O desengajamento dos funcionários é um problema decorrente de uma má gestão de profissionais dentro das empresas. No entanto, quando não damos o devido valor aos nossos colaboradores, sofremos com a desmotivação e falta de produtividade dos mesmos.

De acordo com a Gallup, 62% dos brasileiros empregados não se sentem engajados em seus respectivos trabalhos. Dados que comprovam a deficiência iminente na forma de gestão que os chefes e líderes têm usado para gerir suas equipes. Autoritarismo, inflexibilidade e falta de autonomia no funcionário podem ser uma das causas do desengajamento.

A importância de promover o engajamento dos funcionários

Empresas que possuem colaboradores engajados conseguem crescer e ficar a frente de seus concorrentes com mais facilidade. Isso pois, quando há o desejo em trabalhar, a criatividade aflora e a qualidade dos processos inevitavelmente aumenta.

A motivação no trabalho é a força motriz para que um bom ambiente corporativo seja estabelecido entre os demais. Logo, funcionários satisfeitos com suas posições, salário e atividades desempenhadas, são mais propensos a estar felizes, colaborarem mais e se prontificarem também, em ajudar os outros.

Contudo, há em vista que, as maiores Startups do mundo, são aquelas que visam o bem-estar de seus funcionários. Geralmente inovam em seu jeito de gerir e incentivam a inovação e participação de cada um com maior frequência. Isso incentiva cada vez mais os profissionais e alavanca o crescimento da corporação.

Além disso, o desengajamento de funcionários pode custar muito para as empresas. Profissionais desmotivados contribuem menos e são mais propensos a pedirem demissão.

Logo, impactam diretamente no financeiro da organização, que ao arcar com um desligamento precisam gastar com novos processos seletivos, contratação e pagamentos não planejados.

4 sinais de que seus funcionários estão desengajados

Para evitar que o ROI da sua empresa seja baixo e você continue gastando muito tentando sanar o turnover do seu negócio, engaje seus funcionários. A melhor forma de ter uma corporação saudável e no caminho do sucesso é valorizando o seu capital humano. 

Entretanto, se você não consegue saber se seus colaboradores estão motivados ou não. Fique atento aos sinais de desengajamento para se antecipar a possíveis problemas. Os principais deles são:

Faltas recorrentes

As faltas recorrentes nas reuniões, happy hours ou eventos específicos da empresa podem ser um sinal de que o colaborador não se sente à vontade no espaço e está desengajado. A ausência pode representar um problema maior, que está escondido e não será mostrado com facilidade. É preciso estar atento para interpretar os sinais.

Demora nas entregas

Quando a desmotivação toma conta do funcionário é comum se sentir desanimado para desempenhar suas atividades. Procrastinamos e fazemos o básico quando não nos sentimos felizes em realizar nossas tarefas. No entanto, a demora nas entregas pode também representar a falta de engajamento.

Pouca participação nas reuniões

Perceba o nível de participação do colaborador nas reuniões. É claro que, todos possuímos um perfil diferente mas, se uma pessoa que costumava dar bastante opiniões está se mostrando mais calada, pode ser que haja algum motivo por trás.

Baixa socialização com a equipe

O funcionário desengajado além de pouco participativo, muitas vezes também se torna pouco sociável. Não tem interesse em manter amizade com os colegas de trabalho e deixa as relações de trabalho apenas sendo profissionais, dificultando a criação de vínculos duradouros com o time.

Como aumentar a motivação dentro das empresas?

Os líderes precisam estar atentos aos sinais para que consigam fazer com que as equipes voltem a agir com funcionalidade. Se você chegou até aqui e identificou alguns colaboradores que podem estar desmotivados, é hora de criar um plano de ação para reverter esse cenário. 

Para aumentar a motivação dentro das empresas é preciso que haja a valorização do profissional dentro do ambiente de trabalho. Contudo, para agir na prática, você pode seguir as seguintes dicas:

  • Escutar a opinião dos demais funcionários e dar feedback sobre elas;
  • Ser flexível em relação aos horários de trabalho;
  • Criar uma gamificação para engajar a equipe;
  • Disponibilizar salários compatíveis com a função de cada um;
  • Aderir a um programa de saúde emocional para cuidar do bem-estar dos colaboradores.

O que é um programa de saúde emocional e como ele ajuda no engajamento?

Um programa de saúde emocional tem a função de cuidar do psicológico dos colaboradores de uma empresa de modo que eles possam estar saudáveis emocionalmente para desempenhar suas atividades de uma forma leve e sem complicações.

Na Telavita, nosso PSE acontece da seguinte forma: um formulário é passado para os colaboradores e a partir de técnicas renomadas pela psicologia conseguimos identificar o nível de ansiedade, depressão e estresse nos funcionários.

O desengajamento pode ser uma consequência desses três fatores e ainda, a motivação para que algum deles passe a aparecer na vida do funcionário. Ambientes de trabalho ruins podem desencadear uma série de problemas emocionais.

Ao entender que o emocional dos funcionários não está bom, disponibilizamos nosso catálogo de psicólogos para a realização de sessões de terapia online e também, uma trilha de conhecimento sobre a queixa latente de cada pessoa para que assim, ela saiba lidar com suas questões com mais facilidade. Interessante, não é mesmo?

Saiba mais sobre o Programa de Saúde Emocional

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