Hipocondria – Conheça as causas e sintomas deste transtorno

0
11471
remedios-para-pessoa-com-hipocondria

A hipocondria, porém, também conhecida como transtorno de ansiedade somática, é uma condição psicológica em que uma pessoa tem uma preocupação excessiva e persistente com a ideia de ter uma doença grave.

No entanto, essa preocupação intensa com a saúde pode afetar negativamente a qualidade de vida, o funcionamento diário e os relacionamentos interpessoais da pessoa. Além disso, a hipocondria pode, adicionalmente, levar ao excesso de automedicação, o que se configura como um elemento perigoso para a saúde humana.

Características da Hipocondria

Para a psicologia, a hipocondria é vista como um transtorno psicológico. Isso pois, envolve a interpretação distorcida de sensações corporais normais e a atribuição de significados negativos e ameaçadores a elas.

Dessa forma, os indivíduos com hipocondria tendem a superestimar a gravidade de suas queixas físicas e a interpretá-las como sintomas de doenças graves, mesmo que não haja fundamentos médicos para isso.

Nesse sentido, a hipocondria está associada a uma intensa ansiedade e medo de ter uma doença grave. Logo, essa preocupação persistente com a saúde pode levar a comportamentos de busca excessiva de informações médicas, visitas frequentes a médicos e realização de exames desnecessários.

Sintomas da Hipocondria

Os sintomas mais acentuados e comuns da Hipocondria são:

  • Excesso de preocupação com a própria saúde;
  • Medo descontrolado de ser acometido por alguma doença grave;
  • Muito conhecimento sobre doenças, na maioria das vezes histórias de pessoas que ela já escutou e que foram vítimas de algum problema de saúde;
  • A pessoa se auto reconhece em doenças de outros;
  • Sempre sente dores no corpo;
  • Certeza de que há algo errado com a sua saúde;
  • Ninguém identifica nem reconhece o motivo das queixas da falta de saúde;
  • Fica muito irritado quando o médico não confirma nenhuma doença em seu diagnóstico;
  • Faz uso excessivo de remédios para qualquer dor que sente.

Causas do surgimento da Hipocondria

Os especialistas não compreendem totalmente as causas exatas do transtorno hipocondríaco, também conhecido como transtorno de ansiedade somática ou transtorno de ansiedade de doença. No entanto, vários fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento. Aqui estão algumas possíveis causas:

  • Predisposição genética;
  • Experiências traumáticas passadas;
  • Ser superprotegido durante seu desenvolvimento;
  • Receber cuidados excessivos quando criança para qualquer problema simples de saúde;
  • Vivencia de mortes prematuras de pessoas queridas;
  • Ter algum outro transtorno de ansiedade;
  • Desenvolvimento infantil controlado por pais negligentes.

Contudo, é importante entender que o hipocondríaco realmente sente a doença que criou em sua mente. Sendo assim, as dores são reais, sejam elas causadas pelo seu psicológico ou por algum esforço normal do dia a dia.

Tratamento para pessoas hipocondríacas

O tratamento para a Hipocondria é realizado a partir das terapias com psicólogo. Diante disso, geralmente, a abordagem mais procurada para esse tipo de tratamento é a TCC, terapia cognitivo-comportamental.

Nesse tipo de terapia, o indivíduo trabalha com um terapeuta para identificar e desafiar os padrões de pensamento negativos e distorcidos relacionados à saúde. Assim, o terapeuta ajuda a pessoa a substituir esses padrões por pensamentos mais realistas e adaptativos.

Ainda, em alguns casos, os medicamentos podem ser prescritos para ajudar a reduzir a ansiedade e os sintomas relacionados à hipocondria. Portanto, os antidepressivos e ansiolíticos podem ser utilizados para ajudar a controlar a ansiedade e a obsessão com a saúde. 

O primeiro passo para tratar a Hipocondria é reconhecer o problema.

Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.