Acordar, olhar para o relógio e lembrar que é dia de ir ao trabalho para muitos, faz o coração bater mais rápido. O motivo? Não é de excitação e empolgação com projetos novos, mas sim de desespero, pois ir trabalhar já não é mais tão simples assim. Esse, pode ser o início de um Burnout.

Se as horas não passam e estar naquele ambiente te desanima e suga toda sua energia, você está realmente esgotado no trabalho. Chorar no banheiro do trabalho já se tornou comum e realizar tarefas diárias fica cada dia mais difícil. Se essa é a sua realidade, saiba que isso não é normal. 

O que significa a Síndrome de Burnout? 

O Burnout é o nome da síndrome do esgotamento mental, físico e emocional referente ao ambiente de trabalho. O termo tem origem na língua inglesa onde “burn” significa “queimar” e “out”, “por inteiro”. 

Classificada no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), a doença já atinge 30% dos brasileiros. Dentre as características da síndrome de Burnout estão a sensação de esgotamento mental, físico e também de esgotamento emocional que refletem diretamente no trabalho e também na vida pessoal. 

O indivíduo se sente preenchido somente por preocupações, angústias, estresse severo e não consegue se desligar dos afazeres do trabalho. Sendo assim, a tecnologia pode até se tornar um vilão nessa situação pois, através dela, temos acesso aos afazeres até mesmo online.

Sintomas da Síndrome de Burnout

Dormir mal, estar sempre cansado, sentir irritado, pesado e esgotado no ambiente de trabalho faz parte dos principais sintomas da Síndrome de Burnout. Entretanto, pode-se dizer que esta condição impacta diretamente a vida e a saúde de quem sofre do transtorno.

Isolar-se dos encontros sociais e que podem trazer diversão e relaxamento também acontece em casos de Burnout. O indivíduo não consegue fazer planos pessoais por estar sempre pensando no trabalho e exigindo muito de si mesmo. Logo, a tristeza profunda pode tomar conta e desenvolver outros transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade. 

Além disso, estresse, agressividade, palpitações, pressão alta, enxaqueca, falta de concentração e até baixas na pressão encabeçam a lista de sintomas recorrentes na Síndrome de Burnout. No entanto, cabe as corporações ficarem atentas aos sinais nos colaboradores.

ebook-saude-mental-nas-empresas

Como a terapia online na Telavita pode te ajudar?

A Síndrome de Burnout tem cura, mas é importante que o diagnóstico seja realizado o quanto antes para que o tratamento seja iniciado. No entanto, é vital ressaltar que somente médicos especialistas (psiquiatras e psicólogos ) podem diagnosticar a doença.  

Por ser um transtorno mental, é altamente recomendável que o paciente realize acompanhamento psicológico. Portanto, com a nova resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que entrou em vigor em 2018, a terapia online se tornou uma das melhores opções para quem sofre desta condição.

A consulta psicológica online acontece nos mesmos critérios de um atendimento presencial e possui diversos benefícios como: fazer a sessão no local em que você se sentir melhor para realizá-la. Aqui na Telavita, oferecemos:

Psicólogos que fazem diferença

Sabemos que sofrer de Burnout não é fácil e é preciso muito conhecimento para tratar o transtorno. Para isso, selecionamos os nossos psicólogos com muito profissionalismo e cuidado, assegurando que todos possuam o CRP ativo.

Ao escolher o profissional que quer ser atendido, a dica é pesquisar o currículo do psicólogo antes da consulta para ter um atendimento objetivo e eficaz, já que cursos ou pós-graduações que englobam o Burnout são grandes diferenciais.

Consultas on-line onde e quando quiser

Basta um aparelho tecnológico como os smartphones para iniciar uma conversa com um de nossos psicólogos. A praticidade e conforto que a psicoterapia online oferece estimulam a desinibição e a privacidade de não ter que ir a ambientes públicos. 

Além disso, a sessão de terapia online independe do município ou da rotina do paciente. Logo, é possível que, por estar sempre atolado no trabalho, muitas vezes o indivíduo não consiga sair do trabalho para ir na consulta, ou seja, com a psicologia online, esse obstáculo é facilmente resolvido.

Segurança para as informações

Desenvolvemos um site seguro que mantém sigilo na consulta virtual via vídeo ou chat com a garantia da certificação de proteção de dados conforme a lei. Sendo assim, você não precisa se preocupar ou se sentir inseguro quanto a isso! O ambiente virtual é convidativo a todos, principalmente àqueles que se sentem inibidos ou com vergonha numa consulta presencial.

Sentir-se esgotado no trabalho não é normal. O tratamento psicológico é essencial e quanto antes a ajuda chegar, melhor para a remissão dos sintomas e para a cura. A Telavita está aqui para você.

Agende agora uma consulta com psicólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.