Os sintomas da ansiedade generalizada que você precisa conhecer

0
160
sinais da ansiedade generalizada

Os sintomas da ansiedade generalizada podem ser um grande fardo se o paciente não procura tratamento.

Você sabe qual o transtorno mental mais comum no país? Transtorno de ansiedade. “Ah, mas eu tenho ansiedade e não tenho nenhum distúrbio”. Olha, não devemos confundir a ansiedade normal com o distúrbio. Primeiro, se sentir ansioso é algo normal, afinal, todos temos. O problema surge quando ela é excessiva e impossibilita a pessoa – daí aparece o transtorno.

No Brasil, a situação já está presente na vida de 18,6 milhões de indivíduos, o que representa 9,3% da população. Existem vários tipos de ansiedade, sendo a TAG (Transtorno Ansiedade Generalizada) o mais frequente deles.

Você conhece todos os tipos de transtorno de ansiedade?

A informação é a chave para identificar sinais de ansiedade generalizada e é importante procurar auxílio de um psicólogo ou psiquiatra caso você suspeite de que possui o transtorno. Mas nunca, em hipótese alguma, realize o autodiagnóstico.

Você sabe tudo sobre ansiedade? 

Quando tratamos do assunto é possível realizar 2 designações para ansiedade generalizada: sintomas físicos e psicológicos. Então, que tal conhecer quais os sintomas da ansiedade generalizada?

Ansiedade generalizada: sintomas

TAG: sintomas psicológicos

Os sintomas de ansiedade generalizada de ordem psicológica podem ser sutis, entretanto estão ali. Talvez seja um pouco mais complicado para os outros perceberem esses sinais, porém a pessoa deve estar atenta a eles.

– Ansiedade excessiva: geralmente essa é a característica mais evidente. A pessoa não consegue parar de pensar naquela situação angustiante. Dessa forma, a ansiedade vai crescendo até virar insustentável.

– Preocupação exorbitante: apesar de ser mais complicado de outras pessoas notarem, esse sinal é passível de percepção. O indivíduo apresenta uma preocupação exagerada com coisas simples e adota postura impassiva.

– Nervosismo: a pessoa começa a demonstrar mais sinais de nervosismo ao longo do dia. A conduta defensiva e retraída podem dar indícios do que está acontecendo.

– Irritabilidade: é comum que pequenas situações passem a incomodar o indivíduo. Essa característica é marcada pela pouca paciência demonstrada. O convívio com os outros torna-se mais complicado.

– Dificuldade de concentração: seja em tarefas simples da rotina ou até mesmo no trabalho, a capacidade de concentração fica prejudicada. Mesmo com esforço para mantê-la, a pessoa ainda encontra dificuldade.

Transtorno ansiedade generalizada: sintomas físicos

Os sintomas da TAG de aspecto físicos são mais evidentes. A pessoa está realmente percebendo os efeitos daquilo que está acontecendo. Entretanto, muitas vezes o indivíduo não atribui esses sinais a ansiedade, o que prejudica a identificação do problema.

– Fadiga: o cansaço ganha espaço aqui. A pessoa passa os dias se sentindo mais cansada e realiza menos atividades do que o habitual. A sensação de falta de energia também está presente nesses casos.

– Problemas para dormir: a ansiedade pode ser a causa de noites mal dormidas. A insônia acaba sendo um reflexo, pois a pessoa não consegue relaxar pelos diversos pensamentos acerca do tema causador do distúrbio.

– Tensão muscular ou dores musculares: dores pelo corpo não correspondem necessariamente a algum exercício físico. A ansiedade pode ter manifestação em diversos locais da estrutura física e causar esse sofrimento.

– Suor: a sudorese é evidente, porém nem sempre é ligada a ansiedade. O suor é uma resposta que o corpo está dando pela ansiedade exacerbada demonstrada.

– Náusea, diarreia ou síndrome do intestino irritável: os últimos sintomas de transtorno de ansiedade generalizada dizem respeito à problemas gastrointestinais.

Qual o melhor tratamento para a TAG? Saiba aqui!

Embora o transtorno de ansiedade generalizada não tenha cura, é possível tratá-lo e obter a remissão dos sintomas. O acompanhamento psicológico é fundamental para que isso ocorra e a Telavita está com você nessa batalha. Conte com os nossos psicólogos experientes e especializados para te ajudar!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.