Você conhece todos os tipos de transtorno de ansiedade?

0
130
tipos de ansiedade

Os tipos de transtorno de ansiedade são mais comuns dos que você imagina. Confira aqui quais são eles!

A ansiedade faz parte da vida de todos. Querendo ou não, ela desempenha um papel importante no cotidiano. Ela desperta o sentido de alerta ao corpo que, por sua vez, se prepara para os possíveis perigos. Esse sinal de alerta pode ser o diferencial na hora de agir, seja em uma situação de emergência ou na preparação de alguma prova ou entrevista, por exemplo.

Diferentemente da ansiedade normal e própria do organismo, os transtornos de ansiedade se caracterizam por quadros crônicos em que crise de ansiedade aguda dão as caras. Nesse sentido, é possível observar diferentes tipos de transtorno ansiedade e que afetam diversas pessoas. Inclusive, esse é o distúrbio mental mais comum no país. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem com essa condição, segundo a Revista Exame. 

Os transtornos de ansiedade são caracterizados por sentimentos de preocupação, ansiedade e medo muito fortes. Porém, o diferencial é que eles são capazes de interferir nas atividades diárias do indivíduo. O conhecimento é fundamental quando tratamos de ansiedade. Tipos e sintomas são algumas noções necessárias para buscar auxílio profissional o quanto antes. Então, que tal conhecer quais os tipos de transtorno de ansiedade?

Transtornos de ansiedade: tipos

Transtorno da ansiedade generalizada (TAG)

Não existem tipos de ansiedade generalizada, mas somente um único transtorno. Apesar de o nome carregar a perspectiva generalista, trata-se apenas de uma vertente específica dos tipos de ansiedade.

Saiba mais sobre a TAG aqui!

A pessoa sente preocupação excessiva com diversas situações do cotidiano e os problemas decorrentes delas só acumulam. A ansiedade generalizada é incapacitante e atrapalha o indivíduo nas tarefas do dia a dia. Para o diagnóstico, é necessário que os sintomas estejam presentes a mais de 6 meses.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Você é uma pessoa obcecada por limpeza? Limpa o mesmo objeto diversas vezes para ter certeza de que realmente não há mais nenhuma sujeira? Bem, talvez seja o caso de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

Conheça mais sobre o TOC no nosso artigo completo!

O TOC é caracterizado por pensamentos indesejados e recorrentes (obsessões) e/ou comportamentos repetitivos (compulsões). A pessoa é impelida a realizar determinado ato para tentar diminuir a ansiedade que sente. Entretanto, trata-se apenas de um alívio temporário, nesses casos, a psicoterapia em conjunto de certos medicamentos são recomendáveis como tratamento.

Transtorno do Pânico

Terror. Talvez seja a palavra mais próxima de descrever o sentimento de alguém que passa por um ataque de pânico. Palpitações, dor no peito, falta de ar, tontura e desconforto geral são alguns dos sintomas.

Você sabe quais são os sinais de Transtorno do Pânico?

O transtorno de pânico é a ocorrência do medo incontrolável e, às vezes, de forma repetida. Geralmente, a pessoa fica ainda com mais medo de futuros ataques e adota mudanças comportamentais para evitar novas situações parecidas.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

O TEPT, assim como o próprio nome indica, é um diagnóstico relacionado ao desenvolvimento de problemas com ansiedade após eventos traumáticos na vida da pessoa. É mais comum em soldados que voltam da guerra, além de vítimas de desastres naturais e atentados.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático é muito complicado, pois o indivíduo fica revivendo constantemente esse medo. Nesse sentido, pesadelos e flashbacks são mais frequentes do que o normal.

Fobia Social

O convívio social, nesse ponto, é assolado pela ansiedade. Conversar com estranhos ou até mesmo estar em um ambiente com várias pessoas pode ser muito incômodo para quem sofre dessa condição.

O julgamento do próximo e a possibilidade de ser ridicularizado permeiam a mente do indivíduo. A fobia social é complicada, pois atrapalha o contato como diferente e fecha a pessoa na própria redoma.

Fobias Específicas

O último dos tipos de transtorno de ansiedade é a fobia. Nesse quesito, não é possível apontar um único fator que desencadeia esse medo, porque o gatilho pode ocorrer por diversos objetos ou situações.

Seja o medo de aranha ou até de altura, a ansiedade toma conta do ser que não consegue reagir diante da fobia. Trata-se de um medo excessivo e que extrapola o que seria considerado comum.

Saiba quais os tipos mais comuns de fobia!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.