Falar sobre saúde mental virou além de uma pauta importante, uma questão de sobrevivência. O Brasil foi considerado o país mais ansioso do mundo pela OMS e, por mais que a ansiedade faça parte da vida humana, seu lado patológico (que denominamos como transtornos de ansiedade) são extremamente prejudiciais para o ser humano.

Querendo ou não, sentir-se ansioso desempenha um papel importante no cotidiano, o sentimento desperta o sentido de alerta no corpo que, por sua vez, nos prepara para os possíveis perigos que podem acontecer. Porém, isso se torna preudicial quando se torna excessivo, evoluindo para um transtorno de ansiedade.

Diferentemente da ansiedade normal e própria do organismo, os transtornos de ansiedade se caracterizam por quadros crônicos em que as crises de ansiedade agudas dão as caras. Nesse sentido, é possível observar os diferentes tipos de variações desse transtorno que, por sinal, afeta diversas pessoas. 

Os 5 tipos de transtorno de ansiedade

O conhecimento é fundamental quando falamos de ansiedade. Tipos e sintomas são algumas noções necessárias para buscar o auxílio profissional o quanto antes. Ao todo, existem cinco tipos de transtornos de ansiedade:

Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG)

A pessoa sente preocupação excessiva com diversas situações do cotidiano e os problemas decorrentes delas só acumulam. A ansiedade generalizada é incapacitante e atrapalha o indivíduo nas tarefas do dia a dia. Para o diagnóstico, é necessário que os sintomas estejam presentes há mais de 6 meses.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

O TOC é caracterizado por pensamentos indesejados e recorrentes (obsessões) e/ou comportamentos repetitivos (compulsões). A pessoa é impelida a realizar determinado ato para tentar diminuir a ansiedade que sente. Entretanto, trata-se apenas de um alívio temporário, nesses casos, a psicoterapia em conjunto de certos medicamentos são recomendados como tratamento.

Transtorno do Pânico

Terror. Talvez seja a palavra mais próxima de descrever o sentimento de alguém que passa por um ataque de pânico. Palpitações, dor no peito, falta de ar, tontura e desconforto geral são alguns dos sintomas.

O transtorno de pânico é a ocorrência do medo incontrolável e, às vezes, de forma repetida. Geralmente, a pessoa fica ainda com mais medo de futuros ataques e adota mudanças comportamentais para evitar novas situações parecidas.

LEIA MAIS: Você sabe quais são os sinais de Transtorno do Pânico?

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

O TEPT, assim como o próprio nome indica, é um diagnóstico relacionado ao desenvolvimento de problemas com ansiedade após eventos traumáticos na vida da pessoa. É mais comum em soldados que voltam da guerra, além de vítimas de desastres naturais e atentados.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático é muito complicado, pois o indivíduo fica revivendo constantemente esse medo. Nesse sentido, pesadelos e flashbacks são mais frequentes do que o normal.

Fobias

O último dos tipos de transtorno de ansiedade é a fobia. Nesse quesito, não é possível apontar um único fator que desencadeia esse medo, porque o gatilho pode ocorrer por diversos objetos ou situações.

Seja o medo de aranha ou até de altura, a ansiedade toma conta do ser que não consegue reagir diante da fobia. Trata-se de um medo excessivo e que extrapola o que seria considerado comum.

Um tipo muito comum e que faz parte dos transtornos de ansiedade com mais gravidade são as fobias sociais. Nela, conversar com estranhos ou até mesmo estar em um ambiente com várias pessoas pode ser muito incômodo para quem sofre dessa condição.O julgamento do próximo e a possibilidade de ser ridicularizado permeiam a mente do indivíduo. 

LEIA MAIS: Saiba quais são os tipos mais comuns de fobia!

Tratamento para os transtornos de ansiedade

Os tratamentos para os transtornos de ansiedade são feitos com terapias e consultas psiquiátricas. Se você desconfia que possui algum tipo de ansiedade, consulte um especialista e sane as suas dúvidas.

Aqui na Telavita nós oferecemos serviços de psicologia e psiquiatria online. Converse com um profissional do conforto da sua casa e sane todas as suas dúvidas.

Conheça a Telavita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.