A Síndrome de Tourette, com seus tiques incontroláveis, afeta tanto pacientes quanto suas relações interpessoais, gerando desconforto. Phoebe Lichten, personagem de “A Menina no País das Maravilhas”, espelha a realidade de crianças com a síndrome, lidando com tiques e desafios sociais.

Zombaria, provocações e rejeição são partes de seu dia a dia como portadora da Síndrome de Tourette, um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que a faz parecer mal educada e estranha aos olhos dos outros.

Embora Phoebe seja personagem do filme “A menina no País das Maravilhas” (Phoebe in Wonderland), a síndrome de Tourette é real e torna a vida de muitas pessoas bem difícil.

O que é a Síndrome de Tourette?

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado pela presença de tiques motores e vocais involuntários, que são movimentos e sons repetitivos e incontroláveis.

Na grande maioria dos casos, a síndrome aparece na infância, entre 3 a 9 anos, e ocorre cerca de 3 a 4 vezes mais nos meninos do que nas meninas. No entanto, a condição pode ser crônica e com sintomas que duram por toda a vida.

Porém, a maioria dos pacientes experienciam os piores sinais na pré-adolescência, e assim, podem obter grande melhora nos anos seguintes.

O preconceito com a condição

A TSA (Associação da Síndrome de Tourette) define o problema  como “um transtorno desconcertante”, isso por que a quantidade de tiques e movimentos involuntários podem fazer com que o paciente sinta uma necessidade incontrolável de falar algo que não é socialmente aceito ou que vai contra as normas da educação.

Além disso, os tiques motores também podem ofender alguém que não tem conhecimento do problema. É essencial lembrar que esses tiques são involuntários, ou seja, a pessoa não tem controle sobre eles e não os faz para chamar atenção.

O que são tiques?

Os tiques são movimentos involuntários, súbitos, rápidos, recorrentes, não rítmicos e estereotipados. Aparecem também na forma de vocalizações (barulhos) e ocorrem de forma contínua ou em acessos.

Entretanto, as vezes são precedidos por uma sensação desconfortável, chamada de sensação premonitória e frequentemente seguidos por uma sensação de alívio. Estresse, fadiga, ansiedade e excitação podem ser gatilhos para os tiques darem as caras.

Todavia, os tiques complexos podem organizar-se e serem ritualizados, o que os torna, às vezes, difíceis de diferenciar das compulsões, que seriam precedidas de fenômenos cognitivos (idéias) e acompanhados de sinais autonômicos (ansiedade, palpitações, tremores, sudorese).

Como são os tiques na Síndrome de Tourette?

Os tiques podem contemplar tanto os movimentos mais simples, como piscar repetidamente, quanto os mais complexos e desconcertantes, como a coprolalia, emissão involuntária de palavras obscenas (palavrões) e a copropraxia, gestos obscenos involuntários. Além desses tipos, também existem:

  • Ecolalia: repetição de palavras ouvidas.
  • Ecopraxia: repetição de gestos vistos.
  • Palilalia: repetição das próprias palavras.

Na Síndrome de Tourette, a intensidade dos tiques varia entre os quase imperceptíveis, como um leve levantar de ombros, até tiques mais graves, como lamber mãos, dedos ou objetos.

Em contrapartida, estima-se que um terço dos pacientes apresente remissão completa ao final da adolescência, ainda que existam casos em que a criança leva boa parte dos tiques, ainda que camuflados, para a vida adulta.

Sintomas da Síndrome de Tourette

Segundo o Dr. Drauzio Varella, em 80% dos casos, os tiques motores são a manifestação inicial da síndrome. Logo, eles incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais.

Além desse sinal que é o mais marcante, podem ser manifestados como sintoma:

  • Agressividade;
  • Comportamento compulsivo;
  • Hiperatividade;
  • Imitação involuntária dos movimentos de outra pessoa;
  • Impulsividade;
  • Movimentos repetitivos;
  • Aumento da atividade muscular;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Gagueira, pigarrear com frequência, piscar os olhos repetidamente, resposta exagerada ao receber um susto, tosse ou tremores nas pálpebras

Famosos que possuem a Síndrome de Tourette

Billie Eilish, uma cantora e compositora talentosa, é conhecida por sua música única e estilo inovador. Ela tem sido muito aberta sobre sua saúde mental e em 2022, no programa My Next Guest, falou abertamento sobre ser diagnosticada com a Síndrome de Tourette.

De acordo com Billie, os tiques geralmente não ocorrem durante suas performances no palco, mas sim em situações informais quando ela está mais relaxada. Outras celebridades também compartilharam publicamente que têm a síndrome, incluindo o lutador e ex-participante do BBB Cara de Sapato, o jogador David Beckham e o cantor escocês Lewis Capaldi.

Tratamento para a condição

A síndrome de Tourette não tem cura, mas pode ser controlada. Uma grande aliada do tratamento é a terapia cognitivo-comportamental ou, para os íntimos, TCC, um dos tipos de terapia mais famosos e mais embasados por evidências científicas.

Nela, o terapeuta conduz o paciente a uma verdadeira jornada de transformação de pensamento frente aos problemas e às emoções que eles surtem. Diante disso, inicialmente, objetiva devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, através da intervenção sobre as suas cognições.

Todavia, ao longo do processo terapêutico, a TCC atua diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente a fim de promover sua reestruturação. Em paralelo à reestruturação cognitiva, o terapeuta cognitivo utiliza ainda uma abordagem de resolução de problemas.

Sendo assim, no caso da síndrome de Tourette, os psicólogos conduzem os pacientes em um treinamento e monitoração das sensações premonitórias e dos tiques. Medicamentos antipsicóticos também podem se prescritos por médicos especialistas com a finalidade de reduzir a intensidade dos tiques.


Encontre seu psicólogo online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.