Como superar as crises no casamento

crises no casamento

Uma das reclamações mais comuns em consultório é de uma crise no casamento. Compartilhar uma rotina significa compartilhar também os problemas e as preocupações, o que torna a convivência um pouco mais estressante e menos prazerosa.

As pessoas quando casam acreditam que vão viver um conto de fadas quando, na realidade, toda a rotina, desgaste e preocupação influencia no casamento. Se o casal não estiver preparado para passarem por isto juntos ou procurar ajuda de um terapeuta de casal, muito provavelmente este relacionamento chega ao fim.

As crises no casamento começam quando o carinho e o afeto entre os dois diminui e esfria. A partir disso, se iniciam as discussões e desacordos. Parece que o casal não consegue mais se entender, então, um perde o interesse pelo outro e começa a ver defeito em tudo que o outro faz.

Como superar as crises no casamento

Diversos fatores podem influenciar o convívio dos casais, que passam por momentos de tribulação constante e estes não percebem. Alguns, inclusive, acreditam que a separação é o melhor caminho, pois, em alguns casos, esse problema parece não ter solução e começam a achar que um não serve mais para o outro.

Porém, muitas vezes, alguns gestos simples e pequenas atitudes podem ajudar a superar uma crise no casamento. Dessa forma, uma das decisões mais importantes neste caso é a de tomar uma iniciativa para resolver o problema, afinal, pode ser que o outro esteja hesitando numa tentativa de reconciliação, pois não percebeu uma atitude de abertura para a conversa.

LEIA MAIS: Medo do divórcio e da dor da separação: por que casais infelizes continuam juntos?

Sendo assim, irei listar algumas dicas para superar a crise no casamento. Tenho certeza que onde houver amor e um pouco de disponibilidade estas sugestões serão muito benéficas para o casal.

Reconheça os erros

Reconheça e identifique os seus erros. É um passo simples, porém, requer do casal um certo esforço. Ter este olhar é muito importante, porque os casais não sabem identificar onde estão errando em um relacionamento. Quando há um desentendimento é comum culpar um ao outro ao invés de chegarem a um acordo.

Um exemplo bem prático é quando há uma discussão entre ambos e nenhum deles consegue pedir desculpas e reconhecer que houve um erro de comunicação. Essa atitude dá margem para o desenvolvimento de um dos vilões mais destruidores na vida de um casal: o orgulho próprio.

Faça um sacrifício

Para ter um relacionamento feliz muitas vezes é preciso colocarmos as nossas vontades em segundo plano. Isto não quer dizer que cada um não tenha vontade própria, mas ceder de vez em quando é bom para a relação.

O casal precisa pensar em construir um alicerce para que o casamento não caia na rotina, ou seja, zelar pela união. Ir ao cinema, passear no shopping, fazer uma viagem a dois pode ser uma boa solução para sair da rotina e juntar os laços. Então, às vezes, é preciso deixar de fazer o que mais gosta para dar mais atenção ao companheiro(a).

Nutrir o respeito

O respeito em um casamento é necessário, pois, assim, conseguimos entender a importância que cada um desempenha no relacionamento. O casal tem que se respeitar mutuamente, dessa forma, se no casamento ambos perderem o respeito, ficará muito difícil criar laços de entendimento e amor.

Diálogo

Um fator importante para o início de uma separação é a falta de diálogo. Os casais deixam de se comunicar pela correria do dia a dia, do trabalho, dos filhos e dos amigos, o que pode causar um afastamento entre eles, pois não há mais o diálogo.

O diálogo tem que ser reconstruído para que não aumente ainda mais o afastamento do casal. Sendo assim, tenha momentos de conversa no dia a dia e separe um tempo do seu dia para resgatar o que a rotina levou. Pequenos gestos podem fazer a diferença.

Confiança

Essa é uma das virtudes mais importantes na vida de qualquer relacionamento. Afinal, se não houver confiança no seu casamento é difícil ele sobreviver.

Erros do passado

Não é uma boa ideia trazer lembranças ruins só para ferir o seu cônjuge. Não há nada mais frustrante que se deparar com os fatos do passado e reviver isto, pois somente irá gerar novamente uma briga que já ficou lá atrás.

LEIA MAIS: Como preservar um bom relacionamento

Dessa forma, é necessário criar laços de compreensão e entendimento nos momentos de dificuldade. Então, pratiquem a compaixão e tentem se perdoar. Mantenha na mente que não vale a pena guardar mágoa do seu companheiro, afinal, isso somente trará mais crises no casamento.

Fortalecer a intimidade

Intimidade significa ser descontraído e informal. Quando o relacionamento não vai bem, muitas vezes, a intimidade do casal já não existe mais. Dessa forma, é necessário que as duas partes estejam interessadas em resgatar esse elemento.

Nesse sentido, você pode começar, por exemplo, tendo um jantar romântico a sós. Procure namorar e se curtirem como faziam na época que se conheceram. Esta falta de intimidade faz muito mal para o casal e, por isso, vale a pena o esforço.

A chave da convivência harmoniosa

A busca da convivência harmoniosa no casamento está em entender as diferenças entre os dois e tentar chegar a um meio termo, onde ambos estejam ganhando. Tente seguir esses pontos discutidos, mas lembre que cada casal possui a sua particularidade.

Além disso, tenha sempre em mente que as pessoas erram e que é preciso ser humilde para reconhecer e pedir perdão pelos erros, mas também é importante estar com coração aberto para perdoar e aceitar que o outro também erra.

Ainda, busque sempre a compreensão em primeiro lugar e nunca a discussão, para tal, tenham paciência e respeito. Desta forma, as crises conjugais se tornam mais brandas e o casal consegue recuperar o equilíbrio na relação.

Por fim, se não conseguirem resolver as crises no casamento sozinhos, procurem ajuda de um terapeuta de casal. Um profissional da área pode atuar como alguém totalmente imparcial e que estará ajudando a recriar a história do casal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.