Como a autoestima afeta o desempenho profissional?

A autoestima consiste na capacidade de nos apropriarmos das exigências que a vida nos traz. Nela consiste a confiança em nossa capacidade de enfrentarmos os desafios com permissão em sermos merecedores e desfrutarmos de resultados através de nossos esforços.

Sabemos que todas as áreas de nossa vida estão interligadas. Portanto, o lado pessoal, social e profissional, precisam estar em equilíbrio para nosso consequente bem-estar. Precisamos buscar aprimorar nossas habilidades interpessoais e nossa sensação do próprio valor. Esse, inclusive, é um dos principais motivos de busca por terapia pelas pessoas.

Por que a autoestima é tão importante?

Quanto mais nossa autoestima for elevada, mais bem preparados estaremos para enfrentar as adversidades da vida. Logo, quanto mais flexíveis somos, mais resistimos às pressões que nos fazem sucumbir ao desespero ou à derrota.

Contudo, quanto mais alta nossa autoestima for, mais somos inclinados à ambição, não necessariamente em nossa carreira e profissão ou em um sentido econômico, mas em termos do que esperamos vivenciar em nossa vida emocional e espiritual.

Com uma boa autoestima, mais chances temos de nos envolver em relacionamentos enriquecedores e não destrutivos, a saúde mental nos aproxima da saúde em geral, a vitalidade e generosidade são mais saborosas nesta instância tão almejada.

Autoestima no trabalho

É imprescindível para o êxito profissional que cuidemos de nossa autoestima. Sem ela, o engajamento torna-se escasso e sem perceber, podemos perder oportunidades diversas. Logo, mediante a autoestima baixa, o descomprometimento é inevitável, perdemos o interesse pelas atividades, o foco na busca por resultados e tudo se torna sem rumo, sem nexo.

Dessa forma, com autoestima elevada, nos mantemos interessados pelas atividades, potencializamos nossa capacidade criativa, mantemos relacionamentos positivos com o time, prospectamos novas metas, e atingimos objetivos com maior facilidade.

Portanto, uma pessoa com alto nível de autoestima estabelece metas ambiciosas e não desanima com os fracassos. Também, sabe-se que, mais cedo ou mais tarde, suas qualidades e valor lhes permitirão ter sucesso.

ebook-saude-mental-nas-empresas

Você no poder de si mesmo

Se permitir a disposição e a instância de viver a vida como alguém competente, merecedor de realizações e felicidade, pode estar em suas mãos. Por que, não? Há pessoas que são capazes de atingir a auto superação e alcançarem o patamar desejado. Outras precisam de ajuda e o psicólogo é o profissional mais habilitado para essa reconstrução.

Sendo a autoestima uma instância psíquica de prosperidade, é essencial para uma vida plena. Portanto, não arraste um processo imprescindível para viver em sintonia com você mesmo. Nós somos capazes de criarmos nossa própria realidade a partir do pensamento e da ação. 

Possuímos capacidades infinitas através do nosso autoconhecimento e do que estabelecemos como meta para nós mesmos. No entanto,  à medida que adquirimos segurança na eficácia e no nosso poder, confiamos na nossa capacidade de pensar, aprender e compreender.

Portanto, realize-se e permita-se viver com plenitude o cargo que almeja e na empresa que merece você, com todas suas habilidades para contribuir e construir uma trajetória de carreira com sucesso. Dê o “start” na sua autoestima.

Agende agora uma consulta com psicólogo

1 COMENTÁRIO

  1. Eu colocaria o trabalho como “motor” da auto estima, especialmente quando a gente consegue ter autonomia para realiza-lo e ser “chefe de si” (sem chefia imediata)! Um detalhe que me chama atenção é quando numa entrevista para a TV, por exemplo, a pessoa que é aposentada coloca a função que exercia à frente da expressão e, não “apenas” como aposentada! Semana passada mostraram duas pessoas maduras, aderindo ao voluntariado: uma médica ciente que será util no atendimento aos feridos e um senhor como “soldado” para servir na defesa da Ucrânia! Esses exemplos que as gerações acima dos 50 anos estão dando, na Ucrânia, impulsionem os jovens a trazerem o futuro para o hoje, especialmente no Brasil, em que só estamos assistindo políticos que buscam irem se perpetuando no poder, frente a um País “a deriva”!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.