Como a Autoestima afeta o desempenho profissional?

Autoestima trabalho

A autoestima consiste na capacidade de nos apropriarmos às exigências que a vida nos traz.

Nela consiste a confiança em nossa capacidade de enfrentarmos os desafios com permissão em sermos merecedores e desfrutarmos de resultados através de nossos esforços.

Sabemos que todas as áreas de nossa vida estão interligadas. Portanto, o lado pessoal, social e profissional, precisam estar em equilíbrio para nosso consequente bem-estar.

E nós, os psicoterapeutas, buscamos aprimorar as pessoas com as quais trabalhamos, a sensação do próprio valor. E isso é um dos principais motivos que as pessoas buscam ajuda psicoterapêutica.

Então fale com uma profissional para ajudar a deixar sua autoestima alta.

Por que a autoestima é tão importante?

Quanto mais ela for elevada, mais bem preparados estaremos para enfrentar as adversidades. Quanto mais flexíveis somos, mais resistimos às pressões que nos fazem sucumbir ao desespero ou à derrota.

E, claro, quanto mais alta for, mais somos inclinados a ambição, não necessariamente em nossa carreira e profissão ou em um sentido econômico, mas em termos do que esperamos vivenciar na vida emocional e espiritual.

Quanto mais alta nossa autoestima, mais chances teremos de nos envolver em relacionamentos enriquecedores e não destrutivos, a saúde mental nos aproxima da saúde em geral, a vitalidade e generosidade são mais saborosas nesta instância tão almejada.

Perceba que o significado da autoestima é “valorizar a si mesmo” e vem das palavras “autós” (grega: a si mesmo) e “aestimare” (latim: apreciar, valorizar), então recupere sua autoestima e dê o primeiro passo falando com um profissional.

Autoestima para o trabalho

É imprescindível para o êxito profissional que cuidemos de nossa autoestima. Sem ela, o engajamento torna-se escasso e sem perceber, podemos perder oportunidades diversas.

E mediante a autoestima baixa, o descomprometimento é inevitável, perdemos o interesse pelas atividades, o foco na busca por resultados e tudo se torna sem rumo, sem nexo.

Com autoestima elevada, nos mantemos interessados pelas atividades, potencializando a capacidade criativa, mantemos relacionamento positivo com o time, prospectamos novas metas, e atingimos objetivos com maior facilidade.

Ter uma autoestima elevada envolve ver-se como uma pessoa eficaz, competente e confiante em suas chances de sucesso.

Uma pessoa com alto nível de autoestima estabelece metas ambiciosas e não desanima com os fracassos. Também, sabe-se que, mais cedo ou mais tarde, suas qualidades e valor lhes permitirão ter sucesso.

Mas uma boa dica de autoestima é ter confiança e impulso para realizar tarefas e funções no trabalho e, além disso, buscar se aprimorar e crescer profissionalmente. Pessoas com alta autoestima sentem-se motivadas a assumir novas tarefas ou novos desafios.

Por outro lado, para liderar equipes e tomar decisões, é necessário ter um alto nível de autoestima e confiança em si mesmo, o que permitirá não se afastar das adversidades e defender sua posição perante as estimativas que o cargo exige.

Você no poder de si mesmo

Se permitir a disposição e a instância de viver a vida como alguém competente, merecedor de realizações e felicidade, pode estar em suas mãos. Por que, não?

Há pessoas que são capazes de atingir a auto superação e alcançarem o patamar desejado. Outras precisam de ajuda e o psicólogo é o profissional mais habilitado para essa reconstrução.

Sendo a autoestima uma instância psíquica de prosperidade, é essencial para uma vida plena. Portanto, não arraste um processo imprescindível para viver em sintonia com você mesmo.

Nós somos capazes de criarmos nossa própria realidade a partir do pensamento e da ação. Possuímos capacidades infinitas, através do autoconhecimento e do que estabelecemos como meta para si mesmo.

Então acredite no seu potencial e na sua capacidade. Livre-se das amarras que impedem você de se impulsionar para o lado de sua própria felicidade. A hora pode ser agora!

Mas a medida em que você adquire segurança na eficácia e no seu poder, confia na sua capacidade de pensar, aprender e compreender, é possível adquirir um novo modelo mental e a instância da autoestima elevada.

Portanto, realize-se e permita-se viver com plenitude o cargo que almeja e na empresa que merece você, com todas suas habilidades para contribuir e construir uma trajetória de carreira com sucesso. Dê o “start” na sua autoestima!

Se você ainda tem dúvidas que pode ter uma alta autoestima, confira esse artigo sobre o que é autoestima e como aprender a gostar de si mesmo.

Além disso, recomendo fortemente uma consulta com uma profissional para entender sua autoestima e como recuperá-la!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.