Anorexia nervosa: Conheça mais sobre um dos tipos de anorexia

0
5117
tipos de anorexia

A anorexia nervosa é a doença mental com a maior taxa de mortalidade do mundo. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse problema?

As refeições são restritas. O peso está bem abaixo do ideal. “Você parece um fantasma”, comenta a mãe de Ellen que lida com problemas alimentares e que, consequentemente, afetam a relação com ela mesma e com a família. Esta é uma história que mostra como é difícil lidar com essas questões.

Somente pela introdução de “O mínimo para viver”, um filme sobre anorexia, já é possível perceber a gravidade da situação. Isto porque se trata de uma produção internacional realizada pela Netflix. Ou seja, a realidade pode ser bem pior.

LEIA MAIS: Descubra aqui o que é e como tratar o Transtorno Alimentar

Os dados sobre a anorexia nervosa apresentam uma realidade ingrata. É simplesmente a doença mental com a maior taxa de mortalidade (5,86%), segundo uma revisão científica de 44 anos. Além disso, o estudo ainda observou que um em cada cinco indivíduos nessa condição comete suicídio.

O assunto é grave e conhecer sobre ele é importante. Então, que tal conhecer tudo sobre anorexia nervosa?

Anorexia nervosa: O que é?

Afinal, o que é anorexia? Para responder tal questão, é interessante verificar a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). A anorexia nervosa está catalogada sob o código F50.0 e caracterizada como “Transtornos da alimentação”.

O DATASUS (Departamento de Informática do SUS) define a doença como “um transtorno caracterizado por perda de peso intencional, induzida e mantida pelo paciente. A doença está associada a uma psicopatologia específica, compreendendo um medo de engordar e de ter uma silhueta arredondada, intrusão persistente de uma ideia supervalorizada”.

O Departamento ainda alerta que o transtorno é mais comum em mulheres adolescentes ou jovens. Entretanto, pode ocorrer também em homens, como em crianças próximas à puberdade ou numa mulher em período de menopausa.

LEIA MAIS: 5 sinais de transtorno alimentar: anorexia e bulimia

Anorexia ao longo da vida

A anorexia é uma condição complicada de reverter. São diversos os sintomas da anorexia e, portanto, é preciso de um tempo razoável para a plena recuperação. E, mesmo assim, os problemas psicológicos causados ainda precisarão ser postos em ordem ao longo da vida.

As pessoas com anorexia, então, sofrem com uma condição permanente. É importante procurar tratamento para realizar a remissão dos prejuízos causados ao corpo, porém os efeitos psicológicos estão ali.

Sendo assim, é necessário um acompanhamento psicológico, além da procura de outros profissionais para tratar do tema a cerca de vários anos. O prolongamento da condição sem tratamento gera danos irreversíveis.

Anorexia na adolescência

O distúrbio alimentar da anorexia na adolescência é um dos mais complicados de lidar. Isso ocorre, porque a pessoa está passando por diferentes mudanças, tanto físicas como mentais.

Por conta disso, são inúmeros fatores que influenciam essa condição e, às vezes, a detecção do problema acaba sendo mais difícil. Entretanto, é importante tratar sobre ele e estar atento a diferenças no comportamento e do corpo.

Isso é essencial, já que a anorexia nervosa tem a maior taxa de mortalidade de qualquer distúrbio psiquiátrico da adolescência. Sendo assim, essas transformações precisam ser observadas e levadas a sério.

Diferença entre anorexia e bulimia

Anorexia nervosa e bulimia. Dois transtornos alimentares que são recorrentemente confundidos. Cada um apresenta aspecto singular e é necessário compreender a diferença entre eles.

Conforme a definição de anorexia, trata-se de uma síndrome na qual o indivíduo mantém um baixo peso como resultado de um medo excessivo, além de uma preocupação exagerada com o peso corporal.

A perda de peso na anorexia nervosa é realizada através do método restritivo, ou seja, a pessoa evita ao máximo se alimentar. Além disso, pela busca do que considera o peso ideal, também pode realizar exercícios físicos intensos e até a prática de atos extremos, como vômitos.

Já no caso da bulimia, ela é caracterizada por episódios recorrentes de compulsão alimentar e, em seguida, por comportamento compensatório (vômito, jejum ou exercício), com a intenção de evitar o ganho de peso.

Geralmente, a compulsão alimentar é acompanhada  de um sentimento muito negativo de culpa. Por conta disso, a pessoa procura métodos extremos para se livrar dessas emoções, como vômitos, uso de laxantes e de medicamentos.

Sendo assim, ao tratar de bulimia e anorexia, é possível observar a diferença pelo objetivo de cada um dos dois e também pelos métodos principalmente utilizados para alcança-lo.

Anorexia nervosa: causas

Não é possível determinar com precisão qual o motivo do desenvolvimento da doença. Entretanto, podem-se apontar algumas causas de anorexia nervosa, como fatores genéticos, socioculturais, neuroquímicos e psíquicos.

Apesar de alguns movimentos contrários, a sociedade ainda é pautada por uma beleza de pessoas magras. Tal visão é tão forte que pode influenciar alguns indivíduos a buscar no extremo tal “perfeição” do corpo – levando à anorexia.

Também é possível observar alguns fatores biológicos. Componentes hereditários que indicam certa predisposição e mudanças hormonais podem ter papel determinante para o transtorno. Além disso, a suscetibilidade psicológica intensifica a profusão do problema.

LEIA MAIS: Tire as dúvidas! Confira 5 perguntas e respostas sobre transtornos alimentares.

Sintomas da anorexia nervosa

Conhecer os princípios da doença é saber como ocorre a sua manifestação. Compreender quais são os reflexos no comportamento e na vida da pessoa é fundamental para identificar o transtorno e procurar ajuda profissional o quanto antes.

Confira abaixo os sintomas de anorexia nervosa:

  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Irritabilidade;
  • Fadiga;
  • Insônia;
  • Restrição alimentar;
  • Prática excessiva de exercícios físicos;
  • Vômitos provocados;
  • Utilização de laxantes, anorexígenos ou diuréticos;
  • Perda do interesse sexual;
  • Depressão.

Anorexia e gênero

Os sinais de anorexia são os mesmos, mas a prevalência e as consequências podem ser diferentes. Homens e mulheres sofrem com a doença, mas a proporção de pessoas nessa condição pelo gênero é bem diferente.

Anorexia em mulheres

Estudos demonstram que a população feminina possui mais casos de anorexia em relação aos homens. Não há certeza sobre o porquê disso acontecer, mas existem algumas evidencias que sugerem isso.

Primeiramente, o rígido padrão de beleza é um indicativo de que o problema pode ser desencadeado pela cobrança excessiva de certo nível exigido pela sociedade. Além disso, as mulheres passam por maiores flutuações hormonais, o que pode influenciar no aumento de casos observados.

Anorexia em homens

Apesar da doença possuir menor incidência na população masculina, é importante também ficar atento aos casos de anorexia. Esse fator, inclusive, é algo que pode dificultar a detecção do problema, pois a doença ainda não é enxergada como algo que pode afetar igualmente os homens.

Tipos de anorexia nervosa

Não existe somente um perfil do anoréxico. A doença possui algumas variáveis – nem tão óbvias – sobre como pode ser a sua manifestação. Então, é importante ficar atento para as suas diferenças.

Anorexia Nervosa Restritiva

A anorexia restritiva ocorre quando alguém restringe a sua dieta, ou melhor, existe uma recusa obsessiva pela alimentação. Dessa forma, o intenso medo de ganhar peso faz com que a pessoa deixe de comer ao máximo. Nesse caso, é notória a diminuição de peso.

Anorexia Nervosa Atípica

Na anorexia atípica, os indivíduos apresentam comportamentos restritivos e medo de ganho de peso, mas não atendem aos critérios de baixo peso observados na anorexia nervosa.

Dessa forma, a atipicidade aparece, pois, geralmente, o peso dessas pessoas dentro ou mesmo acima da faixa normal para a idade. Isso torna difícil detectá-la, pois os pacientes não se encaixam na imagem típica de alguém que sofre de anorexia.

Anorexia Nervosa: Consequências

Analisando o próprio conceito de anorexia nervosa, já é possível observar os sérios riscos de saúde que a doença pode trazer caso seja prolongada ao longo do tempo. Nesse sentido, a desnutrição crônica que resulta da restrição calórica severa imposta pela condição tem potencial de levar a danos cerebrais e falência geral de órgãos.

Dessa forma, a situação se espalha para diferentes regiões do corpo. Então, é comum que as pessoas anoréxicas sofram com problemas gastrointestinais. Isso inclui inchaço grave, constipação, indigestão, má absorção, saciedade precoce e muito mais.

Desidratação crônica e desnutrição também podem afetar outros órgãos vitais de maneira drástica, como coração, fígado e rins. Entretanto, apesar de vários indivíduos nessa situação apresentarem insuficiência cardíaca ou complicações cardiovasculares; a anorexia é geralmente a causa subjacente.

Também, é possível que essas pessoas desenvolvam com maior facilidade a osteoporose, além de encontrar mais dificuldade no crescimento – no caso de pessoas jovens. Ainda, são encontrados problemas cognitivos, como a dificuldade de concentração.

Como é o diagnóstico de pessoas com anorexia nervosa?

O médico leva em conta o histórico de saúde da pessoa e realiza alguns exames clínicos para verificar o transtorno. O primeiro passo é medir a altura e peso do paciente para calcular o índice de massa corporal (IMC). Também são realizadas perguntas sobre como a pessoa se sente em relação ao próprio corpo e peso.

De acordo com o Manual MSD, os médicos observam os seguintes atributos para suspeitar de casos de anorexia nervosa:

– Restrição alimentar que resulta em baixo peso corporal. Geralmente a pessoa apresenta um IMC menor que 17;

– Medo da obesidade;

-Imagem corporal distorcida ou negação de que possui um distúrbio grave.

“Os médicos também fazem um exame físico e exames de sangue e urina para verificar os efeitos da perda de peso e desnutrição. Um teste de densidade óssea pode ser realizado para verificar a perda de densidade óssea. A eletrocardiografia (ECG) pode ser feita para verificar ritmos cardíacos anormais”, aponta o Manual.

Anorexia Nervosa tem cura?

Ao tratar de transtornos psicológicos, é sempre complicado falar no termo “cura”. Não é apenas algo passível de um tratamento simples como um resfriado, mas que depende de diferentes variáveis.

Ao realizar o tratamento, ocorre a remissão dos sintomas, porém isso não significa que o assunto foi completamente superado. É possível observar isso, pelo fato de muitas pessoas ainda recaírem novamente a condição.

Sendo assim, não é possível falar em cura para a anorexia nervosa. No entanto, é fundamental o tratamento interdisciplinar e contínuo para que o problema não volte a atrapalhar a vida do indivíduo.

Tratamento: Anorexia nervosa

Então, qual o tratamento da anorexia? Bem, por conta da complexidade e gravidade da situação, o tratamento de anorexia nervosa é multidisciplinar. Para tal, é necessário consultar um endocrinologista, psicólogo, psiquiatra e nutricionista.

– Endocrinologista: será o responsável por fazer o inventário alimentar da pessoa. Além disso, verificar a atuação dos hormônios na composição do problema;

– Psicólogo: profissional responsável pelo acompanhamento psicológico. Ele irá procurar as raízes dos problemas que afligem o paciente e trabalhará na recuperação plena das faculdades mentais;

– Psiquiatra: compreenderá como o transtorno está afetando o mecanismo neuroquímico do indivíduo e prescreverá, caso necessário, remédios para estabilizar a situação;

– Nutricionista: irá propor estratégias para a reeducação alimentar da pessoa. Apresentará um cardápio possível ao paciente para que se alimente bem e esteja devidamente nutrido.

LEIA MAIS: Conheça 5 benefícios dos bons hábitos alimentares

Como é realizada a terapia para anorexia nervosa?

O psicólogo é fundamental na recuperação da pessoa e no tratamento de anorexia nervosa. A terapia possui o papel de compreender quais são os gatilhos responsáveis por desencadear a doença e entender a raiz dos problemas. Além disso, o acompanhamento psicológico é um momento reservado para que o indivíduo possa trabalhar os próprios sentimentos.

O tratamento procura conscientizar o indivíduo sobre os efeitos que a doença gera nas diversas áreas da vida. Somente assim, ele conseguirá realizar uma maior reflexão e promover o autoconhecimento.

Tendo em vista o que é a anorexia nervosa, o psicólogo utilizará recursos e técnicas necessárias para que a pessoa consiga suportar os momentos de crise. Então, será possível que a pessoa tenha um maior controle sobre o que acontece no cotidiano e nos momentos difíceis.

A Telavita é uma plataforma de psicologia online capaz de ajudar no problema. É possível pesquisar por diversos profissionais capacitados e especializados na área de atuação necessária. Além disso, o atendimento online possibilita a sua realização no horário e local mais confortável ao paciente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.