O transtorno de ansiedade é um dos mais comuns na atualidade e, no Brasil, a situação já está presente na vida de 18,6 milhões de indivíduos, o que representa 9,3% da população. No entanto, existem vários tipos de ansiedade, e entre eles, o TAG (Transtorno Ansiedade Generalizada) é o mais frequente.

Traumas psicológicos, rotina corrida, cobranças excessivas, tudo isso pode ser um gatilho para o transtorno surgir. Porém é necessário distinguir a ansiedade como sentimento, e a ansiedade como um transtorno psicológico.

Se sentir ansioso é algo normal, afinal, todos temos esse sentimento. Contudo, o problema surge apenas quando a sensação se torna excessiva e impossibilita a pessoa de realizar suas atividades cotidianas, se tornando assim, um transtorno manifestado por um compilado de sintomas.

LEIA MAIS: O que é a ansiedade? Descubra como enfrentar o mal do século

Os sintomas psicológicos da ansiedade generalizada

Os sintomas de ansiedade podem ser sutis, entretanto estão ali. Talvez seja um pouco mais complicado para os outros perceberem esses sinais, porém a pessoa deve estar atenta a eles e se auto observar para entender a sua gravidade.

Ansiedade excessiva 

Geralmente essa é a característica mais evidente. A pessoa não consegue parar de pensar em situações angustiantes. Dessa forma, a ansiedade vai crescendo até virar insustentável. Os pensamentos ficam acelerados e mil possibilidades passam pela cabeça do indivíduo.

Preocupação exorbitante

Apesar de ser mais complicado de outras pessoas notarem, esse sinal é passível de percepção. O indivíduo apresenta uma preocupação exagerada com coisas simples e adota postura impassível. Coisas simples do dia a dia podem criar angústias extremamente difíceis de lidar.

Irritabilidade

É comum que pequenas situações passem a incomodar o indivíduo. Essa característica é marcada pela pouca paciência demonstrada. Esperar se torna uma tortura, filas, ligações, aulas longas, demora para chegar o elevador, tudo isso pode tirar a pessoa do sério. Assim também, o convívio com os outros torna-se mais complicado. 

Dificuldade de concentração 

Seja em tarefas simples da rotina ou até mesmo no trabalho, a capacidade de concentração fica prejudicada. Mesmo com esforço para mantê-la, a pessoa ainda encontra dificuldade. Seus pensamentos se encontram em angústias existentes e dificilmente o indivíduo consegue manter o fogo ou constância em suas atividades.

Os sintomas físicos da ansiedade generalizada

Os sintomas da TAG de aspecto físicos são mais evidentes. Neste caso, a pessoa está realmente percebendo os efeitos daquilo que está acontecendo. Entretanto, muitas vezes o indivíduo não atribui esses sinais a ansiedade, o que prejudica a identificação do problema.

Fadiga

O cansaço ganha espaço, a pessoa passa os dias se sentindo mais cansada e realizando menos atividades do que o habitual. A sensação de falta de energia também está presente nesses casos. Geralmente não conseguem fazer muitas atividades em um mesmo dia, e isso, quando conseguem realizar alguma.

Problemas para dormir

A ansiedade pode ser a causa de noites mal dormidas. A insônia, por sua vez, acaba sendo um reflexo. A pessoa não consegue relaxar pelos diversos pensamentos acerca do tema causador do distúrbio, as angústias e os pensamentos se aceleram e dormir se torna cada vez mais difícil para o indivíduo.

Tensão muscular ou dores musculares

Dores pelo corpo não correspondem necessariamente a algum exercício físico. A ansiedade pode ter manifestação em diversos locais da estrutura física e causar esse sofrimento. Ombros tensionados, pescoço duro, dores na lombar, tudo isso pode ser também um sintoma físico da ansiedade.

Suor

O suor, muitas vezes, pode ser associado a uma resposta que o corpo está dando pela ansiedade exacerbada demonstrada. Contudo, sensações de calor repentinas e suores excessivos acompanhados de um significante nervosismo podem ser sintomas da ansiedade generalizada.

Náusea, diarreia ou síndrome do intestino irritável

O sistema gastrointestinal é um dos mais afetados pela ansiedade, no entanto, é comum em situações de ansiedade excessiva apresentar diarréias e náuseas. O indivíduo que possui o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) poderá sentir esses desconfortos intestinais com frequência.

LEIA MAIS: O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada?

O tratamento para o TAG

Embora o Transtorno de Ansiedade Generalizada não tenha cura, é possível tratá-lo e obter a remissão dos sintomas. Dessa forma, o acompanhamento psicológico é fundamental para que isso ocorra. A psicoterapia e a psiquiatria são elementos indispensáveis no tratamento deste transtorno.

A Telavita está com você nessa batalha. Conte com os nossos psicólogos experientes e especializados para te ajudar! Você pode marcar uma consulta do conforto da sua casa, sem se preocupar.

Encontre seu psicólogo online

1 COMENTÁRIO

  1. E já ouvi de médico (em relação aos exames que realizou em pacientes) e alguns amigos, sobre a cobrança que muitas vezes por ser marido ou namorado, colocam em suas costas, pela virilidade na vida conjugal! Aquele misto de heteronormatividade e machismo ainda “enraizado”! Nos exames médicos, pela região genital, chegam a orgasmo prostatico e ejaculação “sem ter tido pressa”! Já tive relações fluidas, até sem ter sido objetivo do encontro, mas por desabafar, o cara sentiu a libido “ressurgir”!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.