O desengajamento dos funcionários é um problema decorrente de uma má gestão de profissionais dentro das empresas. No entanto, quando não damos o devido valor aos nossos colaboradores, sofremos com a desmotivação e falta de produtividade dos mesmos.
De acordo com a Gallup, 62% dos brasileiros empregados não se sentem engajados em seus respectivos trabalhos. Dados que comprovam a deficiência iminente na forma de gestão que os chefes e líderes têm usado para gerir suas equipes. Autoritarismo, inflexibilidade e falta de autonomia no funcionário podem ser uma das causas do desengajamento.
Índice de conteúdo
A importância de promover o engajamento dos funcionários
Empresas que possuem colaboradores engajados conseguem crescer e ficar a frente de seus concorrentes com mais facilidade. Isso pois, quando há o desejo em trabalhar, a criatividade aflora e a qualidade dos processos inevitavelmente aumenta.
A motivação no trabalho é a força motriz para que um bom ambiente corporativo seja estabelecido entre os demais. Logo, funcionários satisfeitos com suas posições, salário e atividades desempenhadas, são mais propensos a estar felizes, colaborarem mais e se prontificarem também, em ajudar os outros.
Contudo, há em vista que, as maiores Startups do mundo, são aquelas que visam o bem-estar de seus funcionários. Geralmente inovam em seu jeito de gerir e incentivam a inovação e participação de cada um com maior frequência. Isso incentiva cada vez mais os profissionais e alavanca o crescimento da corporação.
Além disso, o desengajamento de funcionários pode custar muito para as empresas. Profissionais desmotivados contribuem menos e são mais propensos a pedirem demissão.
Logo, impactam diretamente no financeiro da organização, que ao arcar com um desligamento precisam gastar com novos processos seletivos, contratação e pagamentos não planejados.
4 sinais de que seus funcionários estão desengajados
Para evitar que o ROI da sua empresa seja baixo e você continue gastando muito tentando sanar o turnover do seu negócio, engaje seus funcionários. A melhor forma de ter uma corporação saudável e no caminho do sucesso é valorizando o seu capital humano.
Entretanto, se você não consegue saber se seus colaboradores estão motivados ou não. Fique atento aos sinais de desengajamento para se antecipar a possíveis problemas. Os principais deles são:
Faltas recorrentes
As faltas recorrentes nas reuniões, happy hours ou eventos específicos da empresa podem ser um sinal de que o colaborador não se sente à vontade no espaço e está desengajado. A ausência pode representar um problema maior, que está escondido e não será mostrado com facilidade. É preciso estar atento para interpretar os sinais.
Demora nas entregas
Quando a desmotivação toma conta do funcionário é comum se sentir desanimado para desempenhar suas atividades. Procrastinamos e fazemos o básico quando não nos sentimos felizes em realizar nossas tarefas. No entanto, a demora nas entregas pode também representar a falta de engajamento.
Pouca participação nas reuniões
Perceba o nível de participação do colaborador nas reuniões. É claro que, todos possuímos um perfil diferente mas, se uma pessoa que costumava dar bastante opiniões está se mostrando mais calada, pode ser que haja algum motivo por trás.
O funcionário desengajado além de pouco participativo, muitas vezes também se torna pouco sociável. Não tem interesse em manter amizade com os colegas de trabalho e deixa as relações de trabalho apenas sendo profissionais, dificultando a criação de vínculos duradouros com o time.
Como aumentar a motivação dentro das empresas?
Os líderes precisam estar atentos aos sinais para que consigam fazer com que as equipes voltem a agir com funcionalidade. Se você chegou até aqui e identificou alguns colaboradores que podem estar desmotivados, é hora de criar um plano de ação para reverter esse cenário.
Para aumentar a motivação dentro das empresas é preciso que haja a valorização do profissional dentro do ambiente de trabalho. Contudo, para agir na prática, você pode seguir as seguintes dicas:
- Escutar a opinião dos demais funcionários e dar feedback sobre elas;
- Ser flexível em relação aos horários de trabalho;
- Criar uma gamificação para engajar a equipe;
- Disponibilizar salários compatíveis com a função de cada um;
- Aderir a um programa de saúde emocional para cuidar do bem-estar dos colaboradores.
O que é um programa de saúde emocional e como ele ajuda no engajamento?
Um programa de saúde emocional tem a função de cuidar do psicológico dos colaboradores de uma empresa de modo que eles possam estar saudáveis emocionalmente para desempenhar suas atividades de uma forma leve e sem complicações.
Na Telavita, nosso PSE acontece da seguinte forma: um formulário é passado para os colaboradores e a partir de técnicas renomadas pela psicologia conseguimos identificar o nível de ansiedade, depressão e estresse nos funcionários.
O desengajamento pode ser uma consequência desses três fatores e ainda, a motivação para que algum deles passe a aparecer na vida do funcionário. Ambientes de trabalho ruins podem desencadear uma série de problemas emocionais.
Ao entender que o emocional dos funcionários não está bom, disponibilizamos nosso catálogo de psicólogos para a realização de sessões de terapia online e também, uma trilha de conhecimento sobre a queixa latente de cada pessoa para que assim, ela saiba lidar com suas questões com mais facilidade. Interessante, não é mesmo?