Falar sobre saúde mental na atualidade se tornou uma pauta imprescindível no momento. O Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 17 milhões de pessoas que sofrem com sintomas da ansiedade, sendo dessas, 86,5%  diagnosticadas com o transtorno.

A ansiedade faz parte da vida e senti-la é normal, contudo, só se torna um problema para o indivíduo quando aparece de forma extrema e o impede de realizar suas atividades cotidianas. O sentimento da ansiedade é distinto do transtorno da ansiedade.

No entanto, no momento em que a ansiedade passa a ter um impacto direto nas nossas vidas, é necessário buscar acompanhamento psicológico. Somente assim será possível ter um diagnóstico da situação para seguir o tratamento correto e necessário.

LEIA MAIS: O que é ansiedade? Descubra como enfrentar o mal do século

5 sintomas de ansiedade 

A ansiedade pode ser percebida diante de diversos sintomas físicos e psicológicos. O ideal é que o indivíduo se observe e fique atento aos sinais. Caso eles persistam, é indicado procurar ajuda profissional. Os principais sintomas são:

1. Tensão musculares

Você constantemente sente dores pelo corpo? E o pior, mesmo sem ter praticado exercícios físicos? Apesar de não parecer evidente, a causa disso pode ser a ansiedade extrema. Logo, o maior problema desse sintoma é a possibilidade dele provocar diversos outros problemas.

O transtorno de ansiedade eleva a produção de hormônios que afetam a nossa musculatura e, consequentemente, traz dores pela maior tensão deles. Como consequência, ele pode gerar lesões graves e é capaz até de afetar a qualidade do sono.

2. Insônia

Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. Você não sabe como dar conta de tudo isso e fica pensando muito em como solucionar esses problemas. Na hora de dormir – adivinha –, você não consegue pegar no sono.

Um dos sinais claros da ansiedade é a insônia. As constantes preocupações não permitem que a nossa mente relaxe e, consequentemente, temos problemas em desligar. E, mesmo nos casos em que a pessoa consegue dormir, pesadelos são frequentes.

3.  Dores de barriga

Má digestão, diarreia e azia. Um dos sistemas mais afetados pela ansiedade extrema é o gastrointestinal. Dessa forma, é bastante comum sentir qualquer desconforto nessa região, podendo assim, ser um efeito do transtorno atuando em nosso corpo.

Identificar os sintomas é essencial para evitar que eles não evoluam para doenças graves. No caso de maior frequência e longa duração deles, a pessoa pode desenvolver úlceras, gastrites e até doenças inflamatórias.

4. Tonturas repentinas

A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. Você acha que não vai conseguir terminar. Você fica ansioso. Ansioso e ansioso. Começa a passar mal. Fica tonto e não consegue fazer mais nada. O prazo se esgotou.

A pressão psicológica gera uma pressão extrema. Nos casos do dia a dia, é comum a pessoa sentir tontura quando ela chega ao seu limite. Em outras palavras, é uma conjuntura de avisos do nosso corpo nos alertando para ficarmos atentos aos sintomas. É comum começarmos a sentir formigamentos e até mesmo vertigem em situações mais graves.

5. Falta de ar

Você tem uma apresentação importante para realizar e irá apresentá-la para um grande número de pessoas. Esse tipo de situação o deixa desconfortável. Momentos antes de começar a falar, o seu coração dispara e reverbera na garganta. Desta forma, você tenta respirar para acalmar, mas não encontra oxigênio suficiente para isso, por exemplo.

A falta de ar, geralmente, precede alguma crise súbita. Dessa forma, prestar atenção nesse sintoma pode ajudar a entender e impedir que algo mais grave aconteça. Fazer acompanhamento psicológico aumenta nossas defesas internas e reduz o número de crises.

Estes 5 sintomas de ansiedade listados podem surgir individualmente ou simultaneamente. Caso esteja preocupado e precise de ajuda, procure atendimento psicológico para amenizar e tratar os sintomas. 

Controlar a ansiedade é fundamental para o bem estar!

Agende agora uma consulta com psicólogo

1 COMENTÁRIO

  1. Sofro com ansiedade e depressão ja ha alguns anos e todos estes sintomas eu sinto mais oq mais persiste sao as dores no corpo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.