5 dicas de como motivar funcionários

0
323
motivar funcionários

Motivação é um dos fatores essenciais para a realização de qualquer tarefa. Isso pode ser aplicado para levantar da cama no sábado de manhã e limpar o quarto, e também para o ambiente de trabalho.

A vontade dita o nosso ritmo. Ela define nossa concentração e a rapidez na execução das tarefas. Apesar de ser algo que todos sabemos intrinsecamente, já existem estudos que comprovam a eficácia da motivação no desempenho.

Um estudo conduzido pela Universidade de Bangladesh demonstrou exatamente isso. “Pelo o que os pesquisadores descobriram, pode-se afirmar facilmente que a conexão entre motivação e desempenho é bastante natural, se não óbvia”, conclui a pesquisa. Ainda, ficou demonstrado que a motivação eleva o nível padrão de performance.

Nesse sentido, Ashley Whillans, professora assistente na Harvard Business School, aponta três necessidades psicológicas que os funcionários procuram: autonomia para escolher como fazer o trabalho; parecer competentes e munidos das habilidades necessárias para executar o que foi proposto; e ter um sentido de pertencimento na empresa.

De acordo com ela, quando essas necessidades são atingidas, os funcionários se sentem mais motivados, engajados e participativos no trabalho. Sendo assim, propomos algumas dicas de como motivar os funcionários tendo em vista esses pontos discutidos.

Ofereça tempo

Você sabia que oferecer dinheiro como recompensa pode não ser o mais efetivo para aumentar a motivação? Uma pesquisa da Glassdoor, sobre como motivar os funcionários, coordenada por Whillans entrevistou 115 mil funcionários e descobriu que eles preferem benefícios como horários flexíveis. Dessa forma, conseguem evitar os horários de maior trânsito e passam mais tempo com os filhos.

Segundo a professora assistente, ao permitir que o colaborador trabalhe em casa, os funcionários sentem que seus chefes possuem mais confiança neles. Ou seja, passam a sensação de que o trabalho será feito independentemente do local. Então, a confiança aumenta, assim como a motivação.

Dar feedback

72% dos funcionários acreditam que o seu desempenho pode melhorar caso recebam um feedback corretivo, segundo um estudo publicado na Harvard Business Review. Sendo assim, as pessoas desejam saber em que pontos elas estão falhando e como podem melhorar.

Realizar somente avaliações anuais não é mais o suficiente. É preciso estar atento e presente no trabalho do funcionário diariamente para um feedback mais assertivo. Enquanto pode ser difícil apontar os pontos negativos de alguém, a pesquisa apontou que 57% das pessoas preferem um feedback corretivo a meros elogios e reconhecimento.

Leia também o artigo: a importância da motivação no trabalho.

Estimule o desenvolvimento constante

De acordo com Maria Cristina Ortiz, docente da Business School São Paulo (BSP), “a pessoa tem que se ver crescendo na empresa. Ou seja, relacionando o resultado que traz para a empresa com seu desenvolvimento pessoal”.

Incentivar na capacitação significa ter uma pessoa mais preparada para o cargo e, também, motivada. Sendo assim, é fundamental promover parcerias com instituições de ensino e realizar workshops internos para compartilhar o conhecimento.

Estabeleça metas

Apesar de simples e cotidiano, esse ponto pode fazer toda a diferença na motivação dos funcionários. Primeiramente, vamos ao básico. Estipule metas razoáveis e passíveis de seres cumpridas, afinal, esgotar o colaborar com o trabalho é desumano e contraproducente.

Nesse sentido, é uma oportunidade de aproximação. Estabeleça os objetivos em conjunto, dessa forma, será possível ter uma noção melhor do tempo e qualidade do trabalho que será realizado. Além disso, explique a relevância e importância do que está sendo feito, pois assim a pessoa conseguirá entender melhor o seu propósito dentro da empresa.

Oferecer recompensas

Recompensas são uma ótima oportunidade para engajar e motivar os funcionários. Entretanto, é preciso saber como utilizá-las. Dessa maneira, um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology tratou de entender esse assunto.

Nesse âmbito, pessoas que receberam recompensas frequentes e imediatas ao concluir pequenas tarefas, demonstraram mais interesse e prazer em seu trabalho. Esse formato permitiu que elas ficassem interessadas e engajadas durante um longo período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.