Conheça 5 sintomas de Ansiedade

1
6033
5-sintomas-de-ansiedade

DesVocê sabe quando os sintomas de ansiedade se tornam mais sérios e se agravam para um transtorno? Neste texto iremos explorar mais o transtorno que afetam milhões de pessoas pelo mundo.

Todas as pessoas têm um momento que ficam ansiosos. É normal. Desta forma, o distúrbio serve como um mecanismo de defesa e preparação do nosso corpo para tarefas difíceis. Seja com uma prova ou em alguma apresentação importante no trabalho, ficar ansioso ajuda a estarmos mais focados e compenetrados na atividade.

LEIA MAIS: O que é ansiedade e como enfrentar o mal do século

Quando a ansiedade é extrema e presente em situações corriqueiras do dia a dia, temos um problema. O transtorno surge nessas condições e passa até a afetar o cotidiano com manifestações no nosso próprio corpo.

Contudo, no momento em que isso passa a ter um impacto direto nas nossas vidas, é necessário buscar acompanhamento psicológico. Somente assim será possível ter um diagnóstico da situação para conseguir seguir o tratamento correto e necessário.

Conheça abaixo 5 sintomas de ansiedade que o nosso corpo demonstra quando estamos ansiosos.

Conheça os sintomas de ansiedade mais comuns

1 – Tensão muscular

Você constantemente sente dores pelo corpo? E o pior, mesmo sem ter praticado exercícios físicos? Deste modo, apesar de não parecer evidente, a causa disso pode ser a ansiedade extrema. O problema desse sinal é a possibilidade dele provocar diversos outros problemas.

O transtorno eleva a produção de hormônios que afeta a nossa musculatura e, consequentemente, traz dores pela maior tensão deles. Como consequência, ele pode gerar lesões graves e é capaz até de afetar a qualidade do sono.

2 – Falta de sono

Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. Você não sabe como dará conta de tudo isso e fica pensando muito em como solucionar esses problemas. Na hora de dormir – adivinha –, você não consegue pegar no sono.

Um dos sinais claros da ansiedade é a insônia. As constantes preocupações não permitem que a nossa mente relaxe e, consequentemente, temos problemas em desligar. E, mesmo nos casos em que a pessoa consegue dormir, pesadelos são frequentes.

3 – Dor de barriga

Má digestão, diarreia e azia. Um dos sistemas mais afetados pela ansiedade extrema é o gastrointestinal. Então é bastante comum e possível sentir qualquer desconforto nessa região pode ser efeito do transtorno atuando em nosso corpo.

Identificar os sintomas é essencial para evitar que eles não evoluam para doenças graves. No caso de maior frequência e longa duração deles, a pessoa pode desenvolver úlceras, gastrites e até doenças inflamatórias.

4 – Tontura

Com a cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. Você acha que não vai conseguir terminar. Você fica ansioso. Ansioso e ansioso. Começa a passar mal. Fica tonto e não consegue fazer mais nada. O prazo se esgotou.

A pressão psicológica gera uma pressão extrema. Nos casos do dia a dia, é comum a pessoa sentir tontura quando ela chega ao seu limite. Em outras palavras, é uma conjuntura de avisos do nosso corpo nos alertando para ficarmos atentos aos sintomas. É comum começamos a sentir formigamentos e até temos vertigem em situações mais graves.

5 – Falta de ar

Imagine que você tem uma apresentação importante para realizar e irá apresentá-la para um grande número de pessoas. Em outras palavras, esse tipo de situação o deixa desconfortável. Momentos antes de começar a falar, o seu coração dispara e reverbera na garganta. Desta forma, você tenta respirar para acalmar, mas não encontra oxigênio suficiente para isso, por exemplo.

Estes 5 sintomas de ansiedade, podem surgir individualmente ou simultaneamente. Caso esteja preocupado e precise de ajuda, procure atendimento psicológico para amenizar e tratar os sintomas.

 Falta de ar, geralmente, precede alguma crise súbita. Dessa forma, prestar atenção nesse sintoma pode ajudar a entender e impedir que algo mais grave aconteça. Fazer acompanhamento psicológico aumenta nossas defesas internas e reduz o número de crises.
Controlar a ansiedade é fundamental para o bem estar.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Sofro com ansiedade e depressão ja ha alguns anos e todos estes sintomas eu sinto mais oq mais persiste sao as dores no corpo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.