Como tornar seu filho estudioso?

filho

Entre os maiores desafios que os pais enfrentam nos dias de hoje, está a capacidade de fazer com que os filhos tenham autorresponsabilidade na produção e assimilação de conhecimentos ao longo da vida.

Bem, sabe-se que para ser um adulto bem sucedido, é imprescindível o autodesenvolvimento de potencialidades cognitivas. Todos os pais possuem essa consciência, mas nem todos conseguem resultados efetivos no comportamento e comprometimento dos filhos em relação a esse quesito.

Desse modo, são muito importantes as primeiras experiências e o modelo que seu filho vai adquirir nos primeiros anos de vida escolar. Portanto, aqueles que obtiveram boas experiências poderão ser mais bem sucedidos.

Por outro lado, caso o indivíduo cresça num ambiente com experiências negativas, é possível que o seu desenvolvimento seja abalado. Então, pode-se arrastar eternamente uma deficiência e falta de credibilidade em si mesmos, além de prejudicar a capacidade e êxito na área do conhecimento. E é nesse caso que vou tratar aqui com você.

Como seu filho se comporta hoje?

Ele resiste a qualquer compromisso ou realização das tarefas da escola? Faz as atividades com lentidão e busca recursos com dificuldade? Engana você tentando apresentar uma parte concluída, enquanto deixa outras a desejar? Chora e ensaia um papel de vítima, colocando a responsabilidade para terceiros diante ao fracasso?

LEIA MAIS: Estou preparando meu filho para ser um adulto feliz?

Acredite: há possibilidade de reverter esse processo. Porém, isso depende muito de seu empenho e da autodisciplina na conduta com seu filho, afinal, se a mudança não começar através de você, nada poderá mudar.

O que fazer?

A meta principal é criar autorresponsabilidade. Para que isso aconteça, você precisa mostrar a ele os benefícios que poderá obter em sua vida atual e no futuro com o desenvolvimento de competências.

Faça perguntas sobre como ele se sente sendo descomprometido com seu desenvolvimento. Questione sobre quais são as consequências disso em relação aos colegas e professores. Aprofunde perguntas que o façam refletir sobre esse contexto.

Prepare-se, pois talvez você se depare com fortes emoções, como o choro e a raiva. Acolha-o. Além disso, também poderá querer evitar essa conversa para não enfrentar a dor. Acolha mais ainda seu filho, escute-o e proponha mudanças.

Logo a seguir, faça a proposta de um primeiro e pequeno avanço de atitude. Determine uma tarefa e um prazo junto com ele, de forma que seja alcançável. Enfatize que você acredita que ele é capaz e torcerá pelo seu sucesso. Deposite uma expectativa motivacional e aproxime possibilidades de sentimentos que irão gerar ao atingir essa meta.

Dentro desse contexto, com certeza, ele vai brilhar os olhos e, talvez, ensaie um sorriso. Nesta hora, mostre a ele que a imaginação já possibilita instantes de felicidade. Esteja sempre ali para apoiar.

O passo a passo

Então, envie durante este prazo uma mensagem de incentivo, deixando um bilhetinho em seu quarto ou pelo WhatsApp, como: “Eu acredito em você!”, “Você é capaz!” e “Estou torcendo por você!”.

Após o prazo, caso não tenha efeito, faça nova tentativa e continue incentivando e acreditando em sua potencialidade. Caso positivo, explore os sentimentos e as emoções geradas pela sua conquista. Mostre a ele o quanto é gratificante o esforço para conquistar alguma meta e crescimento.

LEIA MAIS: A importância da convivência de qualidade entre pais e filhos

Avance mais alguns passos até que ele consiga adquirir o hábito de autorresponsabilidade sobre si próprio. Valorize sempre o seu esforço e sua capacidade. Esse é o segredo para conquistar a autonomia de seu filho, diante a responsabilidade de seu desenvolvimento.

Vibre com as conquistas de seu filho, explore os sentimentos de alegria e felicidade. Assim, ele compreenderá que as emoções e sentimentos de suas conquistas possibilitam o seu desenvolvimento.

O sutil erro

Nunca presenteie seu filho com brinquedos ou outras recompensas por se tornar um aluno estudioso. Isso vicia e ele nunca vai compreender a responsabilidade que possui em cuidar da própria vida. Presentear significa que ele está agradando você e não a ele mesmo.

O que a autorresponsabilidade promove?

Além dos sentimentos positivos e a liberação de hormônios do prazer, a autorresponsabilidade promove a elevação da autoestima, autoconfiança, propicia relacionamento interpessoal positivo, admiração dos colegas e professores, bem como, a prosperidade no futuro. Isso você deve pontuar para seu filho e colher frutos com a gratidão de hoje e sempre.

Está em suas mãos

Quando mencionei que depende unicamente de você, que seu filho amadureça no sentido de desenvolver a autorresponsabilidade, é vero! Como disse, depende primeiramente de você, em acreditar, agir e obter os resultados que pretende nesse processo. Portanto, tenha prontidão para mudança, que requer uma dose de paciência, capacidade de empatia e persistência.

O esforço para lidar com a dor do sofrimento é inúmeras vezes maior que o esforço para se desenvolver e obter novos resultados na vida. O primeiro é desgastante e o segundo é recompensador, gratificante e efetivo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Mestre muito satisfeito em saber que faço parte dos seus, mesmo a distância, continue fazendo o que melhor sabes e o sucesso lhe vai acompanhar sem magoar ninguem.

  2. Me parece que vai muito do exemplo: dois sobrinhos, onde meu irmão e minha cunhada, finais de semana nunca paravam no apartamento, eu na idade deles (atual) já estava com a vida profissional já “desenhada”! Filho de mecânico autônomo e mãe metodica e perfeccionista, finais de semana (mesmo cidade litorânea e com sol), ficava passando “matéria a limpo” e cursei faculdade trabalhando e tardiamente (dos 27 aos 31 anos) e valeu o esforço! Já minha irmã, fez faculdade logo depois de concluir o então segundo grau e sem trabalhar, mas não conseguiu se manter na área para a qual prestou concurso e se graduou! Penso que a alegação de muitos pais em “evitar” que o filho passe pelos mesmos desafios que passaram, gera acomodação. Inclusive o educador Isami Tiba, ao ouvir de uma mãe a “queixa” que os filhos não retribuem, na velhice dela, a dedicação que ela teve, ele então disse que eles reconhecem as necessidades dela, mas ela sempre resolveu as questões deles, então ela não precisa que ninguém intervenha por ela!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.