Além da terapia: o que fazer para melhorar sua saúde mental

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Ao falarmos de saúde mental, a terapia é um dos primeiros tópicos que aparece. E não à toa. Estudos demonstram que o tratamento psicológico para condições mentais comuns é eficiente em 80% das vezes.

Desse modo, a figura do psicólogo sempre paira quando esse assunto aparece. Entretanto, a psicoterapia não pode ser a única prática para termos um estado emocional mais saudável. O tratamento com um profissional é fundamental, mas existem outras atividades que podemos fazer para impulsionar os efeitos dele.

Sendo assim, a combinação de diferentes métodos com a terapia pode causar um impacto positivo na saúde mental do paciente. Nesse sentido, separamos algumas práticas comprovadas cientificamente e que poderão ajuda-lo nessa jornada.

Além da terapia: o que fazer para melhorar sua saúde mental

Pratique meditação

A prática da meditação geralmente é associada com a calma e tranquilidade de seus participantes. Porém, isso não é somente uma impressão. Inclusive, vários estudos apontam para os benefícios da meditação na saúde mental.

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Nesse sentido, uma meta-análise avaliou os efeitos da prática em cerca de 1.300 adultos para o tratamento de ansiedade. O estudo concluiu que a meditação não somente diminui os sintomas nas pessoas, como também apresentou mais efeito naqueles que possuíam níveis mais altos de ansiedade.

Comece um diário

Sim, colocar os pensamentos no papel pode ajudar sua saúde mental. Apesar de não ser uma prática tão comum entre os adultos, diversos estudos já comprovaram a sua eficiência. Nesse sentido, uma revisão de artigos científicos apontou que “escrever sobre eventos traumáticos, estressantes ou emocionais resultou em melhorias na saúde física e psicológica”.

No geral, os pesquisadores descobriram que a escrita expressiva levou à redução da pressão arterial, melhora do funcionamento do sistema imunológico, menos visitas ao médico e estadias mais curtas no hospital, além de melhora do humor, redução dos sintomas de depressão e melhora da memória.

Além disso, adicionar a gratidão na escrita pode trazer ainda mais benefícios. Um estudo sobre o assunto relatou que “os participantes na condição de gratidão relataram uma saúde mental significativamente melhor do que aqueles nas condições expressivas e controles”.

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Mantenha uma alimentação saudável

O que você come também reflete no seu estado psicológico. Inclusive, os estudos mostram uma realidade não tão distante do que poderíamos imaginar sobre o que seria bom ou não para nosso cérebro. Sim, dietas saudáveis realmente possuem um impacto positivo na saúde mental.

Por outro lado, dietas ricas em açúcares refinados, por exemplo, são prejudiciais ao cérebro, conforme explica a médica Eva Selhub. “Além de piorar a regulação da insulina pelo corpo, eles também promovem inflamação e estresse oxidativo. Vários estudos encontraram uma correlação entre uma dieta rica em açúcares refinados e função cerebral prejudicada – e até mesmo uma piora dos sintomas de transtornos de humor, como depressão”, complementa.

Realize exercícios físicos

Falar do aspecto físico também significa tratar da mente. As atividades físicas estimulam a liberação de proteínas chamadas fatores neurotróficos, que fazem com que as células nervosas cresçam e façam novas conexões. Essa melhora na função cerebral impacta a saúde mental e faz você se sentir melhor.

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Inclusive, tal prática auxilia no tratamento de transtornos psicológicos, como a depressão. “Em pessoas deprimidas, os neurocientistas notaram que o hipocampo no cérebro – a região que ajuda a regular o humor – é menor. O exercício apoia o crescimento das células nervosas no hipocampo, melhorando as conexões das células nervosas, o que ajuda a aliviar a depressão”, explica o psiquiatra Michael Craig Miller.

Construa relações

Somos seres sociáveis, não há dúvidas quanto a isso. Apesar de sabermos disso, muitas vezes não temos noção da dimensão que isso pode ter nas nossas vidas. De acordo com a psicóloga Emma Seppala, “um estudo mostrou que a falta de conexão social é um prejuízo maior para a saúde do que a obesidade, o tabagismo e a hipertensão. Por outro lado, uma forte conexão social leva a um aumento de 50% na chance de longevidade”.

Nesse sentido, possuir relações de qualidade com amigos e família é uma das chaves para ter uma saúde mental melhor. Diversos estudos fazem a relação entre a solidão e o distanciamento sociais com diversos problemas psicológicos, por isso, manter tais pessoas por perto é fundamental, principalmente, pois elas atuarão como um suporte nos momentos difíceis.

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