Um estudo realizado no Proceedings of the National Academy of Sciences, revela que homens e mulheres possuem comportamentos diferentes, se tratando de neuroquímica. O estudo é liderado pelo Dr. Elliot Albers, diretor do Centro de Neurociência Comportamental e professor de neurociência da Georgia State University, acompanhado do estudante de graduação Joseph I. Terranova.

O estudo descobriu que o hormônio AVP (arginina vasopressina) e o neurotransmissor 5-HT (serotonina) agem de formas diferentes no organismo masculino e no feminino, gerando assim um comportamento social diferenciado entre os dois gêneros.

Entenda o que é o 5-HT (Serotonina)

Esse neurotransmissor é produzido no tronco, e até hoje ainda é estudado pela ciência para saber em quais âmbitos ele atua no organismo. Ele é responsável por manter o cérebro em alerta, portanto atualmente em tratamentos para o sono, ou uma enxaqueca por exemplo ele é controlado por medicamentos que o inibem.

Entenda o que é o AVP (Arginina Vasopressina)

É um hormônio e um neurotransmissor que funciona como um alerta no organismo. Quando há problema de queda de pressão arterial ou algum tipo de desidratação, ele leva a mensagem de alerta do cérebro aos rins para que o organismo produza menos urina, e utilize a água restante no corpo como emergência. Esse hormônio influencia na agressividade, depressão, na sensibilidade a dor, ansiedade e muitos outros influenciadores do comportamento humano.

O que exatamente foi descoberto?

Comportamentos desencadeados por estresse como a depressão, ansiedade e agressividade devem ser tratados de maneiras diferentes para homens e para mulheres. Isto porque esses neurotransmissores agem de forma diferente em cada organismo. Atualmente, remédios de enxaqueca por exemplo, são reguladores da Serotonina, de acordo com o estudo ele não terá a mesma eficácia que teria no sexo masculino quando usado no feminino.

Outro fator que separa os dois gêneros é a propensão a desenvolver determinados problemas neuropsiquiátricos. As mulheres possuem mais facilidade em desenvolver transtornos relacionados a ansiedade e depressão. Já os homens estão mais propensos a desenvolver déficit de atenção e autismo. O tratamento desses males poderiam ser mais assertivos e eficazes, pois hoje eles são realizados com o mesmo tipo de procedimento para ambos.

O aprofundamento nesse estudo deseja comprovar que o 5-HT promove a agressividade no comportamento feminino e o AVP a inibição do mesmo. Já no comportamento masculino, é exatamente o oposto, 5-HT diminui a agressividade e o AVP a aumenta.

Os benefícios caso esse estudo seja confirmado

Atualmente, os estudos são desenvolvidos em hamsters, onde esses pontos já foram notados. A comprovação dessa teoria conseguirá segmentar de uma melhor forma o tratamento neuropsiquiátrico dos pacientes. Isso traz mais esperanças para quem não teve solução com os medicamentos disponíveis em nosso mercado, com uma ação mais precisa e exata.

Esse procedimento também poderá investigar a eficácia das drogas para tratamentos de redução de estresse social.

A diferença do comportamento de homens e do comportamento de mulheres nos mostra o quanto nosso corpo é ainda um mistério para a ciência e que o aprofundamento de pesquisas como esta poderão trazer mais qualidade de vida para as pessoas vítimas desses males que aumentam cada vez mais com a evolução da humanidade e a mudança de hábitos e cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.