As consequências de permanecer nas condições impostas pela compulsão alimentar são terríveis. Obesidade, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e transtornos emocionais são somente algumas das mazelas que o distúrbio traz para a vida da pessoa.

Tenho compulsão alimentar e agora?”. Identificar o distúrbio e reconhecer que precisa de ajuda é o primeiro passo para vencer o transtorno da compulsão alimentar. Dessa forma, é preciso entender que o problema afeta diversas áreas da saúde da pessoa e, por isso, o trabalho de diversos especialistas será necessário.

A principal meta do tratamento é que o paciente entenda como controlar a compulsão alimentar e, quando necessário, é realizado um trabalho para a perda de peso. Como tratar a compulsão alimentar irá depender de cada caso, então, vamos conhecer os especialistas que podem ajudam na recuperação da fome compulsiva.

Tratamento multidisciplinar

O especialista que profere, de fato, o diagnóstico sobre o distúrbio em questão é o psiquiatra. Sendo assim, procurá-lo é fundamental para entender como acabar com a compulsão alimentar. Dessa forma, o profissional irá investigar as condições psíquicas da pessoa e recomendar medicamento para compulsão alimentar, caso necessário.

Outro profissional de importante valia nesse processo de recuperação é o nutricionista. Ele irá realizar um acompanhamento nutricional para ajudar o paciente a estabelecer novos hábitos alimentares e que irão melhorar a qualidade de vida da pessoa e, consequentemente, a autoestima dela. Existe nutricionista especialista em compulsão alimentar, então, verifique as qualificações e especializações de quem o atende.

Já o endocrinologista, médico responsável por compreender os hormônios do nosso corpo, irá realizar um diagnóstico para entender o inventário alimentar do paciente e pesquisar as possíveis doenças associadas. Por conta de sua formação, esse especialista trata de casos como obesidade e diabetes, possíveis causas do transtorno da compulsão alimentar, o que o torna indispensável durante a recuperação.

Dependendo da situação, ainda, é possível procurar outros médicos como, por exemplo, o cardiologista para os casos em que o distúrbio desencadeou doenças cardíacas. Entretanto, um especialista que não pode ser esquecido, em hipótese alguma, é psicólogo especialista em compulsão alimentar.

Importância do acompanhamento psicológico

Apesar dos especialistas citados acima serem imprescindíveis para a melhor recuperação da pessoa que come compulsivamente, não devemos esquecer o cerne do problema. A compulsão alimentar é um distúrbio mental, então, a questão somente será resolvida quando for realizado um acompanhamento psicológico para tratá-lo.

O remédio para compulsão alimentar é importante? Sem dúvidas. Realizar um inventário alimentar completo com o nutricionista é válido? Com certeza. Porém, nada disso valerá a pena se a raiz do problema continuar existindo.

A terapia para compulsão alimentar, dessa forma, pretende ensinar ao paciente como trocar os hábitos alimentares não saudáveis por saudáveis. Além disso, trabalhará para reduzir os episódios de compulsão, identificando os gatilhos mentais e ajudando a pessoa a percebê-los.

Na maioria das vezes, as pessoas começam a comer compulsivamente por conta de ansiedade, problemas na família, trabalho incessante ou rotina desgastante. Sendo assim, a pessoa tenta melhorar as suas emoções com grandes quantidades de comida. O acompanhamento psicológico vira trabalhar essas questões e melhorar a relação do paciente com os alimentos.

Sabemos que sair de casa e realizar uma terapia pode ser desconfortável para algumas pessoas. Mas, então, como controlar a compulsão por comida? Uma solução é utilizar a terapia online. Dessa forma, o paciente consegue realizar o tratamento no local mais confortável para ele e realizar os atendimentos nos horários que lhe convém.

A Telavita é uma empresa que oferece os serviços de acompanhamento psicológico online e possui profissionais qualificados para tratar da compulsão alimentar. Além disso, conta com psicólogos especialistas em transtornos alimentares gerais e profissionais dedicados a ajudar pessoas que estão passando pela cirurgia bariátrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.