A terapia online para quem tem doença mental

terapia online para quem tem doença mental

Doença mental. É um termo forte, certo? A palavra carrega um estigma que, infelizmente, não condiz com o significado. Geralmente a associação mais frequente é de que é “é coisa de gente louca”. Porém esse pensamento é completamente errôneo.

As doenças psíquicas são anormalidades no funcionamento da mente. O pensamento, as percepções sobre o mundo e os sentimentos são afetados. Essas alterações vão mais além, pois prejudicam o desempenho da pessoa em diversos aspectos da vida, como nas áreas familiares e social. E, por maior que seja o estigma, ter uma doença mental não necessariamente significa algo impossibilitador.

É preciso debater com mais frequência sobre as doenças mentais mais comuns, como ansiedade e depressão, por exemplo. Além disso, é necessário falar sobre o tratamento para doenças mentais e se informar sobre quais são as doenças mentais que tem cura e procurar a melhor forma de conviver ou erradicá-las.

O acompanhamento psicológico para doenças mentais

Primeiramente, o diagnóstico de doenças mentais deve ser feito por um especialista. Acertou quem pensou que o psicólogo  ou psiquiatra são os profissionais corretos para tal tarefa. Como estamos tratando problemas de ordem psicológica, não tinha como ser diferente.

E quais as doenças mentais que são beneficiadas pela terapia? Todas as doenças mentais. Na verdade, o acompanhamento psicológico apresenta benefícios independente da condição. Ou seja, a pessoa não precisa estar necessariamente com algum problema para perceber o lado positivo do tratamento.

E por que isso ocorre? No caso das doenças da mente, o psicólogo realiza um trabalho específico para diminuir os sintomas que o paciente sente. Depois de identificar o que aflige a pessoa, será possível conduzir as conversas para descobrir o real cerne da questão.

O acompanhamento psicológico é realizado, principalmente, na base da conversa. Trata-se de um espaço privativo em que a pessoa pode falar o que deseja e sem medo de ser julgada. É um período exclusivo para o paciente onde ele consegue sair do frenesi da rotina e focar nos seus problemas com o auxílio de um profissional capacitado.

O tratamento ajuda o paciente a compreender os problemas enfrentados e apresenta novas formas de lidar com os sentimentos. Análise e autorreflexão são necessários para entender o que está acontecendo de fato com o indivíduo para, então, promover ressignificações.

Os benefícios da terapia online para a pessoa com doença mental

Como observamos, o acompanhamento psicológico é essencial para pessoas com doenças mentais. Mesmo nesse contexto, muitas pessoas enfrentam obstáculos na hora de agendar a consulta, seja pela rotina corrida ou até mesmo por motivos pessoais. Entretanto, a terapia online aparece para ajudar a superar tais adversidades.

Uma das principais vantagens do acompanhamento psicológico online é a flexibilidade. O paciente consegue marcar a consulta para o horário que ele quiser. Dessa forma, não é mais preciso tentar adequar as agendas com o psicólogo.

A terapia pode ser realizada de qualquer lugar. Não é preciso gastar tempo e dinheiro indo até o consultório, pois ela ocorre onde a pessoa estiver. Fazer o tratamento de casa é muito mais confortável e permite que a pessoa esteja mais tranquila e relaxada durante o atendimento.

Tratar a doença da mente humana é um assunto delicado. Por conta disso, é fundamental que o paciente tenha o tratamento correto com o profissional específico. No caso da terapia online, a pessoa consegue pesquisar facilmente pelos psicólogos e observar as qualificações e especializações realizadas.

E você sabia que a terapia online pode até ser melhor do que a modalidade presencial? Um estudo conduzido pela Universidade de Zurique analisou o tratamento psicológico de 62 pacientes e chegou a essa conclusão. Para isso, dividiu-os entre aqueles que iriam realizar psicoterapia tradicional e via internet. O resultado: os pacientes de terapia online indicaram ligeira melhora em relação ao outro grupo.

E por onde posso começar?

A Telavita é uma plataforma que realiza atendimentos psicológicos online e conta com profissionais cadastrados com experiência comprovada no mercado. Dessa forma, é possível encontrar psicólogos capacitados para diversos tipos de consulta e que se enquadram no que deseja.

Além disso, o sistema permite agendamento conforme agenda do paciente e assegura a segurança de dados durante a realização da terapia. As doenças mentais não precisam atrapalhar a sua vida, um tratamento eficiente permite uma vida com mais qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.