Não é normal se sentir esgotado no trabalho! Conheça os benefícios da terapia psicológica na Telavita

0
108
esgotamento no trabalho

Acordar, olhar para o relógio e lembrar que é dia de ir ao trabalho faz o coração bater mais rápido, mas não de excitação e empolgação com projetos novos e que te motivam, mas sim de desespero, pois ir trabalhar já não é mais tão simples assim. Você sente que as horas não passam e que estar naquele ambiente te desanima e suga toda a sua energia, você está realmente esgotado no trabalho. Chorar no banheiro do trabalho já se tornou comum e realizar tarefas diárias fica cada dia mais difícil. Se essa é a sua realidade, saiba que isso não é normal. Você pode estar com sintomas de Burnout!

O que significa Burnout? É normal ficar esgotado no trabalho?

Burnout é o nome da síndrome do esgotamento mental, físico e emocional referente ao ambiente de trabalho. O termo tem origem na língua inglesa onde “burn” significa “queimar” e “out”, “por inteiro”. A Revista Brasileira de Medicina do Trabalho define a Síndrome de Burnout como “uma combinação de três fatores: exaustão emocional (depleção da energia emocional pela demanda excessiva de trabalho), despersonalização (senso de distância emocional dos pacientes ou do trabalho) e baixa realização pessoal (sensação de baixa autoestima e baixa eficácia no trabalho), em outras palavras, Burnout é a resposta prolongada ao estresse crônico no trabalho”.

Classificada no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), a doença já atinge 30% dos brasileiros. Com o ritmo desenfreado da vida atual em decorrência da evolução tecnológica, passamos mais da metade do dia amarrados às responsabilidades do trabalho e as estendemos para os lares através do smartphone, assim, a rotina do trabalho é mais longa e fica difícil se desconectar.

Dentre características da síndrome de Burnout estão a sensação de esgotamento mental, físico e também de esgotamento emocional que refletem diretamente no trabalho e também na vida pessoal. O indivíduo se sente preenchido somente por preocupações, angústias, estresse severo e não consegue se desligar dos afazeres do trabalho.

A Síndrome de Burnout agora é listada como doença crônica pela OMS. Confira a explicação da Milene Rosenthal, psicóloga e co-fundadora Telavita:

Saiba tudo sobre a síndrome de Burnout aqui!

Síndrome de Burnout: Sintomas

Se dormir mal, estar sempre cansado e se sentir irritado, pesado e esgotado no ambiente de trabalho faz parte da sua rotina, é essencial procurar ajuda! O Burnout envolve sintomas de esgotamento mental e físico, impactando diretamente a vida e a saúde de quem sofre do transtorno.

Isolar-se dos encontros sociais e que podem trazer diversão e relaxamento acontece em casos de Burnout, já que o paciente não consegue fazer planos pessoais por estar sempre pensando no trabalho e exigindo muito de si mesmo. A tristeza profunda pode tomar conta e até levar o paciente a desenvolver outros transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade. Além disso, estresse, agressividade, palpitações, pressão alta, enxaqueca, falta de concentração e até baixas na pressão encabeçam a lista de sintomas da síndrome de Burnout, segundo o portal do Dr. Dráuzio Varella.

Confira aqui 5 sinais clássicos de Burnout!

Como a terapia online na Telavita pode ajudar no Burnout?

A síndrome de Burnout tem cura, mas é importante que o diagnóstico seja realizado o quanto antes para que o tratamento seja iniciado. É vital ressaltar que somente médicos especialistas – psiquiatras e psicólogos – podem diagnosticar a doença.  Por ser um transtorno mental, é altamente recomendável que o paciente realize acompanhamento psicológico.

Com a nova resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que entrou em vigor em 2018, a terapia online está completamente liberada, nos mesmos critérios de um atendimento presencial e será cada vez mais uma ferramenta presente na vida dos pacientes. No caso da síndrome de Burnout, ela pode ser a chave para evitar uma crise súbita e também para o tratamento periódico. A Telavita é uma plataforma de psicologia online que estará com você onde e quando precisar!

Psicólogos que fazem diferença

Sabemos que sofrer de Burnout não é fácil e é preciso muito conhecimento para tratar o transtorno. Para isso, selecionamos os nossos psicólogos com muito profissionalismo e cuidado, assegurando que todos possuam o CRP ativo, ou seja, o documento que comprova que eles seguem a profissão com ética e capacidade.

Ao escolher o profissional que quer ser atendido, a dica é pesquisar o currículo do psicólogo antes da consulta para ter um atendimento objetivo e eficaz, já que cursos ou pós-graduações que englobem o Burnout são grandes diferenciais.

Consultas on-line onde e quando quiser

Basta um aparelho tecnológico como os smartphones para iniciar uma conversa com um de nossos psicólogos. A praticidade e conforto que a psicoterapia online oferece estimulam a desinibição e a privacidade de não ter que ir a ambientes públicos. Além disso, a sessão de terapia online independe do município ou da rotina do paciente, pois fica a critério do paciente escolher o momento e local do atendimento. O paciente que sofre de Burnout, por estar sempre atolado de trabalho, muitas vezes não consegue sair do trabalho para ir na consulta, ou seja, com a psicologia online, esse obstáculo é resolvido.

Suas informações estão seguras

Desenvolvemos uma plataforma segura que mantém sigilo na consulta virtual via vídeo ou chat com a garantia da certificação de proteção de dados conforme a lei. Você não precisa se preocupar ou se sentir inseguro quanto a isso!

O ambiente virtual é convidativo a todos, principalmente àqueles que se sentem inibidos ou com vergonha numa consulta presencial.

Preciso de ajuda!

A vantagem do atendimento psicológico online é pode se consultar quando quiser. Caso o dia no trabalho tenha sido extremamente desgastante e você está com vontade de chorar e não sabe o que fazer, a ajuda pode vir do seu celular. Agendar uma consulta é mais fácil do que você imagina e o psicólogo é a pessoa certa para diminuir a carga dos seus problemas e te guiar para o caminho certo.

Sentir-se esgotado no trabalho não é normal. O tratamento psicológico é essencial e quanto antes a ajuda chegar, melhor para a remissão dos sintomas e para a cura. A Telavita está aqui para você.

Avalie este post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.