudos de psicologia sexual de Havelock Ellis, também lançado em 1897.

A sexologia, no entanto, estuda o comportamento, pensamento e emoção humana com foco no desenvolvimento sexual e nos aspectos fisiológicos, psicológicos, médicos, sociais e culturais em que eles atuam. Logo, define-se por uma psicologia humana por trás das manifestações sexuais. 

Sexo x sexualidade: há diferença?

A diferença entre sexo e sexualidade está relacionada à natureza biológica versus a dimensão social e psicológica da expressão humana.

O sexo refere-se às características físicas e biológicas que diferenciam os seres humanos como machos e fêmeas. Por outro lado, a sexualidade envolve os aspectos emocionais, psicológicos, sociais e culturais relacionados ao desejo, à atração, à identidade e ao comportamento sexual.

Todavia, a sexualidade é uma construção mais abrangente e complexa, que abarca a forma como as pessoas vivenciam, expressam e se identificam em relação à sua sexualidade.

Dessa maneira, engloba a orientação sexual (heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, entre outras), a identidade de gênero, o papel socialmente atribuído a cada gênero, as preferências e fantasias sexuais, entre outros aspectos.

A relação da sexologia com a psicologia

A sexualidade influencia diversos aspectos da nossa vida: os pensamentos, sentimentos, ações, laços e a saúde física e mental. No entanto, é por isso que é um tema muito abordado entre os psicólogos e psiquiatras.

O médico neurologista e importante psicólogo austríaco Sigmund Freud (1856-1939), considerado o pai da psicanálise, foi o primeiro a investigar as causas das disfunções e problemas relacionados ao sexo.

Nesse sentido, Freud recebia diversos adultos se queixando de problemas. Sua alternativa, então, foi investigar as origens na infância. Ele foi o primeiro teórico a falar sobre a sexualidade infantil e a tecer estudos essenciais para a compressão da psicologia do sexo.

De acordo com o psicanalista, a sexualidade nos acompanha desde o
nascimento até a morte.  Contudo, para ele, o descaso com a sexualidade na infância prejudica a formação do indivíduo e abre alas para  o surgimento de transtornos emocionais. Tais transtornos, se internalizados, podem dar origem às neuroses.

O principal objetivo de um sexólogo é ajudar as pessoas a compreenderem, explorarem e lidarem com questões relacionadas à sexualidade. Diante disso, ele investiga as origens, entende as causas das queixas apresentadas e oferece ferramentas para enfrentar os obstáculos psíquicos de cada indivíduo, respeitando as suas particularidades.

Portanto, a fim de estudar melhor cada caso relacionado à sexualidade humana, o sexólogo investiga em áreas como psicologia, história, sociologia, biologia e estudos de gênero. Além disso investiga possíveis origens para as disfunções e problemas emocionais que acometem seus pacientes. 

Tipos de sexólogos

A sexologia é uma área multidisciplinar que abrange diversos campos de estudo relacionados à sexualidade humana. No entanto, dentro dessa área, existem diferentes tipos de sexólogos, como:

Sexólogo Clínico

São treinados para lidar com uma ampla variedade de problemas sexuais, como disfunção erétil, problemas de libido, dificuldades de orgasmo, dor durante o sexo, questões relacionadas à identidade de gênero e orientação sexual, entre outros. Além disso, , o sexólogo clínico também trabalha com a educação sexual e o aconselhamento de casal.

Sexólogo Forense

Sua especialidade é a aplicação dos princípios da sexologia em contextos legais, fornecendo avaliações e pareceres relacionados a questões sexuais em casos judiciais. Assim, o sexólogo forense é frequentemente chamado para fornecer expertise em casos envolvendo agressão sexual, abuso sexual, crimes relacionados à pornografia infantil, avaliações de periculosidade sexual, entre outros.

Sexólogo terapeuta de casais

É uma especialidade dentro da sexologia focada na sintonia sexual do casal e no conhecimento e desenvolvimento sexual individual. Desse modo, tem como objetivo proporcionar melhoras na comunicação com o parceiro e ajudar no tratamento de problemas psicológicos. 

Tipos de disfunções sexuais

Uma das principais queixas que os sexólogos recebem são relacionadas a possíveis disfunções. No entanto, vale ressaltar que Saúde e Sexologia estão intimamente ligadas. Sendo assim, as principais disfunções sexuais são:

Disfunções sexuais femininas

  • Desejo sexual hipoativo;
  • Aversão sexual;
  • Pertubação de excitação sexual;
  • Pertubação do orgasmo;
  • Dispaurenia;
  • Anorgasmia;
  • Vaginismo.

Disfunções sexuais masculinas

  • Perturbação de desejo sexual hipoativo;
  • Disfunção eréctil;
  • Ejaculação precoce;
  • Anejaculação;
  • Ejaculação retrógrada;
  • Ejaculação asténica;
  • Ejaculação retardada;
  • Inibição do orgasmo masculino;
  • Dispaurenia.

Terapia com sexólogo online

A terapia com um sexólogo online é uma opção cada vez mais popular para pessoas que desejam buscar ajuda e orientação em questões relacionadas à sexualidade, mas preferem fazê-lo remotamente, através de plataformas de comunicação online, como a Telavita.

Durante as sessões online, o sexólogo irá conduzir a terapia de forma similar à terapia presencial, oferecendo um espaço seguro e confidencial para discutir questões sexuais, fornecendo orientações, educando sobre saúde sexual e auxiliando na resolução de problemas sexuais.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.