Mitos e verdades sobre sexo na terceira idade

0
10822
terceira idade e sexo mitos e verdades

Amor e sexo na terceira idade, sim! A idade não é impedimento – e nem deve ser. Apesar de muitos tratarem como tabu, conversar sobre o relacionamento na terceira idade é saudável. Aliás, são diversos os benefícios.

Mesmo assim, o tema ainda não é muito difundido, seja por vergonha ou até desconhecimento. Nesse sentido, trazemos alguns mitos e verdades sobre o sexo na terceira idade para compreendermos melhor o assunto.

O sexo na terceira idade precisa utilizar preservativos

Verdade. Apesar do casal da terceira idade ter problemas para gerar filhos (na maioria dos casos a mulher não pode engravidar mais, como sabemos), isso não descarta o uso dos preservativos. Além dessa preocupação, eles são fundamentais para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

O cuidado com a saúde é imprescindível. Contrair alguma DST pode significar maiores dificuldades nessa fase da vida. Isso ocorre, pois o sistema imunológico já não é tão forte, o que atrapalha o tratamento e recuperação da pessoa.

Não é preciso consultar o médico para utilizar drogas de desempenho sexual

Mito. A pílula azul pode trazer muito mais do que prazer. Sim, ela pode trazer graves consequências para a saúde. A sua combinação com outros medicamentos, como, por exemplo, para tratar da pressão, é capaz de causar uma queda perigosa na pressão arterial.

Dessa forma, é preciso consultar um profissional da saúde para assegurar que a utilização será benéfica. Esse tipo de medicamento causa alguns efeitos colaterais, por isso, é preciso prestar atenção para não passar desapercebido algo realmente prejudicial a saúde.

Confira também nosso artigo: benefícios da vida sexual na terceira idade

Existem produtos eróticos exclusivos para idosos

Verdade. O mercado de produtos eróticos cresce a cada ano. Não obstante isso, é preocupado em atender as diferentes demandas do público e trabalha com nichos. Ou seja, o desejo na terceira idade está garantido.

Nesse sentido, é interessante observar que existem acessórios e cosméticos eróticos especialmente voltados para idosos. Sendo assim, não há mais desculpa para eles não explorarem mais a sua sexualidade.

O prazer sexual diminui na terceira idade

Mito. O que pode acontecer é a diminuição da libido, ou seja, do desejo sexual, porém ele não deve ser confundido com o prazer em si do sexo. Assim, o passar dos anos não está diretamente ligado com o prazer envolvido no ato sexual.

Aliás, pode acontecer exatamente o contrário. Isto é, o decorrer da vida somente agrega experiência à pessoa. Dessa forma, o maior conhecimento do corpo possibilita que a relação seja mais prazerosa do que no início da vida sexual.

Sexo e amor na terceira idade são benéficos para a saúde

Verdade. A atividade sexual gera benefícios para todas as idades – e para os idosos isso não é diferente. A prática é capaz de aliviar o estresse, ajuda a dormir melhor e até fortalece os músculos do assoalho pélvico.

Conhecer melhor o sexo na terceira idade é importante também para manter uma vida mais saudável. O ato sexual faz parte de toda a vida e não precisa ser interrompida ao decorrer da vida. Não seja preconceituoso: existe o amor na terceira idade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.